Mostrando postagens com marcador Clarissa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Clarissa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trem das 9 - Bloco 02_CARNE

Pessoal,

A 2ª edição do Trem das 9 está ai... Vamos assistir???

Confira neste bloco a "Procedência da Carne" quais aspectos devemos observar na hora de comprar carne em supermercados e açougues....



Este bloco foi produzido pelas alunas Angélica Weise, Clarissa Moura e Luciana Gassen.

O 2º Trem das 9 está chegando!!

Pessoal,

Os vídeos já estão disponíveis no Youtube na conta da turma!


Vem aiiiiiiiiiiii o 2º Trem das 9!!!

Tema CARNE, um tanto quanto polêmico né colegas?? Foram horas, dias, noites, semanas de dedicação a mais esta edição, agora é hora de assistirmos, apreciarmos, criticarmos e divulgarmos o nosso 2º Trem das 9!!!

VALEUUUUUU pela parceria, pelas risadas, brincadeiras, estresses... hehehehe, com certeza tudo foi muuuito válido!!! O semestre está se esgotando mas as amizades e parcerias que fizemos ao longo desta disciplina com certeza irão permanecer!!!

SUCESSO pra todos vocês colegas, espero poder participar de outros projetos como esses com vocês!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Coreia do Sul quer trocar livros por tablets

Os estudantes de toda Coreia do Sul trocarão, até 2015, os livros de papel pelos digitais, segundo o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do país.

O ministério disse que vai investir $ 2 bilhões para conversão dos livros, inserção de Wi-Fi nas escolas e fornecimento de tablets para alunos de de baixa renda.

"Nós não esperamos que a mudança para livros digitais será difícil, pois os estudantes de hoje são muito acostumados com o ambiente digital", disse uma autoridade do ministério. Espera-se que o novo plano ajude os alunos pois, caso percam alguma aula, podem fazer aulas substitutas online.

Provavelmente, o governo vai escolher os aparelhos fabricados pela sul-coreana Samsung gigante ao iPad da Apple.

A Coréia do Sul é a primeira a declarar um plano de livros digitais implementado na educação nacional e este pode ser o primeiro passo para que outros países sigam o exemplo.

Com informações do The Next Web

No Twitter, 200 milhões de mensagens por dia

O Twitter anunciou, em seu blog oficial, que são postados cerca de 200 milhões de tweets por dia. Há um ano, eram enviadas, diariamente, cerca de 65 milhões de mensagens.

O conteúdo enviado a cada dia corresponde a um livro de 10 milhões de páginas, ou seja, o equivalente a 163 cópias de 'Guerra e Paz', de Leon Tolstoy. Empilhadas, atingiriam 1470 pés, comprimento do Taiwan Taipei 101, o segundo edifício mais alto do mundo. O tempo gato para ler tudo isso seria 31 anos.

A rede social também fornece uma lista dos Trending Topics do primeiro semestre de 2011, divididos em eventos mundiais e cultura pop.

Eventos mundiais / Notícias

AH1N1 - Gripe Suína
Mubarak - ex-presidente egípcio
Páscoa - Christian férias
Cairo - capital do Egito
# Prayforjapan - o sentimento após o terremoto de Março e tsunami
Chernobyl - local do desastre nuclear em 1986
Libia / Líbia - local de uma guerra civil em curso
Fukushima - usina nuclear japonesa
William e Kate - Recém-nomeado holandeses e Duquesa de Cambridge
Gaddafi - líder político da Líbia

Cultura pop

Rebecca Black - cantora pop
Femme Fatale - recém-lançado álbum de Britney Spears
Charlie Sheen - ator
# Tigerblood - hashtag popularizada por Charlie Sheen
Nate Dogg - rapper
Anderson Silva – lutador brasileiro
Tom & Jerry – desenho animado
Mumford & Sons - banda de rock britânica
Bieber alerta - referindo-se a artista Justin Bieber
Rainha Gaga - referindo-se a artista Lady Gaga

Facebook deve lançar chat com vídeo

A novidade do Facebook

Quarta-feira é o dia em que o Facebook vai matar a expectativa e anunciar o "algo sensacional" que prometeu na semana passada. Apesar de não ser o projeto principal, o TechCrunch informou que, segundo uma fonte, a rede social e o Skype se unirão para criar um novo chat com vídeo, que funciona no navegador.

As duas empresas já vêm trabalhando em conjunto, incluindo a integração de várias características do Facebook para o serviço Skype. A parceria poderá aumentar substancialmente o uso do Skype e tornar o Facebook mais interessante para os usuários, com a opção de se comunicar pela conversa de voz e de vídeo.

Além disso, a rede de Zuckerberg ficará mais perto da Microsoft, que já acionista da rede social e tem uma aquisição pendente com o Skype.

Fonte: http://www.adnews.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rádio Web - Vestibular de Inverno UNISC


Olá!

A UNISC realiza no próximo dia 18 de junho de 2011 mais uma edição do edição do Vestibular de Inverno, no campus de Santa Cruz do Sul.

Fomos em busca de algumas orientações para os vestibulandos com a Pró-Reitoria de Graduação e também com o professor Elenor membro da comissão de vestibular da Universidade.

Confira o Radioweb produzido pelas alunas Angélica Weise, Clarissa Moura e Luciana Gassen.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Jovem e a Juventude

A juventude é entendida como um segmento da sociedade. Por se tratar de um segmento intermediário entre a criança e o adulto o jovem tem características próprias. Características frágeis, que por isto fazem do jovem o "espelho" deste sistema, porque o adolescente retrata o conjunto de mazelas dessa sociedade. Individualmente, o adolescente passa por transformações biopsicosociais que são vividas por alguns como crise da idade.

A Juventude pode ser definida cronológica, sociológica e psicologicamente. Nosso foco nesta reportagem é tentar definir esse "Conceito de Juventude" e para isso buscamos respostas na Sociologia, na Psicologia e com os próprios Jovens.

Será que estes conceitos se cruzam? E na realidade o que é Juventude? Confira no Trem das 9.

O Trem das 9 está passando...

O Trem das 9 vem ai galera!! A viagem já começou, embarque nessa com a Agência lab 9 e descubra os mistérios e conhecimentos que está viagem pode proporcionar!! Nessa parada você poderá refletir sobre o conceito da Juventude. Afinal de contas "O que é Juventude?"



http://www.youtube.com/watch?v=QvGAMuS6ps0

Essa matéria foi pensada e desenvolvida por Angélica Weise, e Clarissa Moura.

sábado, 30 de abril de 2011

A juventude!

Ser jovem é uma questão de idade ou espírito de vida? O que é ser jovem atualmente? Quem é considerado jovem?


Para saber mais sobre juventude, problemas, sonhos, estudos, o meu grupo, eu, Clarissa e Alan, fomos atrás, e pesquisamos mais sobre estes dados.



Está semana que passou, produzimos nosso teleweb para está disciplina.


Para aprimorar e enriquecer ainda mais a nossa produção entrevistamos um sociólogo e uma psicóloga pra explicar melhor o que é ser jovem, e, além disso, fomos as ruas perguntar pro povo, se eles se consideram jovens.
Bem, o que foi produzido durante a semana ainda é surpresa, mas em breve o teleweb estará pronto pra ser visto.


Aguardem!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

QR Code unindo o Jornalismo Móvel ao Jornalismo Impresso

Sutilmente os QR Codes estão adentrando o universo Brasileiro. São embalagens, ações de markeintg, revistas, cartões... e o jornalismo não ficou de fora dessa.

Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular um pouco mais "moderninho". Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.

Os leitores de tinta eletrônica como o Kindle e o QR Code são duas formas novas de transportar a leitura de jornais para plataformas portáteis digitais que se sobrepõem ao constrangimento do papel impresso. As experiências em andamento neste campo ainda são incipientes e sem dados concretos.

O caso específico do QR Code foi implantado pioneiramente no Brasil pelo Jornal A Tarde de Salvador e posteriormente outras grandes publicações adotaram o recurso como o Correio Braziliense. A pouca disseminação ou conhecimento da tecnologia nos celulares ainda é um empecilho, mas é necessário criar a cultura. O uso do QR Code na Ásia é bastante disseminado, mas no Brasil ainda é incipiente. Está cada vez mais claro que a mídia impressa precisa avançar nesse sentido para perceber a necessidade de uma interface maior com as mídias de características online.

O Celular parece o dispositivo mais conveniente para essa conexão, principalmente por causa dos leitores de QR Code instalado. Portanto, três questões são fundamentais apontar como se tratando de empecilhos para um uso mais sitemático dessa tecnologia:

1.Desconhecimento da tecnologia QR Code por boa parte dos usuários de celulares;
2.Planos de banda larga móvel caros;
3.Uma cultura das empresas de visualizar essa conexão entre interfaces incipiente ou com estratégias que não levem em conta a particularidade de cada mídia e uma narrativa transmidiática.

O canal de previsões do tempo (Weather Channel) lançou um aplicativo para Android. Para realizar a divulgação desse aplicativo foi exibido durante a programação um QR code que direcionava quando decodificado direcionava o usuário a uma página onde poderia baixar o aplicativo.

A iniciativa é bem diferente, pois une TV, qr code e aplicativo. Porém, o tempo de exposição do qr code é muito curto para o espectador entender do que se trata, pegar seu celular, abrir o aplicativo leitor de qr code e fotografar a imagem.

Realidade Aumentada ( RA ) no Jornalismo

Realidade Aumentada ( RA ) é uma linha de pesquisa dentro da computação gráfica que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Esta realidade aos poucos está chegando aos nossos jornais. O Estadão inovou realizando uma reportagem que ultrapassou o limite do papel impresso tomando forma nas telas de computador. A notícia publicada falava sobre os 120 anos da Torre Eiffel, e para dar ainda mais enfânse a esta matéria o jornal impresso fez uso da realidade aumentada para criar uma réplica 3D da Torre Eiffel no monitor. Trata-se portanto de uma interação entre leitor, jornal impresso e site de notícias.

Com o jornal em mãos o leitor bastava o leitor acessar e página interativa e mostrar o símbolo impresso no papel jornal diante da webcam para ver uma Torre Eiffel 3D na tela do computador. Sendo possível também movimentar o símbolo diante da câmera a ponto de ver a torre por cima ou por baixo.

O experimento do Estadão demonstra o potencial da realidade aumentada para o jornalismo. É a possibilidade de uma nova fonte de informações na junção do impresso com o online. A criação de infográficos 3D já é uma possibilidade pois a realidade aumentada permite a movimentação de imagens virtuais através do tempo.

Uma ferramenta a mais para complementar a informação. E uma possível ponte de ligação entre duas formas de jornalismo que não precisam entrar em conflito.

Fonte:http://focamais.wordpress.com/2009/03/30/estadao-usa-realidade-aumentada-para-interagir-jornal-impresso-e-site/

Sugestões para Elaboração da Pauta e do Roteiro da Matéria do Teleweb "Trem das 9"


Para auxiliar na organização das matérias para o teleweb "Trem das 9" encaminho abaixo algumas sugestões para elaboração da pauta e do roteiro da matéria:

PAUTA DATA:

REPÓRTER:

PRODUTOR:

ASSUNTO / RETRANCA:

PROPOSTA (enfoque): Fala-se aqui sobre o que é a matéria, quais os objetivos e qual o nosso ângulo de abordagem, enfim, o que a matéria quer mostrar. Passa-se informações suficientes para que o repórter entenda a condução do assunto dentro da reportagem.

FONTES: Em ordem de abordagem, apresenta-se a hora da entrevista, os nomes dos entrevistados, órgão/empresa e/ou entidade, endereço
(sempre com referência), telefones fixo e celular e – sempre que possível – o assunto que o entrevistado irá tratar, além da
possibilidade de deslocamento do entrevistado.

DADOS: Informações mais importantes sobre o assunto que será tratado. Informações estatísticas, se necessário. Se uma história tem muitos lados, apresentamos, destacadamente, cada lado e suas informações correspondentes.

IMAGENS: De forma objetiva, damos as sugestões de captação de imagens

SUGESTÃO DE ROTEIRO: A forma de estrutura da matéria.

Rede Globo "A gente se liga em você"

Sem dúvida um dos assuntos mais falados durante esta semana em todas as mídias e redes sociais, é o novo slongan da Rede Globo intitulado como "A Gente se liga em você". O novo slogan foi criado com o intuito de aproximar cada vez mais o público da emissora, e vice-versa.

O slogan vem junto com uma série de novidades que serão apresentadas para comemorar os 46 anos da emissora, completados na última terça-feira. Outra novidade, outra novidade é que a comemoração estendeu-se as redes sociais: o perfil da Rede Globo no site de microblogs Twitter chegou a marca de um milhão de seguidores. Para comemorar o feito, a emissora resolveu prestar uma homenagem aos principais responsáveis por esse sucessso destes 46 anos: seus fãs. O presente preparado é um imenso mosaico com fotos dos seguidores.

Você segue o @rede_globo?
Então acesse o link http://especial.1milhao.redeglobo.globo.com e tente encontrar o seu perfil.

Veja o teaser com o novo slogan, exibido pela primeira vez dentro do Fantástico no último domingo: http://www.youtube.com/watch?v=ezU3EjMjdpM&feature=player_embedded

sexta-feira, 15 de abril de 2011

iPad, Kindle e o Jornalismo

Web, jornalismo, redes sociais são interfaces dominantemente interligadas no cenário do novo jornalismo. Não podemos falar em Jornalismo Online sem abordarmos assuntos diversos da web. Com tantas tecnologias ao nosso redor, o que será que temos de mais moderno? Vivemos com tecnologias revolucionárias ou inovadoras? Nessa metamorfose tecnológica em que nos encontramos como enquadrar o Jornalismo?

O ipad e o kindle estão ganhando cada vez mais força no mercado consumidor. Leitores dos nossos jornais impressos estão aderindo estes como seus meios de informações. Querem conteúdo, mas não o mesmo conteúdo do impresso. Procuram diferenciais que estejam de acordo com esta nova tecnologia. A “onda” é inovar! Mas como fazer isso? Estas dúvidas são verdadeiros assombros nas vidas dos profissionais de jornalismo. Vivemos hoje neste futuro de “dois mil e lá vai bico” e não mais em “mil novecentos e antigamente”.

Pesquisando encontrei este vídeo no youtube: "Vlog Número Primo - episódio 1: jornalismo para iPad e Kindle", de Alex Primo, que fala claramente sobre este tema.

Abaixo, um pequeno trecho da descrição do vídeo pelo próprio autor:

"Neste primeiro episódio do vlog "Número Primo"eu discuto a produção de periódicos jornalísticos para iPads e Kindle. Depois de fazer uma crítica geral aos jornais e revistas para esses novos dispositivos, faço uma análise mais detalhada do jornal The Daily, da revista The Project e de periódicos nacionais como Veja, Época, O Globo e Brasil 247.

Ainda estamos dando os primeiros passos, nos encontramos nos primeiros tempos da produção jornalística específica para tablets? Ou será que estamos voltando no tempo? Enquanto os jornais para web desenvolveram uma linguagem própria, adequada à leitura on-line, muitos periódicos para iPad simplesmente oferecem versões digitalizadas de seus originais impressos. E será esse o conteúdo que o nosso leitor pretende acessar?

Saiba mais:

O New York Times, o maior jornal do planeta – e um dos que mais sofre com a queda de leitores – já admitiu que irá cobrar por seu conteúdo. New York Times cobrará US$ 20 mês por versão para iPad

Orkut ou Facebook? O que você prefere?

Hoje as redes sociais ou sites de relacionamento como também são chamados, estão cada dia mais presentes em nossas rotinas. Pessoas que hoje, ainda não possuem perfil em alguma dessas redes, com certeza não vão demorar muito para adrentarem esse universo virtual de relacionamentos. Mais hora ou menos hora estarão se sentindo “fora da realidade”. Mas qual dessas redes de relacionamentos que caiu nas graças da maioria dos Brasileiros?


Dados divulgados apontam o orkut como sendo a preferência dos Brasileiros. Mas de acordo com a análise de sua pesquisa, Michael Bonfils constatou que esta preferência parece estar com os dias contatos.


O reinado do Orkut no Brasil pode terminar ainda neste ano. Brasil, Rússia, Índia e China tinham como característica a predominância de outras redes sociais que não o Facebook. Esse quadro só foi alterado na Índia, que abandonou o Orkut.


Acredita-se que alguns fatores sejam os responsáveis por levarem as pessoas a mudar de um para o outro. Entre eles, o pioneirismo do Facebook em facilitar o desenvolvimento de jogos "altamente viciantes" por terceiros. O Orkut também não permite a criação de páginas para empresas, e só há pouco tempo adotou um recurso de compartilhamento parecido com o "Like" do rival.


Fonte:

http://www.adnews.com.br/internet/114386.html

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Webwriting

Existe relação entre Webwriting e Jornalismo Online? Exatamente essa era minha dúvida.

Segundo Bruno Rodrigues, autor do livro 'Webwriting' é um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.Esta “distribuição” faz–se, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal – e assim por diante. E por que “ambientes digitais”? Em webwriting, o campo de ação são intranets, CDs–ROM, wireless, e não apenas sites internet.

Mas Webwriting não tem nada a ver com "redação online". Em webwriting, a preocupação é com a informação como um todo, seja ela ícone, foto, filme, som e, claro, texto. Desta forma, o texto é visto, em ambientes multimídia, como um dos elementos da informação digital. Traduzir webwriting como redação online não só é um erro, como também restringe uma área que tem um poder de fogo muito mais amplo.

Não podemos confundir Jornalismo online com webwriting de acordo com Bruno Rodrigues jornalismo online é o “ramo” do webwriting dedicado à produção de informação “noticiosa” online. Quem lida com jornalismo online são as versões para internet de veículos noticiosos impressos, por exemplo. Os profissionais que produzem conteúdo informativo para sites internet e intranets de empresas dedicam–se a informações institucionais, e este trabalho é chamado de webwriting corporativo – e não jornalismo online.

Jakob Nielsen é considerado o "pai" do webwriting. pois ele que ajudou a desenvolver, a usabilidade. Em março de 1997, publicou em seu site – www.useit.com – o resultado da aplicação de testes voltados para o comportamento do texto no ambiente online. Ao provar que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web, ele chamou a atenção para a necessidade de estudo e dedicação à área da informação digital.

http://webinsider.uol.com.br/2005/03/06/o-que-e-webwriting/

terça-feira, 22 de março de 2011

Quem é Luli Radfahfer??


Hoje à noite teremos a aula inaugural do Curso de Comunicação Social da Unisc com Luli Radfahfer. Mas quem é esse cara? O que ele faz? Fui em busca do “Currículo do Sistema Lattes” e encontrei...

Luiz Guilherme de Carvalho Antunes
( Luli Radfahrer )

" Conhecido profissionalmente como Luli Radfahrer, possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Tecnologia em Processamento de dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Digital e Redes Interativas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação digital, inovação, design de interfaces digitais e dinâmica de comunidades online. "
(Texto informado pelo autor)

http://sistemas3.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=1162480&keepThis=true&TB_iframe=true&height=500&width=800

Não satisfeita, continuei a procurar no meu mais fiel e companheiro “Google” encontrei o blog http://www.luli.com.br/ aqui Luli discute alguns dos principais aspectos da inovação e comunicação digital no cotidiano.

Abaixo um trecho escrito por ele para que possamos ter uma prévia do que será a noite de hoje...

“Manja Creative Commons? Então. Em português isso significa que você pode copiar e redistribuir partes do conteúdo que lê aqui, desde que o texto não exceda 500 caracteres, mencione a fonte e faça o link de volta para cá. Mas a moleza acaba aí. Você não pode colocar palavras na minha boca, nem usar o que eu escrevi para fins comerciais, aquela coisa. Lembre-se: copiar um post meu e colocá-lo no seu blog que tem banners é um uso comercial. Copiar um post meu e colocá-lo no seu blog que não tem banners mas que valoriza a sua imagem é um uso comercial. Copiar um post meu e colocá-lo no seu blog, enfim, é um uso comercial. E não pode, salvo autorização contrária. O único que tem autorização para isso é o iMasters. Esses são meus termos. Se tiver dúvidas, me escreva.”

Fica também a sugestão:

Luli dá dicas de como utilizar o YouTube para fins educativos
http://www.tvcultura.com.br/login/videos/luli