Mostrando postagens com marcador Débora. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Débora. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa tuíta

Papa Bento XVI estreou nesta terça-feira no Twitter. O pontifície enviou sua primeira mensagem pela rede de microblogs anunciando o lançamento de um portal de notícias do Vaticano.

" Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo com minhas orações e bênçãos". Bento XVI, disse em inglês.

O portal New.va traz informações tanto dos veículos impressos, como online, como de rádio e TV do Vaticano. O objetivo seria aumentar o número de pessoas evangelizadas pelas palavras de fé da igreja.

Informações: uol.com.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bastidores do Radioweb (Cemas)



Pessoal!

O Tata havia falado algo sobre postagens de vídeos da produção e edição do webtele.

Aí está o nosso registro.

Hacker é contratado pelo Facebook

Hacker que desbloqueou o PS3 e o iPhone, George Hotz (o GeoHot) é contratado pela rede social. É também responsável por desbloquear o console PlayStantion 3 (PS3) da Sony e o iPhone da Apple, segundo informou nesta segunda-feira, 27, o New Yord Times em sua edição online.

Hotz começou a trabalhar na companhia de Mark Zuckerberg em 9 de maio, segundo fontes da empresa, que por sua vez, ainda não confirmou oficialmente a notícia.

O racker foi o pioneiro em desbloquear os sistemas de segurança da primeira versão do iPhone, lançado em 2007, para que pudesse ser usado com qualquer companhia telefônica com rede GSM, e voltou a fazer o mesmo em 2008 com o iPhone 3 GS.

Hotz chamou a atenção mais recentemente por publicar em seu site a informação necessária para piratear o PS3 e carregar o software extra-oficial no console.

Sony levou Hotz aos tribunais e ambas as partes alcançaram em abril um acordo pelo qual o hacker se comprometia em não publicar mais dados referentes ao desbloqueio do PS3.

O litígio provocou a reação de Anonymous, uma plataforma defensora dos recursos gratuitos na rede que organizou uma serie de ataques aos sites da Sony que ficaram fora do ar durante alguns dias.

Segundo se especula nos blogs tecnológicos americanos, Hotz pode ser um personagem crucial na estratégia do Facebook no mundo dos dispositivos móveis e, concretamente, no desenvolvimento dessa rede social especifica para iPad.

Informações: estadao.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Câmara quer ajuda do Orkut e Facebook contra Bullying

Um requerimento aprovado na semana passada pela Comissão de Ciênica e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara pretende formalizar um compromisso entre o Google, Facebook e o poder público. O documento, cujo o autor é o deputado Sandro Alex (PPS-PR), convida representantes das duas companhias para uma reunião, ainda sem data marcada, para negociar uma cooperação.

Para o parlamentar, as empresas de tecnologia, que já tem representação oficial no Brasil, precisam ajudar o governo no combate ao bullying e a pedofilia. " Essa companhias ganham muito dinheiro e precisam se comprometer com o bem estar de seus usuários", resaltou Alex em entrevista ao site Veja. " Um garoto cometeu suícidio após ser difamado em uma comunidade do Orkut. No dia da aprovação do requerimento, essa comunidade continuava no ar", disse.

Para ele, a colaboração entre as empresas e o estado é indispensável. O Google, responsável pelo Orkut, e o Facebook maior rede social do mundo, precisam desenvolver ferramentas capazes de de auxiliar no combate bullying, defende o deputado. " Após a CPI da Pedofilia, conteúdos de pornografia infantil foram retirados dos sites, mas ainda há muita coisa no ar", completou o deputado.

As empresas não são obrigadas a responder à Comissão, mas Alexandre Hohagen, presidente do Facebook Brasil, e Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, já sinalizaram que pretendem participar da audiência. Alex não encara o compromisso como qualquer tentativa de censura: " Não queremos controlar a internet, apenas queremos proteger a sociedade brasileira", explica o deputado.

Informações: Veja.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Radioweb Cemas

Olá webleitores e webouvintes!

Deu um pouquinho de trabalho, mas até que enfim esta aí. A nossa pauta, da Débora Paz e do Júlio Henrique, fala sobre a festa junina infantil do Centro de Atendimento a Sorologia (Cemas). Uma festa destinada aos jovens santa-cruzenses portadores do vírus HIV e que são atendidos pelo órgão.

A ideia de promover esta festa ficou muito legal. Falando mais do próprio programete, ficou "show de bola". A apresentadora do programa (Débora) chama o repórter da unidade móvel (Júlio) para entrevistar a coordenadora do Cemas, a assistente social Maria Cristina Afonso.

Clique no player e confira a entrevista, com direito a trilha do programa, embasada na pauta.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Programa vai abordar festas juninas do Semas

Olá, pessoal!

Júlio Henrique e eu Débora Paz, estamos trabalhando duro na nossa Radioweb Lab 9 da disciplina de Jornalismo On-line do professor Demétrio.

Nossa pauta é sobre a festa junina infantil do Centro Municipal de Atendimento a Sorologia (Cemas). Para quem não conhece, a entidade é voltada para portadores do vírus HIV.

Confiram abaixo algumas fotos do nosso trabalho.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Facebook rejeitou parceria com Google









O Google confessou ter tentado, sem sucesso, formar uma parceria com o Facebook, como partes dos esforços para se adaptar às mudanças nos cenário da tecnologia e manter seu crescimento.

Eric Schmidt, presidente do conselho de administração do Google, disse na terça-feira, 31, que o Facebook havia rejeitado suas tentativas de acordo, e reconheceu que não havia se esforçado o bastante para enfrentar a crescente ameaça do maior site de redes sociais do mundo, durante os anos em que foi presidente-executivo da companhia.

Schmidt, que em abril concluiu seus dez anos como presidente-executivo do Google e transferiu o comando a Larry Page, co-fundador da empresa, fez os comentários durante a conferência D9, organizada pelo blog AllthingsD.

O Google, que teve receita bruta de US$ 29 bilhões no ano passado, é o maior serviço mundial de buscas. Mas suas operações com publicidade, a base do negócio da companhia estão sob ameaça de empresas mais jovens e em rápido crescimento, como o Facebook e Groupon, enquanto o surgimento de novos equipamentos tecnológicos despertou rivalidade crescente também com a Apple.

Antigo membro do conselho da Apple, Schmidt admitiu que o relacionamento entre as duas empresas se tornou difícil quando o Google começou a desenvolver seu sistema operacional Adroid para celulares inteligentes, ainda que as companhias continuem parceiras em alguns negócios.

O Google renovou recentemente o acordo com a Apple para fornecimento da tecnologia de mapas usada no iPhone.

Informações: estadao.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Acesso a sites como You Tube cresce 27%

Os brasileiros estão assistindo a mais vídeos na internet, revela uma pesquisa do Ibope Nielsen, divulgada nesta terça-feira. Segundo levantamento da companhia de métricas, 31,8 milhões de usuários no país acessaram sites de vídeos em casa ou no trabalho em abril. O segmento de melhor desempenho foi os de Vídeos e Filmes, que agrega You Tube e similares. A audiênica dessa subcategoria cresceu 27% nos últimos 12 meses.

A análise foi separada em duas partes: Vídeos e Filmes e Transmissão de Mídia (sites que contêm informações, produtos ou serviços especificamente sobre mídia streaming, além de conteúdo sobre televisão e transmissão de rádio).

Quando analisamos os tipos de conteúdo dos vídeos, a categoria com maior crescimento percentual no ano (20,8%) foi Ocasiões Especiais, que registra o número de sites de felicitações que permitem a publicação de vídeos. Em seguida aparecem comércio eletrônico, com evolução de 17,8%, viagens, alta de 17,7%, e entretenimento, cuja expansão alcançou os 16,8%.

Os vídeos publicitários também caíram no gosto do brasileiro. Na área de esportes, cerca de 1,247 campanhas usaram o recurso na rede. Computadores e eletrônicos, vídeos e jogos de computador, recursos educacionais e informações automotivas aparecem com 933,808,748 e 659 campanhas, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de usuários de internet que acessam a rede a partir do trabalho e de casa chegou a 42,8 % milhões de pessoas. O número representa um crescimento de 16,8% ante os 36,6% milhões registrados em abril de 2010

Informações: veja.com.br

Twiter compra TweetDeck

O Twitter adquiriu a ferramenta de gestão de tweets, o TweetDeck, em uma operação avaliada em mais de US$ 40 milhões que não foi confirmada oficialmente mas foi anunciada nesta terça-feira, 24, pelo site da emissora CNN. Siga o ‘Link’ no twitter e no Facebook.

Durante os últimos meses, o TweetDeck foi objeto de rumores de venda, primeiro pela UberMedia, que ofereceu entre US$ 25 e US$ 30 milhões, e posteriormente pelo Twitter.Para os analistas foi uma manobra defensiva da rede social para impedir que concorrentes administrassem o aplicativo.

Segundo a “CNN”, a venda foi assinada pelo Twitter na segunda-feira que teria adquirido TweetDeck por meio de ações e dinheiro conforme fontes próximas ao negócio.

O TweetDeck é um aplicativo gratuito e está disponível para desktop, iPhone, iPad, Android e na web do Google Chrome.

Fonte: estadao.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Facebook vai recompensar usuário que assistir à publicidade


O Facebook iniciou uma campanha diferente nesta semana. A rede vai pagar 1 crédito – equivalente a 10 centavos de dólar – para cada usuário que assistir aos vídeos publicitários sugeridos pelo site. O dinheiro virtual pode ser utilizado na compra de itens de jogos ou do Facebook Deals, serviço de compras coletivas da empresa, que ainda não está disponível no Brasil.

Os anúncios de teste aparecerão nos jogos das produtoras Zynga, CrowdStar e Digital Chocolate. Durante a partida, o usuário deve receber um pedido para assistir ao vídeo. Caso aceite, terá o crédito vinculado à sua conta.

A agência de publicidade Sharethrought, responsável pela distribuição do conteúdo, aponta que os usuários não serão bombardeados com peças de mídia tradicional. Segundo comunicado oficial, o conteúdo produzido pela companhia mistura marketing com entretenimento, o que deve agradar os consumidores. A nova estratégia adotada pelo Facebook pretende ampliar a quantidade de cliques nos espaços publicitários do site, que sofreu uma queda entre 2009 e 2010.

Informações: veja.com.br

domingo, 8 de maio de 2011

Meça seus sorrisos ao ver vídeos on-line



Você pode medir sua quantidade de sorrisos ao ver um vídeo no YouTube com uma demonstração do sistema desenvolvido pela pesquisadora Rosalind Picard e sua equipe do MIT. Para fazer isso, acesse bit.ly/sorrisomit.

No site, você deve clicar sobre um dos vídeos exibidos. A próxima tela trará uma janela com a pergunta Want to track your smile? (quer que façamos o rastreamento do seu sorriso?, em tradução livre). Você deve responder Sure, you bet (sim, pode apostar, em tradução livre).

Além da webcam e de uma conexão com a internet do tipo banda larga, seu computador --Mac ou PC-- precisa ter um processador de ao menos 1 GHz, memória RAM de pelo menos 512 Mbytes e uma webcam instalada. Também é recomendado ter o Adobe Flash Player 10.2 instalado na máquina, segundo o site.

De acordo com Picard, a ideia é que, no futuro, o sistema possa fazer sugestões a partir da quantificação dos sorrisos dos usuários. Por exemplo, se você tivesse amigos que sorriem para as mesmas coisas que você. No caso de eles assistirem a algo que lhes faz sorrir, provavelmente você vai querer ver o mesmo vídeo", disse a pesquisadora.

Os sensores que levam em conta as informações fisiológicas encontradas na superfície da pele podem ser vistos no site da empresa Affectiva (affectiva.com). Segundo informações da empresa, o sensor já está em uso em alguns projetos-piloto. Em um estudo de problemas do sono de crianças autistas, por exemplo, ele está sendo usado para dar informações sobre o grau de empolgação e os padrões de estado de alerta das crianças, ajudando a entender melhor o tratamento.

Fonte: Folha.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tablet chega ao Brasil por menos de R$ 1 mil



Mais um tablet com Android chega ao País na próxima semana, o aparelho tem tela de 7 polegadas e câmera de 3 MP, dessa vez fabricado pela chinesa ZTE. O tablet V9 roda Android 2.1, tem tela touchscreen e pesa 403 g. A versão do sistema operacional do Google presente no aparelho, a 2.1, não é especifica para tablets e também não é mais recente para smartphones. Pela TIM única operadora até então a confirmar a venda do produto, o aparelho sai por R$ 966.

De acordo com o fabricante, o equipamento faz ligações, se tornando um híbrido entre tablet e smartphone. Além disso ele tem conectividade 3G, e Wi-Fi, capacidade de armazenamento de 4 GB e expansível até 32 GB por cartão micro SD e 512 MB de memória RAM.

O tablet também possui GPS, leitor de música e vídeo com suporte MP4, compabilidade de formatos de imagem padrão e Bluetooth. A ZTE espera vender 150 mil unidades do aparelho no País neste ano.

Entre as operadoras, a TIM foi a única a confirmar a venda, mas sem definir data. A vivo afirma que definirá nesta semana o início das vendas e o valor do aparelho, já a Claro não tem previsão de comercializar o produto. O produto chega ao Brasil também pelas lojas do varejo, mas o preço ainda não foi informado.

Informações: terra.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

País terá 1 computador para cada 2 pessoas em 2012


O Brasil terá a marca de um computador pessoal para cada dois habitantes no primeiro trimestre de 2012.De acordo com a 22º Pesquisa Anual do Uso de Informática, divulgada nesta terça feira, 19, pela fundação Getúlio Vargas (FGV). "Essa proporção era esperada, mas mais para adiante. No entanto, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revisou o número de pessoas no País, a relação de um computador a cada dois habitantes já vai acontecer no início do próximo ano", disse o coordenador da pesquisa, Fernando Meirelles, professor da FGV.

De acordo com o levantamento atualmente há 85 milhões de computadores em uso no país. Levando-se em conta os ambientes domésticos e de trabalho. No ano passado 14,6 milhões de PCs foram vendidos, ou seja, um a cada dois segundos. "Em três anos de 2007 a 2010, dobrou o total de computadores no país", afirmou Meirelles.

Segundo o especialista a associação de três fatores podem ajudar a explicar esses números. Em primeiro lugar a queda do custo do equipamento. Em segundo lugar o aumento do poder aquisivo no Brasil junto com os contínuos investimentos em tecnologias por parte das empresas. E por fim, abordou o que ele chama de "percepção de utilidade", hoje até dá para viver sem computadores, mas a pessoa vai passar perrengue.

A pesquisa mostra que o Brasil possui 44 computadores a cada 100 grupos de habitantes, o que coloca o País acima da média mundial, que é de 36 PCs a cada 100 habitantes. Apesar disso observa-se que há um grande potencial de crescimento nesse mercado, pois o levantamento aponta que nos Estados Unidos são 106 computadores a cada grupo de 100 habitantes. A tendência de acordo com o levantamento é de que o Brasil atinja 140 milhões de PCs em 2014.

Informações Estadão.com.br

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Análise zero hora


Escolhi o site Zerohora.com para fazer a análise de Webjornalísmo, tarefa pedida pelo professor Demétrio na última aula. A matéria que selecionei para a análise é " União antecipará início da Campanha do desarmamento para maio", medida tomada após o massacre que aconteceu no Rio de Janeiro na escola Tasso da Silveira, invadida por um ex aluno onde foram assassinados 12 estudantes.

A reportagem foi organizada da maneira em que as informações mais importantes se encontram no iníco e as menos importantes no final, o site disponibiliza vários links, pelos quais temos acesso a outras reportagens e assim sucessivamente, o que oferece novos horizontes imediatos de leituras atráves de ligações entre textos e outros elementos multimídias.

Além do texto informativo, existem links que são utilizados para apreciar melhor o conteúdo e outras informações referentes ao fato. Esses possuem um bom destaque, principalmente os que nos dão acesso a vídeos e fotos do acontecimento, a matéria é rica nesse aspecto, os links são apresentados no meio do texto, existe ainda a opção de notícias relacionadas, comentários sobre a matéria, mapa de localização, fotos entre outros.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Características do Jornal Gazeta do Povo

Essa é uma análise das características do jornalismo digital, o jornal escolhido foi Gazeta do Povo um jornal de circulação estadual diária, sediado em Curitiba, é publicado pela editora Gazeta do Povo S.A. do Grupo Paranaense de Comunicação que também é proprietário do jornal de Londrina.

Multimiabilidade: O site deveria explorar melhor esse formato, apresenta basicamente manchetes com ilustrações grandes para chamar atenção e fazer o leitor acessar a matéria, mas ao mesmo tempo faz pouco uso de vídeos e audio.

Diante da questão de interatividade o jornal propõe que o leitor participe dando sua opinião, disponibilizando meios de interatividade como coluna do leitor onde você pode clicar e dar sua opinião, além de possuir blog, twitter, facebook, celular e iPad entre outros meios.

Em relação a hipertextualidade percebi que o site deixou a desejar, as matérias não possuem links o que acaba impossibilitando o acesso de um conteúdo a outro. No jornal não se encontram arquivos das edições antigas, apenas pode-se ter acesso a matéria pesquisando pelo assunto, o que pode levar o leitor a edições anteriores, mas sem que ele possa escolher a data da edição, faz ainda uma classificação das notícias mais lidas do dia.

A atualização é contínua, pelo link últimas notícias observa-se que as notícias são atualizadas com rapidez. Após fazer essa análise das características do jornal achei que poderia usar mais os recursos de vídeos e sons, assim tornaria as matérias mais interessantes. Em relação a essa questão de tornar a matéria mais interessante acredito que eles apostaram mais em ilustrações e deixaram de lado o recurso de sons, pois quem visita o site logo percebe a ausência de recursos de audio.

Visite e confira www.gazetadopovo.com.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

Estadão, um site jornalístico de 3ª geração

Para a análise de jornalismo on-line, o jornal escolhido foi O Estadão de São Paulo que possui características de 3ª geração, por explorar todas as potencialidades oferecidas pela rede. Faz uso de recursos de multimídia como sons, imagens, vídeos etc. Também disponibiliza o uso de recursos de interatividade, redes sociais como twitter, facebook, blog entre outros, o que permite a participação constante do leitor.

O site procura destacar a importância das informações através de títulos em destaque (manchetes), fotos e vídeos. Permite aos leitores escolher os conteúdos que desejam acessar, a trajetória a ser seguida e a ordem que preferem visualizar as matérias, disponibilizando uma forma rápida de encontrar as informações.

O jornal oferece canais de notícias, multimídias, blogs, arquivos, serviços, formato digital, versão PDF, no celular e RSS e agora acaba de lançar o primeiro aplicativo brasileiro de notícias para tabletes (iPad e outros). Com este aplicativo você pode acompanhar em tempo real o que aconteceu no Brasil e no mundo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

New York Times será pago

O The New York Times anunciou na semana passada que seu jornal online não será mais gratuito. Isso mesmo, o jornal passou anos sem cobrar praticamente nada na sua versão online, e agora, a partir de 28 de março, os leitores terão que pagar para ter acesso ao conteúdo. Para acessar os mais de 20 conteúdos do seu tradicional jornal online, o leitor terá a opção de escolha de diferentes planos, e assim, com variados custos. Também será possível adquirir versões para smartphone e tablet.

Segundo informações o jornal teve um grande número de audiência, porém, o que levou a decisão da cobrança dos leitores foi o fato de que a sua renda diminuiu consideravelmente. Segue o modelo de cobrança do Financial Time, assim, a leitura gratuita de todos os artigos apenas é liberada até um certo número de acessos. O modelo seguido é uma espécie de assinatura mista.

As assinaturas custam US$ 15 por mês (assinatura do conteúdo na internet mais aplicativo a smartphone, US$ 20 (pelo material on-line e pelo aplicativo para tablets, como o iPad) e US$ 35 ( com as três alternativas). O valor da versão impressa sem descontos e com acesso ao conteúdo da internet em smartphone e em tablets é de US$ 46,80 por quatro semanas.

Os valores da assinatura on-line do New York Times são superiores aos do rival "Wall Street Journal" que possui mais de 1 milhão de assinantes on-line, e que hoje é o jornal mais vendido dos EUA e cobra US$ 7,96 mensais pelo seu conteúdo na web. É um jornal que assim como o Financial Times tem como alvo principal o público interessado em economia, e são considerados os modelos mais bem-sucedidos de assinatura on-line.

Informações Folha.com

sábado, 19 de março de 2011

Ajuda das redes sociais

Para nós estudantes de comuniçação e alunos da disciplina de jornalismo on-line, diante das catástrofes que vem acontecendo no mundo inteiro é interessante destacar que a internet se mostra cada vez mais uma importante ferramenta de comunicação em momentos de tragédias. Desde o terremoto no Japão, na sexta-feira 11/03 seguido do tsunami de tremor 8.9 pontos de escala Richter que atingiu a costa leste do Japão, assim como a explosão nuclear de Fukushima, levaram muitos cidadãos japoneses a se voltar as redes sociais.

Logo após o terremoto e o tsunami as pessoas usaram as redes sociais para compartilhar informações e para procurar por parentes e amigos. O acesso à telefonia móvel foi afetado, mas pessoas da região atingida conseguiam enviar mensagens de texto e usar dados de internet no celular. O twitter publicou um guia em japonês e inglês para ajudar usuários do Japão a conseguir informações e se comunicar com conhecidos. O guia inclui as hashtags (termos com os quais é possível fazer buscas nos microblogs) mais usados para falar sobre a tragédia.

O Japão tem cerca de 10 milhões de usuários ativos no twitter, o que corresponde a uma em cada dez pessoas on-line. O google disponilizou uma ferramenta para auxiliar na busca por sobreviventes. Além de poder deixar mensagens, os internautas tem acesso a informações e vídeos sobre o desastre, notícias e twetts em tempo real, pode-se ainda fazer doações diretamente para a Cruz Vermelha do Japão.

O facebook vem oferecendo infomações atualizadas sobre a tragédia e sobre como as pessoas podem ajudar e fazer doações atráves da página www.facebook.com/disasterRelief

Com informações da New York Times.