Mostrando postagens com marcador Lisane. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lisane. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de julho de 2011

Produção em jornalismo online - webreportagem

Pessoal.. a turma de produção em jornalismo on-line, disciplina que muitos de nós faremos no próximo semestre, produziu uma webreportagem sobre o nazismo. O tema é Tempos Nazistas - a história do nazismo no Vale do Rio Pardo. A webreportagem está maravilhosa, com áudios, fotos, vídeos e infográficos. A disciplina é ministrada pela professora Stefanie Silveira e interessa muito a nossa disciplina também. Parabéns aos colegas e a professora!



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Façanhas da turma de Jornalismo Online 2011/1

Olá pessoal, o semestre está chegando ao fim e com ele um monte de recordações e momentos legais que passamos juntos. Neste post venho lembrar alguns destes momentos de parceria entre a turma de jornalismo online 2011/1.


Nosso churrasquinho estava maravilhoso, não estava?! regado a vinho, conversas animadas, costelas saborosas e MAIONESE, é clarooooo!!! Não podemos nos esquecer da sujeirinha básica que o desastrado do Júlio fez com erva-mate.



As produções para os telewebs e radiowebs também foram inesquecíveis, cada um em seu grupo e, ao mesmo tempo, preocupando-se com todo o conjunto, todos se empenharam em produzir o melhor possível!




Não podemos nos esquecer da festinha surpresa que preparamos para o profe. Teve chapéuzinho, lingua de sogra, balões e um delicioso bolo de chocolate que obrigamos o Dê a comer!




A mais recente proeza da turma de online, se deu em uma recente quarta-feira, quando um representante de cada grupo do "Trêm das 9 - Opinativo" realizaram um debate. Debate este, que mesmo não estando presente, posso afirmar que será nota 10! principalmente, com a revelação da mais nova canibal da turma: Diana.





Brincadeiras à parte, a verdade seja dita, nossa turma é nota 100000... e quantos mais zeros forem necessários! Aguardem que ainda não terminamos o semestre e temos mais algumas postagens a serem feitas, o teleweb opinativo estará maravilhoso, aguardem!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bloco sobre a ouvidoria - Radioweb Agência Lab 9

Olá colegas!

Como já antecipamos no post anterior, o nosso bloco do radioweb mostra o que é e para que serve a ouvidoria da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Caminhando pelos corredores da institução, percebemos que a grande maioria dos alunos não sabem nada sobre o setor. Então, buscamos esclarecer algumas dúvidas, conversando com a responsável pela ouvidoria e também com alguém que já procurou este serviço.

Ouça abaixo mais um bloco do Radioweb Agência Lab 9!


Integrantes do grupo: Berenice Bohnen, Josiane Goetze e Lisane Marques!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Churrasco da turma

Olá pessoal!

Ontem foi o dia do nosso churrasquinho.

Trocamos os computadores da sala de aula por uma conversa descontraída com os colegas e pela carne, é obvio, porque ninguém é de ferro!

A comida estava muito boa e a companhia melhor ainda.

Confere aí quem estava presente:

Daia e eu

Júlio

prof. D. (o assador)

Marília, Dani e Jeniffer

Lucas e Di

Cris, Daia, Bere e Josi


Clarissa, Lú, Jaque e Angélica (as meninas da cozinha)

Obs.: Faltou foto do Igor e do Alan (também estavam presentes).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Telewebjornal a caminho



O telewebjornal "Retrô da Moda" do grupo formado por mim (Lisane), Berenice, Josiane, Cristiane e Daiane está em andamento. Hoje fomos ao centro de Santa Cruz do Sul em busca de cases e tivemos bons resultados. Conversamos com a estilista Joana Tornkist da loja Puchullu, que contribuiu muito para o nosso trabalho. Mas não pensem que fazer teleweb é só maravilhas. Quando fomos fazer um tal de fala-povo, as pessoas corriam de medo do microfone e, principalmente, da câmera. Confira algumas fotos dos bastidores desta missão.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Análise webreportagem

Olá galera! antes de começar o exercício que foi pedido pelo táta (é como o prof. Demétrio se autodenomina) gostaria de dizer que as aulas de jornalismo online estão sendo super legais. Além das aulas teóricas, já fizemos um vídeo para dar as boas vindas para o pessoal lá do Maranhão, fizemos a foto da turma para o blog e estamos planejando nosso próximo exercício: um telewebjornalismo. Uaauuu!!! Já fizemos muitas coisas legais para um início de semestre, não acham???

Pois bem, chega de rasgação de seda e vamos para o que interessa. Escolhi para análise deste exerício uma webreportagem da Folha.com, que é um especial sobre dengue. Na página inicial (T1), há três links que levam a webreportagem e uma foto. A frase maior (que chama mais a atenção), que seria a manchete, nos leva a notícia principal, que alerta as pessoas para uma possível epidemia da doença para o ano que vem.

Na segunda tela (T2), além da notícia propriamente dita, há outros seis links que contextualizam a história, que mostram casos de dengue em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com relação ao hipertexto, o site está de parabéns, pois há muitos links durante a webreportagem que nos permite ampliar o conhecimento sobre o assunto, mas porém, com relação a multimidialidade a webreportagem deixa a desejar. Não há outros formatos além do texto e da foto.

Voltando a página inicial (T1), o segundo link nos leva para o mesmo tema, mas agora com foco na cidade do Rio de Janeiro, onde o assunto é os 11 mil focos de dengue que foram identificados pela prefeitura. Nesta tela não há fotos, vídeos e áudio, tornando-a desinteressante, pois no meu caso, gosto de ver imagens e vídeos linkados ao assunto. Acredito que o texto fica mais rico e com mais detalhes sobre o que está sendo abordado.

O terceiro link da página inicial (T1), fala sobre a prevenção. O texto é pequeno e pobre, novamente não há fotos, nem vídeos, muito menos áudio. De volta à página inicial, ainda tem um link na única foto que existe em toda a webreportagem. O link fala sobre a forma de transmissão e sintomas da dengue. Esta tela é um pouco mais interessante, pois há um gráfico, digamos assim, com desenhos e explicações sobre a doença, transmissão, sintomas, tratamento, prevenção e outras curiosidades.

Com relação à memória, há links que disponibilizam outras matérias que já foram publicadas sobre o assunto até agora. Como podemos ver, há sites que dão mais valor a imagem e ao áudio, outros se preocupam com a informação. Não sei dizer ao certo qual é o mais correto a se utilizar, mas acredito que toda a informação, seja por meio de vídeo, áudio ou texto, tem seu valor. Mas, sobretudo, não podemos nos esquecer do que o “táta” disse - só seremos lidos se tivermos algo interessante a dizer.



quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise do Jornal do Povo

Na aula do dia 23/03 falamos sobre algumas características consideradas importantes quando o assunto é jornalismo digital (multimiadilidade, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e instantaneidade) e ficamos encarregados de escolher um site de natureza jornalística e analisá-lo. Escolhi como objeto de estudo o site do Jornal do Povo que é da minha cidade, Cachoeira do Sul.


Multimiadilidade: A convergência não é muito explorada pelo site. Na grande maioria das matérias há fotos que complementam a notícia, mas não é sempre que isto ocorre. O site poderia complementar as matérias com vídeo e áudio. Assim a matéria ficaria mais interessante, completa e agregaria informações ao texto principal.


Interatividade: O site tem várias formas de interação com os leitores como o fórum do leitor, por exemplo, onde as pessoas podem fazer seus comentários. Há também o linha direta, onde os internautas pode fazer denúncias e ainda há espaço para enquetes. Além destas ferramentas, o leitor pode enviar fotos, matérias e vídeos para o VC Repórter que são publicadas no jornal e no site.


Hipertextualidade: na maioria das matérias há links que possibilitam a interconexão dos textos com fotos, mas os links com áudio e vídeo não são muito utilizados pelo site. Acredito que esta característica poderia ser melhor explorada pelo site do jornal.


Personalização: esta característica não está presente no site do jornal.

Memória: no site há um calendário onde os leitores podem acessar as edições anteriores do jornal. O internauta escolhe a data e encontra as manchetes que foram assunto na data escolhida.


Atualização contínua: por meio do link Últimas, o site do Jornal do Povo disponibiliza as últimas informações que são destaque no impresso, mas porém, esta atualização não é feita com tanta frequência.

Após analisar as seis características presentes no site jornalístico, fica claro que a grande preferência do jornal é pela interatividade com seus leitores (internautas). Mas acredito que outros fatores também são importantes quando o assunto é jornalismo digital, como por exemplo, os vídeos e áudios que fazem uma grande diferença para complementar as notícias e agregar informações.


Visitem o site e confiram.