Mostrando postagens com marcador Cristiane. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cristiane. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Facebook testa barra similar à timeline do Twitter

O Facebook começou a testar a sua nova ferramenta em tempo real, que é similar ao timeline do Twitter, noticiou o The Next Web. Batizada de "Happening Now", a barra pode ser vista por apenas alguns usuários - menos de 1%, segundo a rede social. Ela disponibiliza o compartilhamento de informações dos contatos do usuário sem a necessidade de sair da página inicial, à direita do Feed de Notícias.

A barra para a maioria dos usuários atualmente mostra anúncios publicitários, mas deve ser substituída nos próximos dias depois dos testes com logins selecionados. Entre as atualizações que devem entrar no "Happening Now", estão toda vez que os contatos "curtirem" algo.

"Estaremos melhorando a ferramente nos próximos dias e expandiremos para mais gente o serviço", anunciou o Facebook.

Fonte: Terra

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TV conectada com internet é a mais nova atração das lojas de eletrônicos

A TV conectada é a mais nova atração das lojas de eletrônicos. Dois tipos disputam o mercado: as TVs equipadas com navegador, que permitem acessar qualquer site - como no computador e as TVs sem navegador, as primeiras que foram lançadas.


Elas oferecem acesso a conteúdos limitados - em aplicativos desenvolvidos para os fabricantes.

O empresário André Salles comprou uma. Entre um programa e outro, acessa mapas para definir o roteiro das férias, assiste vídeos na internet e bate-papo em redes sociais.

“É bacana porque você pode a qualquer momento acessar qualquer tipo de informação na internet. Você consegue ver vídeos em alta definição, numa TV de 42 polegadas, é muito mais confortável do que assistir no monitor com 13, 15 polegadas de um computador.

As mensagens escritas são lidas pelo amigo do outro lado da cidade, também pela TV. Um pouco maior, mas com a mesma tecnologia. “Agora as coisas ficaram mais práticas. Não preciso andar com celular e notebook ao lado da televisão. Ela supre completamente a necessidade”, diz o analista de sistemas Fred Evangelista.

A mulher de Fred, a designer Alessandra Fontana, gosta do resultado mas ainda não se acostumou com o brinquedinho sofisticado.“Antigamente eu conseguia ligar a TV, agora nem mais ligar a TV eu sei”.

Como toda tecnologia de ponta, o preço da TV conectada é mais salgado. Chega a custar 20% a mais do que uma similar sem o recurso.

A conexão com a internet pode ser feita por cabo ou sem fio. Entre as TVs com conexão sem fio, há modelos com o receptor wireless embutido e outros que precisam de um adaptador, que custa R$ 200. Parece um pen drive, que é conectado à porta USB da TV. O desempenho, é claro, depende da velocidade da conexão. “A gente recomenda cinco megas”, diz o consultor de produtos da Samsung, Ximenes Fernandes.

Dependendo do modelo da televisão, ela vem com um controle convencional em que é preciso apertar várias vezes a tecla pra acionar números ou letras, ou vem com um controle que imita bastante o teclado do computador. Mas em muitos modelos é opcional. Custa na faixa de R$300.

Ele é um pouco mais prático, mas o controle remoto ainda é o ponto fraco da navegação pela TV. “Como o celular antigamente, antes de ter tela touch, você tinha que digitar no celular usando os números. Era muito ruim, o controle a mesma coisa”, explica André.

Em compensação, o tamanho da tela e a qualidade do som são um diferencial para quem faz vídeo-chamadas.

Em alguns modelos, é possível ver a programação da tevê e acessar a internet ao mesmo tempo. “O que a gente busca é trazer o usuário do notebook, o usuário do computador, criar esse conforto e trazer ele pra TV, fazendo com que a TV seja o centro de entretenimento da casa”, fala o gerente de TV da Samsung, Rafael Cintra.

Por essas e outras, os fabricantes não têm dúvida de que essa não é uma moda passageira. “Atualmente a gente tem cerca de 70% do nosso portifólio conectado a internet. Para 2011, até o final do ano, a gente vai ter 100% das TVs, todo mundo quer estar conectado”, diz a analista de desenvolvimento de produtos da Panasonic, Bruna Hatakeyama.

Fonte: G1

domingo, 15 de maio de 2011

YouTube lança ranking de sucessos musicais

O YouTube iniciou, nesta quinta-feira, um novo serviço de ranking musical nos moldes da tradicional parada de sucessos da Billboard. O YouTube 100, como foi batizado, vai ser atualizado semanalmente. A ferramenta organiza em uma lista os vídeos musicais mais populares da plataforma.


Entre o material destacado pela empresa, o usuário encontra clipes profissionais, vídeos produzidos por usuários e virais. O Top 10 desta semana é liderado pelo clipe On the Floor, da cantora Jennifer Lopez. Judas, de Lady Gaga; E.T., de Katy Perry; Look at Me Now, de Chris Brown; e The Lazy Song, de Bruno Mars, ocupam o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto lugar, respectivamente.

Vídeos originais, mesmo que produzidos por usuários anônimos, também podem ir para lista de hits do YouTube. Isso explica a razão pela qual Nice Peter e Rebecca Black aparecem ao lado de grandes estrelas da música no top 100 da plataforma. A partir da semana que vem, o YouTube disponibilizará para os usuários um arquivo com todas as listas já publicadas, separadas por categorias como gravação original, virais e pop hits.

Fonte: Exame

terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft anuncia compra da Skype por US$ 8,5 bilhões

A Microsoft anunciou nesta terça-feira que chegou a um acordo para comprar a Skype por US$ 8,5 bilhões em dinheiro, pagos ao grupo de investidores liderado pela Silver Lake.

O fabricante do sistema operacional Windows explicou nesta terça-feira em comunicado enviado à imprensa que a operação já foi aprovada pelos conselhos administrativos de ambas as empresas.

"A aquisição aumentará a acessibilidade das comunicações de vídeo e voz em tempo real, com benefícios para os consumidores e empresas usuárias, e gerará significativos novos negócios e oportunidades de receita", indicou a Microsoft.

Com 170 milhões de usuários conectados e mais de 207 bilhões de minutos de conversas tanto de voz como de vídeo realizados durante o ano passado, a Skype foi pioneira no âmbito das comunicações sobre IP (protocolo de internet).

"O Skype é um serviço fenomenal que é amado por milhões de pessoas no mundo todo", disse o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, ao anunciar a operação.

"Juntos vamos criar o futuro das comunicações em tempo real para que as pessoas possam se manter conectadas com sua família, amigos, clientes e colegas em qualquer parte do mundo", acrescentou no comunicado.Depois de concluída a integração, a Skype passará a ser uma nova divisão de negócios da Microsoft e o seu executivo-chefe, Tony Tacos, assumirá a presidência da Microsoft Skype Division.

"A Microsoft e a Skype compartilham a visão de levar a inovação de software e produtos a nossos clientes", disse Tacos no mesmo comunicado, no qual acrescentou que a união acelerará os planos da Skype de ampliar sua "comunidade global e introduzir novas formas para que todos possam se comunicar e colaborar".

Já o diretor de gestão da Silver Lake, Egon Durban, afirmou que o grupo investidor está "impressionado" com a transformação conquistada pelo Skype nos últimos anos e "entusiasmado" com o projeto criado agora com a Microsoft, que "está a ponto de se transformar em uma das plataformas mais dinâmicas e completas do mundo das comunicações".

domingo, 8 de maio de 2011

iPad 2, da Apple, estreia no Brasil dia 27 de maio

Os varejistas que revendem produtos da Apple no Brasil esperam ter o iPad 2 nas mãos para iniciar as vendas no dia 27 de maio. Como já aconteceu com a estreia do primeiro iPad no Brasil, algumas lojas espalhadas pelas maiores cidades brasileiras vão abrir suas portas à meia noite do dia 26 para vender o gadget.

As vendas do novo iPad começarão, simultaneamente, nos revendedores Apple e nas lojas online autorizadas a despachar produtos da marca. O preço dos equipamentos com Wi-Fi e 3G deve variar em cerca de R$ 100 em relação à primeira estreia do iPad no Brasil. Como o modelo mais simples da primeira geração chegou ao país por R$ 1.650, a expectativa é que a versão mais em conta do iPad 2, sem conexão 3G e com apenas 16 GB de capacidade, deverá custar R$ 1750.

O iPad 2 chegará ao Brasil menos de três meses após estrear nos Estados Unidos, prazo bem mais curto que os nove meses que separaram a estreia do iPad 1 no mercado americano e do início das vendas aqui. A justificativa é uma só: a concorrência apertou. O Motorola Xoom, por exemplo, está à venda oficialmente desde abril por R$ 1.899. Oficialmente, a Apple não comenta a estreia do iPad 2 no país.

Fonte: site Exame.com

Aplicativo criado por brasileiros permite bate-papo com vídeo no Facebook

O Facebook, além de ser uma rede social, é uma ferramenta de bate-papo entre seus milhões de usuários. O fato de se poder conversar exclusivamente por meio de textos inspirou a produtora de aplicativos e games paulistana Doubleleft a desenvolver o Zook, uma plataforma de conversa de vídeos por meio dentro do site.

"A ideia foi levar o conceito do Skype para dentro do Facebook", conta Alexandre Souza, um dos sócios da Doubleleft, responsável pelo game "Garbageman" para iPhone e iPad. "O aplicativo complementa a forma de se interagir dentro da rede social, permitindo conversar por meio de vídeos [usando webcams] com os amigos do site".

Para utilizar o Zook, o usuário não precisa instalar nenhum programa no computador. Acessando o link do aplicativo dentro do Facebook, é necessário apenas chamar um amigo para que a conversa seja iniciada. "Conseguimos que seu uso fosse fácil", conta Souza. "Nada é instalado, não existe cadastro a ser feito e o amigo que receber o convite para a conversa também não precisa ter acessado o aplicativo".


Fonte: G1

quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Isso não é normal: Uma reportagem multimídia!"

Muito se ouve no meio acadêmico sobre o tal "jornalista multimídia", da arte de combinar texto com imagem, de produzir matéria boa no impresso, na TV, no rádio, na web. Opa! Na web! Eis o mais novo desafio de nossos "tempos modernos", onde um linck não é só mais uma página, mas a extenção de um bom conteúdo. Em época em que o tempo para a leitura é cada dia mais curto, e que a tela do computador cansa nossa visão ao fim do dia a reportagem na web é um desafio, e as formas de apresenta-lá é o quebra-cabeças do jornalista atual.


O site Isso Não é Normal lançado pela WebCitizen para mostrar trabalhos de reportagem multimídia, me chamou atenção nesses últimos dias. O site apresenta uma série de reportagens sobre os impactos do desenvolvimento que vem ocorrendo muito rápido na cidade de São Paulo. O interressante é que embora mais tarde tenha-se decidido o site ser veiculado pelo veículo de informação o Estadão, a idéia e o projeto inicial partiu de duas empresas que se uniram para esse objetivo. A já citada WebCitizen, responsável pelos informações em si e a Cia de Foto, encarregada pela parte de fotos e vídeos do site.


Já na página inicial do site Isso Não é Normal, ao passar o mouse no título surge na tela uma espécie de resumo do conteúdo a ser discutido, e esse resumo surge com texto escrito dentro da forma de balão (como história em quadrinhos), talvez, para marcar a idéia de diálogo com o internauta. O símbulo do Estadão, acima a esquerda, na direita as editorias: política, econômia, etc. e seus respectivos lincks. Abaixo do título (aliás, bem destacado com letras grandes) lincks para os estados focos das repostagens, entre eles claro, São Paulo. A ousadia continua ao clicar o mouse. O site apresenta a matéria com imagens, lincks, texto, gravuras, gráficos, mapas.


Titulada em "São Paulo vulnerável" a reportagem mostra fotos e gráficos seguidos de texto explicativo abaixo deles, tudo com uma linguagem simples e tonalidade suave, apesar do assunto. Logo após os gráfios destacando as regiões por cores, o site abre espaço para comentários dos leitores, que aparecem ali mesmo, mostrado uma relação direta com o público alvo e obtendo os resultados da aceitação do seu conteúdo de forma imediata.


Hoje em dia repórter vai pra rua, com agenda, câmera fotográfica, gravador e as vezes, a chave do carro, precisa abastecer o jornal, o blog, o site, a imagem talvez, já não fale mais que mil palavras atualmente, as palavras quem sabe, precisem ser completadas por imagens em movimento, ou não, com efeitos sonoros, ou não. O fato é que por hoje é assim. Quem mandou fazer jornalismo!.

segunda-feira, 28 de março de 2011

De olho no "Último Segundo"

A internet está ai, as formas para usar dessa ferramenta também. E como comunicação e jornalismo só são o que são por estarem em contato diário com os fatos, os sites jornalísticos na web são uma realidade ainda em processo de exploração em nossa sociedade. Com base nesses novos meios de se comunicar, destaco aqui um site jornalístico titulado em Último Segundo com analíse de seus formatos e espaços para a notícia.

Não há como pensar em jornalismo sem um texto, seu uma boa imagem, um som. Não há como pensar em jornalismo online sem usar da convergência dessas mídias na narração da notícia. Não é por acaso que a matéria pricipal do site tem um título com letras maiores e apresenta foto colorida, como bem apresenta o Ùltimo Segundo, multimidialidade faz a diferença. Fotos, infográficos e vídeos num mesmo site, a notícia dada em várias linguagens e suportes, tudo isso gera interatividade com o leitor e uma liagação com ele, por meio da própria notícia ou deixando espaços para que ele proprio se expresse, nesse ponto o site em análise usa pouco o fale conosco além de ser comum também abrage a outro lincks, como um de opinião do leitor, um e-amail para contato ou mesmo um chat. Ser multinterativo estabelecendo relações e hipertextual também faz parte do processo.

Embora na web a memória seja coletiva e a acumulação de informação seja mais viável, obserava-se que existem muitas informaçãoes na tela, por isso o eterno compromisso de tornar o conteúdo e forma de apresentá-lo cada vez mais sedutor ao leitor. A instantaneidade ajuda a compor esse cenário de conquista, a rapidez do acesso assim com a constante atualização das notícias garantem o progresso do site. O Último Segundo postou um vídeo e uma nova notícia em suas páginas enquanto em postava esse post. Em cima a direita de sua tela o site possui o linck Temas do Momento e é disso que se faz jornalismo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Criar é fácil, manter é que é difícil

Já disseram certa vez que a inovação é a arte do conhecimento, e que o conhecimento se destaca no conteúdo. Na área da comunicação, mais especificamente no jornalismo isso não é diferente. A ousadia, o domínio e a criatividade ao abordar um assunto jornalístico faz a diferença tanto no jornal, TV, rádio ou em um suporte da web como essa postagem.

Nosso blog é só um dos muitos exemplos de mídias sociais dispostas pela internet, e mais do que preencher nossas páginas, o que apresentamos aqui é o que definirá nosso futuro proficional em um mercado tão competitivo. Criar é fácil, manter é que é dificíl uma vez que as mídias são hoje plataformas dominantes para criar e partilhar conteúdos. Aumenta então a responsábilidade do jornalista.

Pesquisa feita pela Universal Mc em 2008 e 2009, mostra que 22.729 .000 pessoas usam internet ativamente em 38 países. Os estudos revelam as maneiras como os internautas utilizam a ferramenta para criar e compartilhar seus pensamentos, albuns de fotos e vídeos favoritos. No Brasil pro exemplo, 62% dos usúarios de mídias socias são leitores de blogs, e 51% são escritores.

A cada novo blog jornalístico que nasce é um passo a mais para o futuro, a cada novo leitor uma nova visão dos fatos. Mais importante do que ocupar caractéres em uma mídia não tão leve ao toque dos dedos como o jornal, e com liguagem diferente dos já consagrados TV e rádio manter um blog é um desafio diário. Com esforço e conhecimento tudo se conquista, e o conehcimento mais uma vez, se destaca no conteúdo.