Mostrando postagens com marcador Angélica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Angélica. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tablet montado no Brasil


Já virou mania, e todos estão em busca do Tablet. Muitas pessoas estão trocando seus laptops pela praticidade dos tablets. O tablet é um computador pessoal em formato de prancheta, sensível a toque que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, e até leitura de livros.

O mercado de tablet deve crescer cerca de 10 vezes nos próximos cinco anos. No Brasil, hoje o governo publicou no Diário Oficial da União, algumas exigências que os fabricantes de tablets terão de cumprir para se beneficiaram de isenções fiscais. As regras do Processo Produtivo básico (PDT) dão o prazo para montagem dos componentes a partir de 2013.

Os tablets fabricados no país hoje terão que ter 50% das placas-mãe produzidas no país. Este ano, de acordo com a pesquisa de IDC, as vendas de tablet no Brasil devem chegar a 300 mil unidades. Pra quem quer adquirir os modelos mais tradicionais da Apple estão na base de R$ 1,300.

* Com informações do site g1

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Orgulho Nerd

Hoje, quarta-feira, dia 25 de maio, é o dia do Orgulho Nerd. Foi-se o tempo em que ser nerd era sinônimo de exclusão e ser fora da moda. O dia do orgulho nerd foi criado em 2006, na Espanha.

Hoje os nerds são considerados ídolos e conhecidos pelo mundo todo. Mas por que a data 25 de maio? Porque no dia 25 de maio de 1977, estreava a série 'Star Wars'. No twitter,http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter , o dia do orgulho nerd foi tópico mais comentando no hoje no brasil, segundo dados exibidos no microblog.

Outro seriado que hoje está fazendo muito sucesso entre os jovens, é o seriado “The big bang theory” http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Big_Bang_Theory ,que conta história de jovens cientistas que trocam programas como namorar, para montar robôs.

Para acompanhar mais sobre o assunto, entre no Twitter e procure pelas hashtags #orgulhonerd, #diadatoalha, #diadoorgulhonerd eSheldon Cooper.

Fique ligado!

terça-feira, 10 de maio de 2011

2020, como será?

Muito além da imaginação e pensando no futuro, o site Popsci http://www.popsci.com/ , faz 12 previsões para o ano de 2020, que foram divulgadas na revista Galileu.

A ideia dos futurólogos é criativa, hoje até impossível, mas nada que o futuro impeça.

Veja alguma das ideias:
1- O Japão deve construir uma base robótica na Lua.
2- A China pretende construir um trem rápido para conectar Pequim a Londres.
3- Carros vão dirigir sozinhos.
4-Biocombustiveis serão competitivos financeiramente em relação a combustíveis fósseis.
5- Carros vão voar
6- Nós vamos controlar aparelhos via microchips implantados em nosso cerébro

Quer saber as outras ideias? Visite o site

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Banda larga cresce no Brasil

Estudo divulgado hoje, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostrou que as conexões de banda larga no Brasil tiverem um crescimento de 51,2%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do crescimento, a Brasscom afirma que o Brasil ainda tem problemas nas redes de conectividade e deve trabalhar com a inclusão digital. O crescimento não se compara as tendências globais.

O estudo ainda mostra que o brasileiro gasta quase 3% do seu orçamento doméstico com tecnologia, informação.

Maiores informações: http://www.brasscom.org.br/

Jornalista Humberto Trezzi na Unisc

O jornalista, Humberto Trezzi, que trabalha no Jornal Zero hora, estará amanhã no Curso de Comunicação Social da Unisc, para falar sobre cobertura de guerras e conflitos. O jornalista é conhecido pela sua ousadia e coragem em reportagens. Com 27 anos de carreira trabalhou no Uruguai, Paraguai e outros países, e recentemente fez uma reportagem investigada sobre as fraudes dos pardais que teve destaque até no Programa Fantástico da Rede Globo.

A vinda do jornalista, está sendo promovida pela Zero Hora, em comemoração ao aniversário de 47 anos do jornal que acontece hoje. Por exercer um bom trabalho, Humberto Trezzi, já fez várias reportagens no exterior, e recentemente esteve na Líbia, cobrindo a guerra civil.

Então, o convite está feito. Amanhã ás 19h, na sala 101.

O Jovem e a Juventude

A juventude é entendida como um segmento da sociedade. Por se tratar de um segmento intermediário entre a criança e o adulto o jovem tem características próprias. Características frágeis, que por isto fazem do jovem o "espelho" deste sistema, porque o adolescente retrata o conjunto de mazelas dessa sociedade. Individualmente, o adolescente passa por transformações biopsicosociais que são vividas por alguns como crise da idade.

A Juventude pode ser definida cronológica, sociológica e psicologicamente. Nosso foco nesta reportagem é tentar definir esse "Conceito de Juventude" e para isso buscamos respostas na Sociologia, na Psicologia e com os próprios Jovens.

Será que estes conceitos se cruzam? E na realidade o que é Juventude? Confira no Trem das 9.

O Trem das 9 está passando...

O Trem das 9 vem ai galera!! A viagem já começou, embarque nessa com a Agência lab 9 e descubra os mistérios e conhecimentos que está viagem pode proporcionar!! Nessa parada você poderá refletir sobre o conceito da Juventude. Afinal de contas "O que é Juventude?"



http://www.youtube.com/watch?v=QvGAMuS6ps0

Essa matéria foi pensada e desenvolvida por Angélica Weise, e Clarissa Moura.

sábado, 30 de abril de 2011

A juventude!

Ser jovem é uma questão de idade ou espírito de vida? O que é ser jovem atualmente? Quem é considerado jovem?


Para saber mais sobre juventude, problemas, sonhos, estudos, o meu grupo, eu, Clarissa e Alan, fomos atrás, e pesquisamos mais sobre estes dados.



Está semana que passou, produzimos nosso teleweb para está disciplina.


Para aprimorar e enriquecer ainda mais a nossa produção entrevistamos um sociólogo e uma psicóloga pra explicar melhor o que é ser jovem, e, além disso, fomos as ruas perguntar pro povo, se eles se consideram jovens.
Bem, o que foi produzido durante a semana ainda é surpresa, mas em breve o teleweb estará pronto pra ser visto.


Aguardem!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Simpósio sobre tecnologia

A PUCRS realizará nos dias 17 a 19 de maio, em Porto Alegre, o 6º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. O tema central é do nosso interesse na área da comunicação. “Tecnologia e comunicação digital para a mediação da informação”.

Este assunto abrange diversas áreas e assuntos como cibercultura, pensamento contemporâneo, gestão e cultura digital e serviços digitais serão discutidos no evento. O simpósio pretende ser um fórum de apresentação e debate sobre as últimas novidades sobre biblioteca digitais. A quem interessar possa, maiores informações http://www.pucrs.br/istec/sibd .

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fórum discute caminho digital para Brasil crescer


Estão sendo realizados diversos fóruns, encontros este ano não só no Brasil, como aqui no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira que passou a UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) foi sede do 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo e o 1º Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/index.php?cf=21, que compartilhou informações e vivencias do ensino superior em jornalismo.

Já nos dias nos dias 11 e 12 de abril em Porto Alegre, A PUC promoveu a 24ª edição do Fórum da Liberdade, com o tema “Liberdade na Era digital”. Esse é um dos maiores eventos de debate da América Latina e reúne lideranças nacionais e internacionais para debater sobre o assunto. As lideranças presentes discutiram assuntos relacionados à interatividade, inovação, tecnologias, comunicação, tendências, democracia, educação e liberdade.

O evento ocorreu no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre. Alguns dos participantes do primeiro dia foram o cantor Lobão e o jornalista e escritor Eduardo Bueno que debateram as liberdades individuais e de opinião. Além de abrir horizontes, o fórum possibilitou uma reflexão maior nas medidas que estão sendo tomadas em relação ao uso da internet no país.

O encontro promovido pelo IEE (Instituto de Estudos Empresariais), promoveu debates, e apresentou palestras, e uma mostra cultural sobre o tema do evento. Ao longo das 23 edições realizadas o fórum já reuniu mais de 55 mil participantes entre alunos e público em geral, e mais de 200 conferencistas. A novidade este ano foi à interação com o público, através das redes sociais e twitter.

Mais informações: http://www.imil.org.br/

quinta-feira, 31 de março de 2011

Análise de reportagem em sites


Na aula de ontem gravamos um vídeo de um minuto para os nossos colegas de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e ainda trabalhamos em aula “Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada”.

Bom, o que isso quer dizer? Quer dizer que temos um espaço disponível no webjornal que deixa de ser finito e que nos permite usar recursos de leitura. Nos sites jornalísticos observamos que eles recorrem á técnica da pirâmide invertida, onde as informações mais importantes são colocadas no início e as menos importantes para o final.

Para a análise de uma reportagem produzida em um site, escolhi o site da revista Bravo online. A revista é mensal disponibiliza este site http://bravonline.abril.com.br/index.shtml, onde é possível encontrar reportagens, dicas de música, cinema, literatura, teatro e dança. A reportagem que eu li, foi está http://bravonline.abril.com.br/conteudo/literatura/drummond-poeta-opinioes-fortes-621906.shtml.

Nesta reportagem, intitulada “Drummond – O poeta das opiniões fortes, fala de cartas que o escritor Carlos Drummond de Andrade trocou durante anos com seu amigo, o também escritor romancista Cyro dos Anjos.
Para ler a reportagem completa o internauta pode levar de 10 a 15 minutos. Uma leitura interessante, mas um pouco cansativa. A reportagem tem muitos parágrafos com conteúdo, mas nenhum link. Na questão da arquitetura noticiosa, estudada em aula, não há muita presença.


Mas fica a sugestão para acessar um site com muitas dicas culturais.

Abraço.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Análise do portal de notícias G1

Na aula de jornalismo online ontem, estudamos e trabalhamos “Espaços e forma de notícia na web”.

Identificamos seis características deste modelo de jornalismo, que são: multimiadilidade, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e atualização contínua.

Eu escolhi para fazer a análise o site jornalístico G1, que é mantida pela Globo.com, desde setembro de 2006.

O portal se destaca pelo conteúdo multimídia. Este conteúdo está muito presente porque o site dispõe para o usuário um jogo de imagem, texto, áudio e vídeo. Neste quesito o portal está entre um dos melhores do país. Na interatividade, por exemplo, o portal tem um espaço oferecido para o internauta onde ele pode mandar suas críticas e sugestões, e tem a opção VC no G1, na qual o internauta manda seus vídeos e fotos, assim aproximando o usuário ainda mais do portal.

A hipertextualidade está presente também, pois permite que o usuário envie links e compartilhe outras matérias relacionadas com o mesmo assunto.

A memória do portal é boa, porque se pode rever vídeos, matérias.

E por fim a atualização contínua. O portal é atualizado 24 horas, tornando-se um destaque e referência para outros portais. Além de ter vídeo de jogos com transmissão ao vivo, o portal de notícias G1 é indicado para todos que gostam de ler notícias com informação e qualidade, pois oferece uma grande diversidade destes assuntos desde economia a entretenimento.

Visite o site e confira: http://g1.globo.com/