quarta-feira, 6 de julho de 2011
Bloco 1 - A morte que dá vida
Aqui está o bloco de abertura do Trem das 9, em sua segunda versão: a crônica "A morte que dá vida".
Transformações
Gostei muito das contribuições que a Di fez a respeito do filme que assistimos na última aula. Aí fiquei pensando: de fato, não restam dúvidas de que os meios de comunicação tendem a aproveitar a evolução tecnológica. Essa realidade não é de hoje. Vem desde a rotativa, o off-set e os meios de paginação eletrônica. Falar de jornalismo on-line implica, obviamente, falar da Internet e de transformações.E o que temos com isso? As transformações nas rotinas jornalísticas de produção de informação e nas formas e formatos de difusão de informação. O jornalismo on-line não só obrigou os outros meios a adaptações constantes, como está em permanente atualização com as novas tecnologias.
Ah, mas antes disso ainda temos mais Trem das 9, logo mais à noite! Vivaaaa
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Morte que dá vida - última parte
Hoje de meio-dia nosso grupo se reuniu no restaurante Centenário, em Santa Cruz, para gravar a última parte do teleweb opinativo, sobre “A morte que dá vida”.
Depois das aventuras e do pavor no frigorífico (by Jeniffer e Igor), chegou o momento da tão esperada degustação.
Confiram:
O gênero escolhido pelo grupo foi a crônica. Aguardem! :)
Na foto, a equipe completa: Jaque, Marília, Igor, Danielle e Jeniffer
terça-feira, 21 de junho de 2011
Fotógrafos de ZH lançam revista online
terça-feira, 14 de junho de 2011
Bloco sobre Agricultura - Radioweb Agência Lab 9
Integrantes do grupo: Igor Müller, Jaqueline Gomes, Jeniffer Gularte e Marília Gehrke.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Jornalistas e redes sociais
Twitter, orkut, facebook, msn... quantas possibilidades de interação. Confesso que não tinha a noção de como fazer das redes sociais mais do que entretenimento. Pensava que essas ferramentas serviam mais para desviar a atenção das atividades do que para, efetivamente, comunicar. Mas, com o tempo, e aliando os dispositivos à prática da sala de aula, os pontos positivos foram aparecendo. É isso que mostra a pesquisa que encontrei no Jornalistas da Web, que você pode ler na íntegra aqui.Twitter ganha versão em português
O site da revista Veja anuncia: após cinco anos de vida – e inúmeros apelos de usuários brasileiros –, o Twitter, enfim, colocou no ar, nesta terça-feira, sua versão do microblog totalmente em português. Eu vou migrar para o português, e você?Para alterar o idioma do site em seu browser, o usuário deve acessar sua página na rede, clicar na seção Settings e, em seguida, Language: ali, procurar pela opção “Português”. Além do novo idioma, a rede de mensagens está disponível em inglês, espanhol, alemão, turco, coreano, francês e japonês. Quem aderir à versão em português pode estranhar um pouco. Expressões tradicionais como “What’s happening?”, “Unfollow” e “Trending Topics” foram substituídas por “O que está acontecendo?”, “Deixar de seguir” e “Tópicos da Tendência”, respectivamente.
Ainda, segundo dados divulgados na matéria, o Brasil ocupa a terceira posição entre as nações em que o Twitter registra maior penetração entre os usuários de internet. O país tem uma taxa de 23,7%, atrás de Holanda (26,7%) e Japão (26,6%). O microblog é a quarta rede social mais acessada no Brasil. Os líderes são, em ordem, Orkut, Facebook e Windows Live Profile (página criada pela Microsoft para armazenar informações de seu Instant Messenger, o popular MSN).
terça-feira, 10 de maio de 2011
Jornal O Caxiense lança página no Foursquare
Vejam que interessante uma experiência bem próxima de nós, publicada no site Jornalistas da Web:O jornal O Caxiense, de Caxias do Sul, lançou nesta semana sua página oficial no Foursquare. A partir do novo atrativo, usuários da rede social baseada em geolocalização poderão acessar dicas de serviços locais elaboradas pela equipe do jornal.
No Foursquare, o diário deixa suas dicas (retiradas principalmente da seção Top 5 publicada semanalmente na edição impressa) em estabelecimentos e pontos da cidade. Ao chegar nesses lugares e fazer check-in com seus celulares, os usuários podem conhecer as dicas deixadas pelo jornal e acrescentá-las na lista de sugestões a serem experimentadas ou que já foram consumidas. Cafeterias e livrarias são alguns dos pontos já explorados pelo Caxiense e que constam no Foursquare.
Com a entrada na rede social, o jornal segue a tendência de grandes veículos como O Globo, Examiner.com, History Channel e The New York Times, que incentivam a interação de residentes e turistas com lugares.
USO DO FOURSQUARE É TEMA EM SOBRE JORNALISMO ONLINE
Durante o Simpósio Internacional de Jornalismo Online, realizado em abril deste ano em Austin, no Texas, Estados Unidos, o Foursquare recebeu grande atenção de pesquisadores e jornalistas. O professor de jornalismo Timothy Currie, da University of King“s College, do Canadá, apresentou artigo analisando o uso do Foursquare por diversos veículos, como National Post, Edmonton Journal e Vancouver Sun, do grupo canadense Metro Canada.
Inspirado nesses exemplos, O Caxiense decidiu criar sua página no Foursquare a fim de reforçar sua proposta de jornalismo local. O jornal já faz uso de outros serviços online e mídias sociais como Facebook, Flickr, Formspring, Orkut, Plurk, Tumblr, Twitter e YouTube. Além disso, possui aplicações gratuitas para iPhone e iPad.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Trem das 9 entrando nos trilhos
Diante do andamento dos trabalhos (alguns trabalhos sendo finalizados hoje à noite) e da agenda para a edição final do nosso Trem das 9 para amanhã (quarta), às 13h30min, temos o seguinte:
- precisamos dos créditos de cada bloco para a edição final. Nisso constam nome dos entrevistados, além de reportagem, produção, edição, imagens... amanhã, durante a edição, será visto se fica melhor crédito em cada bloco ou ficha técnica ao final. Dados devem ser encaminhados por e-mail ou entregues até amanhã à tarde no lab de edição. Da mesma forma cada grupo deve estar com seu trabalho ok nos computadores do lab até amanhã no horário da edição.
- identidade/vinheta em andamento com Alan e Pablo.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Sobre o Trem das 9
terça-feira, 26 de abril de 2011
Facebook contrata gerente de programa jornalístico
Confesso que me sinto confusa entre tantas ferramentas possíveis para a comunicação através da internet: twitter, facebook, blogs, orkut, flickr. São tantos os meios e é preciso conhecê-los para não ficar 'para trás'. É tanta coisa para ler, tanta informação para absorver e o tempo cada vez mais curto. Por isso penso: e para para nós, futuros jornalistas, como usufruir disso tudo sem perder o foco no jornalismo? Navegando pela internet descobri que o Facebook quer ser mais útil para o jornalismo. Vejam que interessante:terça-feira, 19 de abril de 2011
Sobre o Trem das 9
O futuro do jornalismo
sexta-feira, 15 de abril de 2011
As funções no Trem das 9
segunda-feira, 11 de abril de 2011
YouTube estreia serviço de transmissão ao vivo
O portal de compartilhamento de vídeos YouTube estreou na sexta-feira, dia 8 de abril, o YouTube Live, serviço de transmissão de vídeos ao vivo, que inicialmente estará disponível para parceiros. O novo serviço, acessível pelo endereço www.youtube.com/live, permite assistir vídeos que estão sendo transmitidos no momento e consultar um calendário com os eventos ao vivo programados para serem exibidos. O usuário também pode fazer buscas por conteúdo ao vivo ou que será transmitido. Segundo informações da agência Efe, o YouTube Live surge dias após a imprensa americana informar planos do Google para uma grade de programação exclusiva do YouTube, que consistiria de canais sobre temas como arte e esporte.
Fonte: Jornalistas da Web
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Vídeo para complementar análise da reportagem
Apenas para complementar, aí está uma das notícias que repercutem a reportagem que analisei no Estadão.
A reportagem no Estadão
A notícia dos PMs acusados de execução em São Paulo ilustra bem as características da reportagem no site do jornal O Estado, de São Paulo. Sem destacar as matérias especiais em uma seção diferenciada, como por exemplo no caso da catástrofe no Japão entre as reportagens produzidas no site da Zero Hora, o Estadão busca cercar as matérias mais elaboradas com links para textos e recursos de apoio logo abaixo do título. Isso acontece quando as matérias estão em destaque na tela inicial. Depois, os links com as repercussões são exibidos junto ao corpo do texto inicial, que dá os aspectos principais da notícia ao leitor.
A partir daí é possível identificar que a reportagem procura seguir os aspectos da navegação em camadas, embora com falhas na forma de disposição do conteúdo. Quando acessado o link para ouvir a gravação da denúncia em tempo real da execução feita pelos PMs em um cemitério, o leitor não encontra outras possibilidades de hipertexto para os materiais de apoio. É preciso clicar no botão voltar, no cabeçalho da "página", para acessar novamente o menu principal da matéria. Mas ao acessar a transcrição da ligação da testemunha do crime ao Copom, há apenas duas possibilidades de novas telas. Ainda assim, a utilização do hipertexto pouco acontece com conteúdos que ampliam a repercussão do caso. O relato do pai do rapaz executado, a matéria que trata da proteção à testemunha, a análise de um major da PM em aúdio sobre o caso, o comentário de um especialista com o tema "impunidade favorece a cultura do extermínio" e as repercussões em blogs só podem ser acessadas na lista de links apresentada junto ao texto inicial da notícia.
Embora ofereça atualização constante e recursos multimídia (áudio, fotos, imagem em movimento), os quais são visualizados, geralmente, logo que o leitor acessa a "página" da matéria, a reportagem fica prejudicada no aspecto da navegação. Em outro caso, quanto às características do jornalismo on-line, a interatividade é largamente explorada. Os comentários são permitidos em todos os espaços, além da utilização de dispositivos como twitter, facebook, orkut e e-mail.
Em tempo, veja a repercussão do caso em uma matéria no Jornal da Band, via YouTube.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Leitores estão criticando textos do The Daily
Com a internet, muito se fala em textos rápidos e curtos para informar o leitor que tem pressa. Pois bem, uma coisa é texto de leitura rápida, outra é texto superficial. E é justamente a superficialidade que estaria incomodando os leitores do jornal The Daily. A informação está publicada no site Jornalistas da Web. Lançado no dia 2 de fevereiro, o The Daily tem sido elogiado pela facilidade de manuseio. Entretanto, o estudo conduzido pela knowDigital com proprietários do iPad na faixa de 25 a 45 anos sugere uma falta de atualização constante das noticias, principalmente de grandes acontecimentos, como as recentes tragédias no Japão. A pesquisa pode ser acessada na íntegra aqui.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Convite: Jornalismo Especializado em discussão
Pessoal, peço licença neste espaço para convidá-los para uma palestra:
Na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, minha turma de Jornalismo Especializado contará com a presença do jornalista Leandro Brixius, mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e editor do Jornal do Comércio. Por meio da experiência que conduz no Jornal do Comércio, de Porto Alegre, Brixius irá mostrar a rotina de um jornal e de um jornalista que trabalha com economia, explicando como se dá a formação desse profissional, a escolha das pautas e edição das notícias e a relação com as fontes. Vale lembrar que a equipe do Jornal do Comércio vem investindo também na plataforma on-line. Quem quiser participar pode se dirigir ao miniauditório do mestrado em Direito, no bloco 53, a partir das 19 horas.
Com informações blog Comunicar.
terça-feira, 29 de março de 2011
O Globo aposta no conteúdo multimídia
A redação do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, atravessa momentos de mudança. É dessa forma que muitos artigos publicados na rede definem o novo plano de negócios implantado pelo diário carioca ao apostar no conteúdo multimídia. É interesse distribuir e estruturar melhor seu conteúdo para as mídias tradicionais e plataformas como celulares e tablets. Assim, o Globo estreia o núcleo de informações batizado de Primeiro Minuto.