quarta-feira, 6 de julho de 2011

Transformações

Gostei muito das contribuições que a Di fez a respeito do filme que assistimos na última aula. Aí fiquei pensando: de fato, não restam dúvidas de que os meios de comunicação tendem a aproveitar a evolução tecnológica. Essa realidade não é de hoje. Vem desde a rotativa, o off-set e os meios de paginação eletrônica. Falar de jornalismo on-line implica, obviamente, falar da Internet e de transformações.

E o que temos com isso? As transformações nas rotinas jornalísticas de produção de informação e nas formas e formatos de difusão de informação. O jornalismo on-line não só obrigou os outros meios a adaptações constantes, como está em permanente atualização com as novas tecnologias.

A questão da qualidade do jornalismo on-line surge também sob outro prisma: a do aproveitamento das potencialidades da Internet e a da adaptação da linguagem jornalística às características deste novo meio. O que nos leva a outra questão importante e, acredito, ao que nos faz estar em sala de aula: a formação do jornalista em geral e do ciberjornalista em particular, não só na técnica, mas também na ética. Os grandes valores jornalísticos devem ser reforçados: o rigor, a intenção de verdade, a intenção de objetividade, os princípios da verificação da informação. O leitor, o público, sabe quando estamos falando em notícia ou especulação.

Acho que fica nítida a importância dos conhecimentos que adquirimos ao longo desse semestre. Conceitos, orientações, dicas que abriram caminhos para esse ‘novo jeito’ de fazer jornalismo. Esse trecho da nossa caminhada que se encerra logo mais à noite foi muito proveitoso. Fazer acontecer a Agência Lab 9 e o Trem das 9 foi muito bom.


Fica o gostinho de quero mais. Que venha a Produção em Jornalismo On-line.


Ah, mas antes disso ainda temos mais Trem das 9, logo mais à noite! Vivaaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário