sábado, 30 de abril de 2011

Longe da aposentadoria

Achar o último case para a teleweb sobre a nova terceira idade não foi fácil. Depois de definir o foco e o perfil de quem o grupo procurava para encerrar a matéria, batemos o martelo. Fotógrafo há 30 anos e sem pensar em aposentadoria, Lula Helfer era o personagem que faltava para a nossa produção.

Na quinta de manhã, antes de seguir para mais um dia de trabalho, Lula conversou com a comigo e o colega Igor Müller sobre a sua rotina e um costume, no mínimo inusitado, para quem está no auge dos seus 62 anos. Bem humorado, ele mostrou intimidade com a câmera e soltou o verbo para contar um pouco da sua rotina e dos hábitos do cotidiano.

Junto com a dona Palma e dona-de-casa Liama Kothe, Lula vai mostrar como é a terceira idade do século 21 mostra que essa é a melhor fase da vida.

O grupo é formado por Jaqueline Gomes, Marília Gerke, Danielle Rubim, Jeniffer Gularte e Igor Müller.

A juventude!

Ser jovem é uma questão de idade ou espírito de vida? O que é ser jovem atualmente? Quem é considerado jovem?


Para saber mais sobre juventude, problemas, sonhos, estudos, o meu grupo, eu, Clarissa e Alan, fomos atrás, e pesquisamos mais sobre estes dados.



Está semana que passou, produzimos nosso teleweb para está disciplina.


Para aprimorar e enriquecer ainda mais a nossa produção entrevistamos um sociólogo e uma psicóloga pra explicar melhor o que é ser jovem, e, além disso, fomos as ruas perguntar pro povo, se eles se consideram jovens.
Bem, o que foi produzido durante a semana ainda é surpresa, mas em breve o teleweb estará pronto pra ser visto.


Aguardem!!!

Das andanças para a teleweb

A semana que passou foi dedicada a dar sequência às entrevistas para a teleweb sobre a nova terceira idade. Atrás de idosos que não se apegam às limitações do tempo, eu e o colega Igor Muller acompanhamos na segunda-feira uma aula de dança gauchesca onde os dançarinos tinham mais de 60 anos. Ânimo e disposição não faltou durante a dança e a gravação da imagens.

Nos intervalos entre uma música e outra conversamos com a dona de casa Liama Kothe, 62 anos, que causou inveja ao numerar as atividades que movimentam a sua rotina. Cheia de energia, Liamara é um dos cases da teleweb que conta um pouco dos detalhes da geração de idosos do século 21.

O grupo que está com o tema em mãos é formado também pela Jaqueline Gomes, Marília Gerke e Danielle Rubim.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Obstáculos de contatos

“Podemos fazer jornalismo de qualquer lugar para outro.” Essa frase foi confirmada pela jornalista e ex-repórter da Globo News, Tamira Lebedeff, durante uma palestra que ela ministrava na Unisc no último dia 18. Tamira falou que através de suportes tecnológicos que são disponibilizados, existe a possibilidade de fazermos jornalismo de qualquer local para os “quatro cantos” do mundo. Eu concordo com a jornalista. Principalmente, após um episódio ocorrido nesta semana aqui em Santa Cruz, onde minha tarefa era fazer uma entrevista através da unidade móvel da rádio em que trabalho em uma localidade no interior do município, há aproximadamente 15 quilômetros do Centro.

Em primeiríssimo lugar, mal tinha concluído os primeiros trabalhos que realizo cedo da manhã e já recebi a ligação de um dos diretores da rádio sobre um encontro realizado no interior. Cheguei ao local e o evento não era nada parecido com o que tinham me avisado na rádio. Tampouco, era evento e se juntasse todos os participantes, não era o suficiente para considerar um encontro entre os moradores locais. O tal acontecimento tratava de um programa de troca de sementes de milho, corriqueiro em tudo que é local e não merecedor de uma pauta. Mas já que estava lá e o chefe tinha exigido uma interseção, fazer o que?!

Então tentei estabelecer uma ligação com a rádio através de meu aparelho de telefone celular. Mas o sinal estava fraco. O entrevistado pediu para irmos ao lado do muro do cemitério local onde o sinal era melhor, mas mesmo assim os cortes na ligação eram cruéis. Logo em seguida perguntei à minha fonte se havia próximo ao local onde estávamos uma residência que possuía telefone fixo. A casa que se localizava em frente ao pavilhão, para onde fomos logo em seguida, não possuía um telefone fixo, mas existia um celular com antena externa e que mantinha um excelente sinal. Fomos até a casa e o aparelho estava descarregado. Procuramos o carregador.

Depois de procurar em muitos lugares o tal carregador, achamos o “dito cujo”. O celular ligou um tempo após ter sido ligado e então estabeleci contato com a rádio, pois tinha poucos minutos para entrar ao vivo. Para completar, após todas essas dificuldades e a certa irrelevância de pauta, o sinal que falei anteriormente era bom. Como dizem os usuários do aparelho, existiam todos os “risquinhos” (intensidade do sinal). Mas não sei o que ocorreu com a ligação, pois piorou a qualidade. Logo em seguida, também caiu o cabo da antena que mantinha a ligação. Mas refiz o contato e concluí a móvel. Todo o drama teve um final feliz.

O que quero dizer é que com pouca estrutura, consegui estabelecer contato de um lugar que era praticamente impossível. Não perdi a viajem. Ao mesmo tempo, já cliquei algumas foto que o chefe pediu para publicar no jornal. Se com pouco suporte (somente celular com antena) conseguimos dar andamento ao trabalho, imagina com outros aparelhos que cada vez mais modernizam a estrutura do webjornalismo? Sem falar nos dispositivos usados em outros países, como por exemplo, o Egito e o Japão, onde ocorrem, respectivamente, as guerras civis e tsunami. Neste ponto de vista, volto ao início do post em que concordo com a Tamira sobre o que ela falou. E vocês, leitores, blogueiros, profissionais da área, colegas e professor, também concordam?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trem das 9 (apresentação)

Galera!

Estou trabalhando na construção de um roteiro criativo – as ideias já estão postas no papel e conto com o auxílio do Alan e do professor Demétrio. Aguardo até sexta-feira, dia 29, pelas chamadas de cada grupo (para ficar uniforme seria bom dispensar o pé). O respeito com as datas é de suma importância para que não haja furos em nosso cronograma. Afinal, o prazo é curto. Ok?

Após, com o roteiro finalizado, para dar mais unidade aos blocos serão feitos links a partir de cada pauta. Deste modo, a conexão de assuntos é que irá definir a ordem das temáticas de cada bloco. Eu (Lucas) e o Alan conversamos sobre este ponto com o Demétrio durante a aula, e disse não haver problemas.

Com o roteiro fechado envio para revisão do professor, que devolve durante o fim de semana. Como a gravação será em área externa preciso decorar o texto. Sairemos da Unisc TV, eu e o Alan, na próxima segunda-feira, às 14 horas. Quem quiser nos acompanhar beleza, toda sugestão a fim de enriquecer o trabalho é bem-vinda. Para situar a turma, a tomada das imagens, digo o cenário da apresentação, será na antiga Estação, situada na Praça.



>> Sugestões podem ser feitas por e-mail.


Sobre o Trem das 9

Pessoal, conforme combinado na aula, seguem algumas orientações/definições para o nosso primeiro telewebjornal:

- Cada grupo deve providenciar uma cabeça (e caso seja muito necessário, um pé) da sua matéria para agilizar o roteiro do apresentador e a edição. O texto deve ser de, no máximo, três linhas. Isso deve ser enviado até sexta-feira (29) pelo nosso grupo de e-mails onlinejor. Explico: na segunda o Lucas vai gravar a apresentação que dará a unidade aos blocos. Ele precisa de um tempo para fazer a edição dessas informações e decorar o texto que será gravado em uma externa...

- As matérias de cada grupo devem estar prontas, na ilha de edição da tv, no máximo até segunda. Na terça-feira o grupo de editores fará a edição final. O que não estiver lá, ou postado no blog, ficará de fora da edição neste primeiro momento, lembrando que o prazo que combinamos junto com o professor é quarta-feira, dia 4 de maio.

- Cada matéria pode ter, no máximo, 4 minutos.

- Os nomes de entrevistados podem ser colocados em uma 'caixa' de fundo azul e fonte em cor branca. Vai o nome e a profissão. Os créditos de produção, edição, disciplina irão no final, no último bloco...

Bom, se esqueci alguma coisa, por favor ajudem a lembrar nos comentários abaixo.


Então, ao trabalho moçada!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

QR Code unindo o Jornalismo Móvel ao Jornalismo Impresso

Sutilmente os QR Codes estão adentrando o universo Brasileiro. São embalagens, ações de markeintg, revistas, cartões... e o jornalismo não ficou de fora dessa.

Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular um pouco mais "moderninho". Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.

Os leitores de tinta eletrônica como o Kindle e o QR Code são duas formas novas de transportar a leitura de jornais para plataformas portáteis digitais que se sobrepõem ao constrangimento do papel impresso. As experiências em andamento neste campo ainda são incipientes e sem dados concretos.

O caso específico do QR Code foi implantado pioneiramente no Brasil pelo Jornal A Tarde de Salvador e posteriormente outras grandes publicações adotaram o recurso como o Correio Braziliense. A pouca disseminação ou conhecimento da tecnologia nos celulares ainda é um empecilho, mas é necessário criar a cultura. O uso do QR Code na Ásia é bastante disseminado, mas no Brasil ainda é incipiente. Está cada vez mais claro que a mídia impressa precisa avançar nesse sentido para perceber a necessidade de uma interface maior com as mídias de características online.

O Celular parece o dispositivo mais conveniente para essa conexão, principalmente por causa dos leitores de QR Code instalado. Portanto, três questões são fundamentais apontar como se tratando de empecilhos para um uso mais sitemático dessa tecnologia:

1.Desconhecimento da tecnologia QR Code por boa parte dos usuários de celulares;
2.Planos de banda larga móvel caros;
3.Uma cultura das empresas de visualizar essa conexão entre interfaces incipiente ou com estratégias que não levem em conta a particularidade de cada mídia e uma narrativa transmidiática.

O canal de previsões do tempo (Weather Channel) lançou um aplicativo para Android. Para realizar a divulgação desse aplicativo foi exibido durante a programação um QR code que direcionava quando decodificado direcionava o usuário a uma página onde poderia baixar o aplicativo.

A iniciativa é bem diferente, pois une TV, qr code e aplicativo. Porém, o tempo de exposição do qr code é muito curto para o espectador entender do que se trata, pegar seu celular, abrir o aplicativo leitor de qr code e fotografar a imagem.

Realidade Aumentada ( RA ) no Jornalismo

Realidade Aumentada ( RA ) é uma linha de pesquisa dentro da computação gráfica que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Esta realidade aos poucos está chegando aos nossos jornais. O Estadão inovou realizando uma reportagem que ultrapassou o limite do papel impresso tomando forma nas telas de computador. A notícia publicada falava sobre os 120 anos da Torre Eiffel, e para dar ainda mais enfânse a esta matéria o jornal impresso fez uso da realidade aumentada para criar uma réplica 3D da Torre Eiffel no monitor. Trata-se portanto de uma interação entre leitor, jornal impresso e site de notícias.

Com o jornal em mãos o leitor bastava o leitor acessar e página interativa e mostrar o símbolo impresso no papel jornal diante da webcam para ver uma Torre Eiffel 3D na tela do computador. Sendo possível também movimentar o símbolo diante da câmera a ponto de ver a torre por cima ou por baixo.

O experimento do Estadão demonstra o potencial da realidade aumentada para o jornalismo. É a possibilidade de uma nova fonte de informações na junção do impresso com o online. A criação de infográficos 3D já é uma possibilidade pois a realidade aumentada permite a movimentação de imagens virtuais através do tempo.

Uma ferramenta a mais para complementar a informação. E uma possível ponte de ligação entre duas formas de jornalismo que não precisam entrar em conflito.

Fonte:http://focamais.wordpress.com/2009/03/30/estadao-usa-realidade-aumentada-para-interagir-jornal-impresso-e-site/

Sugestões para Elaboração da Pauta e do Roteiro da Matéria do Teleweb "Trem das 9"


Para auxiliar na organização das matérias para o teleweb "Trem das 9" encaminho abaixo algumas sugestões para elaboração da pauta e do roteiro da matéria:

PAUTA DATA:

REPÓRTER:

PRODUTOR:

ASSUNTO / RETRANCA:

PROPOSTA (enfoque): Fala-se aqui sobre o que é a matéria, quais os objetivos e qual o nosso ângulo de abordagem, enfim, o que a matéria quer mostrar. Passa-se informações suficientes para que o repórter entenda a condução do assunto dentro da reportagem.

FONTES: Em ordem de abordagem, apresenta-se a hora da entrevista, os nomes dos entrevistados, órgão/empresa e/ou entidade, endereço
(sempre com referência), telefones fixo e celular e – sempre que possível – o assunto que o entrevistado irá tratar, além da
possibilidade de deslocamento do entrevistado.

DADOS: Informações mais importantes sobre o assunto que será tratado. Informações estatísticas, se necessário. Se uma história tem muitos lados, apresentamos, destacadamente, cada lado e suas informações correspondentes.

IMAGENS: De forma objetiva, damos as sugestões de captação de imagens

SUGESTÃO DE ROTEIRO: A forma de estrutura da matéria.

Rede Globo "A gente se liga em você"

Sem dúvida um dos assuntos mais falados durante esta semana em todas as mídias e redes sociais, é o novo slongan da Rede Globo intitulado como "A Gente se liga em você". O novo slogan foi criado com o intuito de aproximar cada vez mais o público da emissora, e vice-versa.

O slogan vem junto com uma série de novidades que serão apresentadas para comemorar os 46 anos da emissora, completados na última terça-feira. Outra novidade, outra novidade é que a comemoração estendeu-se as redes sociais: o perfil da Rede Globo no site de microblogs Twitter chegou a marca de um milhão de seguidores. Para comemorar o feito, a emissora resolveu prestar uma homenagem aos principais responsáveis por esse sucessso destes 46 anos: seus fãs. O presente preparado é um imenso mosaico com fotos dos seguidores.

Você segue o @rede_globo?
Então acesse o link http://especial.1milhao.redeglobo.globo.com e tente encontrar o seu perfil.

Veja o teaser com o novo slogan, exibido pela primeira vez dentro do Fantástico no último domingo: http://www.youtube.com/watch?v=ezU3EjMjdpM&feature=player_embedded

No Brasil, Facebook passa o Orkut em tráfego


O Facebook já ultrapassou o Orkut no Brasil quando a unidade de medida é o tráfego de internet. Em número de usuários, o Orkut segue muito superior no país. Segundo dados da comScore, o Facebook teve quase 18 milhões de visitantes únicos em fevereiro, contra 32 milhões do Orkut. Mas quando se leva em conta o número de usuários e de page views, tráfego medido pela Alexa, o jogo vira. No último mês, segundo o Alexa, o tráfego no Facebook representou 6,2% do total no País, contra 2,1% do Orkut.

O Facebook já vinha dando sinais de crescimento maior que o Orkut no Brasil, único país em que a rede social do Google segue líder em número de usuários. O Orkut fechou com crescimento de 45,5% no ano passado, contra 2,85% da rede de Mark Zuckerberg.

Ainda assim, o Brasil tem uma fatia muito pequena do tráfego total do Facebook no mundo, com apenas 2,2%. Já quando o assunto é Orkut, o Brasil tem 98,4% do tráfego mundial do site.

Com informações do Click21

Telewebjornal a caminho



O telewebjornal "Retrô da Moda" do grupo formado por mim (Lisane), Berenice, Josiane, Cristiane e Daiane está em andamento. Hoje fomos ao centro de Santa Cruz do Sul em busca de cases e tivemos bons resultados. Conversamos com a estilista Joana Tornkist da loja Puchullu, que contribuiu muito para o nosso trabalho. Mas não pensem que fazer teleweb é só maravilhas. Quando fomos fazer um tal de fala-povo, as pessoas corriam de medo do microfone e, principalmente, da câmera. Confira algumas fotos dos bastidores desta missão.

Para a aula desta quarta, 27

Moçada, para a aula de logo mais à noite trabalharemos três assuntos:

1 diálogo com o pessoal do Imperatriz Notícias, da UFMA;

2 Web 2.0;

e, finalmente,

3 a vídeoconferência Formatos de linguagem no webjornalismo, que a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Raquel Longui ministrou para alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Há um link também na imagem para quem quiser assistir o vídeo desde já

terça-feira, 26 de abril de 2011

Salve aos imperadores!

Em nome dos colegas de disciplina – se tenho a permissão – gostaria de externar as boas-vindas aos amigos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nesta conexão engrandecedora tenho a confiança do pleno êxito. Seja através da construção do saber, da troca de experiências, ou mesmo, ao considerar a relação para além dos parâmetros didáticos convencionais. Afinal, jornalismo é isso: inovação e criatividade.

A galera da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pela grande inteiração do blog, denuncia o ritmo veloz da turma – sem pecar na qualidade de produção. Nesse compasso, seguiremos a parceria com a Imperatriz Notícias. A próxima etapa é colocar a teoria em prática e mostrar que os aspirantes a comunicadores possuem a perspicácia necessária para provar que a distância é mero detalhe

Inicia-se diálogo entre Imperatriz Notícias e Agência Lab9

Moçada, o pessoal do Imperatriz Notícias, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entrou em contato e fez também um vídeo para abrirmos os trabalhos.

Confiram por aqui a matéria comentando o assunto.

A mesa está posta. Quem se habilita?

Smart TV aposta na mídia on-line


Há tempos o conceito de mobilidade e convergência dominam os produtos eletrônicos. De celulares a geladeiras, a execução exclusiva de tarefas primárias não é mais considerada apenas opção nos dispositivos portáteis. A popularização dos smartphones indica o fenômeno. O celular não substituiu o computador, nem a câmera dedicada, mas de forma veloz está reformulando este conceito.

Os celulares inteligentes também popularizaram o termo “smart”, que hoje pode ser encontrado como prefixo em diversos aparelhos em nossa casa. Mas, aparentemente, o termo se estendeu para as lojas. A Samsung entendeu o contexto e decidiu ir além. Apresentaram a Smart TV, que permitirá controlar a televisão e acessar conteúdo on-line diretamente dos tablets e outros dispositivos.

Televisores com internet não são novidade. Muito menos para a Samsung, como deixou claro o presidente da companhia, B. K. Yoon: "O maior erro das pessoas em relação à Smart TV é pensar que é apenas uma TV com computador", disse. A novidade fica por conta das possibilidades que a integração entre dispositivos pode permitir. Imagine o que será dos canais de vendas com um produto desses em mãos?

No Brasil, a Samsung já demonstrou que dará atenção à necessidade de convergência em aparelhos como o Galaxy Tab - o único com receptor de TV digital e analógica ao mesmo tempo. Se por aqui ainda não é popular 'assistir TV via internet, sem ser pelo YouTube – onde os limites da banda larga são o grande entrave –, em mercados desenvolvidos, a Samsung se mostra atenta às novas formas para consumir o conteúdo.

Facebook contrata gerente de programa jornalístico

Confesso que me sinto confusa entre tantas ferramentas possíveis para a comunicação através da internet: twitter, facebook, blogs, orkut, flickr. São tantos os meios e é preciso conhecê-los para não ficar 'para trás'. É tanta coisa para ler, tanta informação para absorver e o tempo cada vez mais curto. Por isso penso: e para para nós, futuros jornalistas, como usufruir disso tudo sem perder o foco no jornalismo? Navegando pela internet descobri que o Facebook quer ser mais útil para o jornalismo. Vejam que interessante:

O Facebook continua fazendo ações a fim de tornar o site mais útil para jornalistas. Para o cargo de gerente de programa jornalístico, a companhia contratou Vadim Lavrusik, que deixou o cargo de gerente de comunidade no blog Mashable (onde já havia escrito exaustivamente sobre o Facebook como ferramenta jornalística). A informação é do Editors Weblog.

No Facebook, Lavrusik ficará encarregado de construir programas que ajudem os jornalistas a utilizarem o Facebook em suas reportagens. Além disso, o executivo terá a missão de aprimorar a funcionalidade do site como plataforma de jornalismo social. Ele também manterá a página Journalists on Facebook, lançada recentemente, e organizará encontros relacionados à prática do jornalismo no Facebook (o primeiro está marcado para 27 de abril, na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia).

Com informações: Jornalistas da Web

Para entender as mídias sociais

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Simpósio sobre tecnologia

A PUCRS realizará nos dias 17 a 19 de maio, em Porto Alegre, o 6º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. O tema central é do nosso interesse na área da comunicação. “Tecnologia e comunicação digital para a mediação da informação”.

Este assunto abrange diversas áreas e assuntos como cibercultura, pensamento contemporâneo, gestão e cultura digital e serviços digitais serão discutidos no evento. O simpósio pretende ser um fórum de apresentação e debate sobre as últimas novidades sobre biblioteca digitais. A quem interessar possa, maiores informações http://www.pucrs.br/istec/sibd .

Google testa serviço de compras coletivas


A gigante da internet – Google – lançou na semana passada uma versão beta (de testes) do serviço Google Offers. A ferramenta poderá competir de igual para igual com o popular site de compras coletivas Groupon. Os testes do serviço de cupons começaram na região de Portland, no Oregon (EUA) e, conforme a adesão dos usuários, ambiciona alcançar o mundo.

Tal como o Groupon, o Google Offers é projetado para enviar aos usuários cadastrados avisos diários de descontos em restaurantes, serviços e atrações diversas. De acordo com a página de adesão do Google Offers, as ofertas nos cupons têm descontos superiores a 50%. Os serviços de estética e entretenimento, neste início, têm sido os mais procurados.

Outra empresa que segue essa trilha é o Facebook. Em novembro, a empresa anunciou o Facebook Deals – recurso que permite a negócios locais e oferece promoções a pessoas aos visitantes da página. No mês passado, o site fez um ajuste em seu Facebook Deals. Agora, ele leva as promoções diretamente a seus usuários, assim como faz o Groupon.

Pesquisa aborda jornalismo nas redes sociais

Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Artigo 19 (ONG voltada à defesa do direito à livre expressão) e a Imprensa Editorial, o levantamento, feito a partir da opinião de jornalistas, visa avaliar o uso de redes e de mídias sociais por profissionais ligados ao jornalismo.

As respostas obtidas pela pesquisa, até então, revelam cuidado por parte dos jornalistas antes de se manifestarem na internet. Para 89% dos profissionais que responderam o levantamento, o impacto do post, do tweet ou da mensagem na parede de amigos do Facebook passa por avaliação criteriosa.

Os indicativos mostram que as redes e mídias sociais têm, na avaliação desses jornalistas, peso, alcance e relevância. Além disso, as configurações de privacidade que oferecem não são garantia de alcance limitado ou de não vazarem para esferas alheias à vontade dos profissionais de imprensa.

Colegas, a pesquisa está disponível neste link. Ela reúne 32 questões diretas, passíveis de repostas rápidas, que podem ser anônimas. Segundo o Portal Imprensa, as informações obtidas com o levantamento serão usadas para desenvolver uma plataforma multimídia com dados sobre o peso e a relevância das redes e das mídias sociais digitais no exercício do jornalismo.

sábado, 23 de abril de 2011

Apostas da Mega Sena podem ser feitas pela internet

A Caixa Econômica Federal colocou em operação na última quinta-feira, dia 21, o projeto piloto que aceita apostas para Mega Sena pela internet. O anúncio foi feito na quarta-feira pelo presidente da instituição, Jorge Hereda.

A novidade, inicialmente, será restrita aos clientes da Caixa e deverão ser feitas por meio do Internet Banking Caixa. Outros jogos deverão ser acrescentados com o tempo, conforme dados fornecidos pela assessoria de imprensa do banco.

Para fazer apostas pela internet, o correntista deverá acessar o site www.caixa.gov.br, clicar em Loterias e escolher as dezenas na tela do computador. O sistema gera uma aposta, que é debitada da conta corrente. O limite máximo diário para apostas é de R$ 100,00 e, para jogar, o correntista deve ter 18 anos ou mais. O serviço estará disponível das 12h às 18h (horário de Brasília).

Informações da Agência Brasil

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Análise de reportagem na web: Resgate no Chile

O talentoso Rodrigo Lopes, de Zero Hora (ZH), com redação afinada e conceitos multimidiáticos presentes na carreira, sabe construir uma reportagem em profundidade com perspicácia. Ao analisar o emprego de ferramentas na web, em reportagem, optei por observar a forma como a ZH contou a história do renascimento dos 33 mineiros soterrados no deserto do Atacama, no Chile. O conteúdo foi produzido de 11 a 16 de outubro de 2010 e teve a participação do estudante de Jornalismo Álvaro Andrade – vencedor do concurso Primeira Pauta.

A dupla de correspondentes criou um blog específico para tratar do tema. Ao incorporar vídeos, fotografias, transmissões ao vivo e áudios, o suporte descrevia com instantaneidade o desenrolar dos episódios. Além de transmitir as informações, até mesmo por Twitcam – a fim de transmitir a veracidade e a emoção vivenciada –, o material contava os empecilhos enfrentados: desde a falta de internet até a dificuldade para se alimentar.

Ao utilizar esses recursos, os leitores mergulharam na realidade da cobertura. Deixaram de lado o papel comum de expectadores para, ao lado dos repórteres, serem protagonistas da história. A bota do repórter que rasgou; mais de 24 horas sem dormir, sendo alimentado somente por notícias, a fome e o causo da mulher traída de um dos mineiros que não iria assistir sua volta à vida foram dados curiosos, que instigavam a essa conexão de interatividade.

Além de abastecer a web, as informações eram veiculadas para televisão, rádio e depois, resultou em matéria de 12 páginas para ZH, numa edição especial. A reportagem foi a mostra que a web, na era contemporânea, além de informar com mais velocidade, faz uso de recursos inteligentes e aproxima a população de massa. A proposta foi exitosa e alcançou seu objetivo: transmitir o fato histórico com cheiro, gosto e alma.

Primeira Pauta está com as inscrições abertas


Criado por Zero Hora em 2009, o concurso cultural Primeira Pauta está com as inscrições para sua terceira edição. Desde o último domingo, dia 17, estudantes de Jornalismo estão convidados a responder à pergunta “Por que eu quero ser jornalista?”. A partir da resposta sairão os primeiros selecionados. Após, a competição segue com outras duas etapas. As inscrições podem ser feitas pelo Blog do Editor de Zero Hora, até às 23h59min do dia 29 de maio.

Na primeira edição, a vencedora foi Mariana Müller, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e, na segunda, Alvaro Andrade, estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O prêmio para o ganhador é acompanhar a produção, a apuração e a edição de uma reportagem especial, no segundo semestre deste ano.

Entre os inscritos, dez semifinalistas serão selecionados para a próxima etapa, na qual deverão escrever outro texto, de acordo com tema proposto pelos editores do jornal Zero Hora. Para a escolha dos cinco finalistas, além da seleção feita por repórteres e editores, uma das vagas será decidida por voto popular, através do site. Confira o regulamento completo aqui. Em caso de dúvidas ou mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail primeirapauta@zerohora.com.br.


Cronograma:

Primeira etapa: as inscrições, com preenchimento da ficha de inscrição e envio do texto, devem ser feitas até 29 de maio.

Segunda etapa: os dez selecionados deverão enviar novo texto, com tema a ser divulgado, entre 20 de junho e 8 de julho;

Terceira etapa: a escolha dos cinco finalistas – que serão submetidos à entrevista e novo texto – será feita por uma comissão de repórteres e editores, um deles será selecionado por voto popular no Blog do Editor, entre 9 e 22 de julho.