Mostrando postagens com marcador Jaque Gomes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jaque Gomes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bloco 1 - A morte que dá vida


Aqui está o bloco de abertura do Trem das 9, em sua segunda versão: a crônica "A morte que dá vida".

Transformações

Gostei muito das contribuições que a Di fez a respeito do filme que assistimos na última aula. Aí fiquei pensando: de fato, não restam dúvidas de que os meios de comunicação tendem a aproveitar a evolução tecnológica. Essa realidade não é de hoje. Vem desde a rotativa, o off-set e os meios de paginação eletrônica. Falar de jornalismo on-line implica, obviamente, falar da Internet e de transformações.

E o que temos com isso? As transformações nas rotinas jornalísticas de produção de informação e nas formas e formatos de difusão de informação. O jornalismo on-line não só obrigou os outros meios a adaptações constantes, como está em permanente atualização com as novas tecnologias.

A questão da qualidade do jornalismo on-line surge também sob outro prisma: a do aproveitamento das potencialidades da Internet e a da adaptação da linguagem jornalística às características deste novo meio. O que nos leva a outra questão importante e, acredito, ao que nos faz estar em sala de aula: a formação do jornalista em geral e do ciberjornalista em particular, não só na técnica, mas também na ética. Os grandes valores jornalísticos devem ser reforçados: o rigor, a intenção de verdade, a intenção de objetividade, os princípios da verificação da informação. O leitor, o público, sabe quando estamos falando em notícia ou especulação.

Acho que fica nítida a importância dos conhecimentos que adquirimos ao longo desse semestre. Conceitos, orientações, dicas que abriram caminhos para esse ‘novo jeito’ de fazer jornalismo. Esse trecho da nossa caminhada que se encerra logo mais à noite foi muito proveitoso. Fazer acontecer a Agência Lab 9 e o Trem das 9 foi muito bom.


Fica o gostinho de quero mais. Que venha a Produção em Jornalismo On-line.


Ah, mas antes disso ainda temos mais Trem das 9, logo mais à noite! Vivaaaa

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Morte que dá vida - última parte

Boa noite, colegas!

Hoje de meio-dia nosso grupo se reuniu no restaurante Centenário, em Santa Cruz, para gravar a última parte do teleweb opinativo, sobre “A morte que dá vida”.

Depois das aventuras e do pavor no frigorífico (by Jeniffer e Igor), chegou o momento da tão esperada degustação.

Confiram:


O gênero escolhido pelo grupo foi a crônica. Aguardem! :)

Na foto, a equipe completa: Jaque, Marília, Igor, Danielle e Jeniffer

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fotógrafos de ZH lançam revista online

Como vamos falar de fotojornalismo na web, achei interessante registrar o trabalho dos fotógrafos de Zero, que criaram uma revista digital, a Mira ZH. O trabalho é muito bacana.

Como diz um trecho do editorial, feito por Ricardo Chaves, o Kadão, a revista chega à web como mais um canal de comunicação e expressão dos repórteres fotográficos de ZH. E ele lembra: "transformações profundas e velozes atingem a forma de trabalhar dos fotojornalistas contemporâneos". Então, parafraseando o Kadão, não podemos deixar passar a oportunidade de, das mais diversas formas, fazer o nosso trabalho chegar a um maior número de pessoas.

"Livres de algumas das velhas amarras que restringiam nossa contribuição, estamos, mais do que nunca, em condições de assumir nossa missão". (Kadão)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bloco sobre Agricultura - Radioweb Agência Lab 9

Boa noite, colegas!

Nosso radioweb é sobre agricultura e seus novos formatos. Será que os produtores rurais da região já pensam em diversificação de culturas? Lembrando que a baixa do tabaco – carro-chefe das discussões que envolvem o agronegócio – é um assunto que afeta o mercado regional. O assunto é, com frequência, tema principal de discussões que atingem os municípios do Vale do Rio Pardo e cidades próximas. Ouçam um dos blocos da Radioweb Agência Lab 9:



Integrantes do grupo: Igor Müller, Jaqueline Gomes, Jeniffer Gularte e Marília Gehrke.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jornalistas e redes sociais

Twitter, orkut, facebook, msn... quantas possibilidades de interação. Confesso que não tinha a noção de como fazer das redes sociais mais do que entretenimento. Pensava que essas ferramentas serviam mais para desviar a atenção das atividades do que para, efetivamente, comunicar. Mas, com o tempo, e aliando os dispositivos à prática da sala de aula, os pontos positivos foram aparecendo. É isso que mostra a pesquisa que encontrei no Jornalistas da Web, que você pode ler na íntegra aqui.

Segundo a pesquisa, o Twitter é a rede social que mais pode auxiliar os jornalistas em seus trabalhos. A opinião é de 73,4% dos entrevistados em um levantamento feito pela PR Newswire com jornalistas brasileiros para entender melhor o impacto das redes sociais em suas rotinas profissionais. A pesquisa, divulgada na última semana, foi realizada via Internet entre março e abril deste ano e obteve respostas de 305 jornalistas.

O documento aponta que 79.7% dos profissionais admitiram recorrer às redes sociais para entrar em contato com fontes e que 83.3% afirmaram usar assuntos nascidos nesses serviços para pautarem seus veículos.

Twitter ganha versão em português

O site da revista Veja anuncia: após cinco anos de vida – e inúmeros apelos de usuários brasileiros –, o Twitter, enfim, colocou no ar, nesta terça-feira, sua versão do microblog totalmente em português. Eu vou migrar para o português, e você?

Para alterar o idioma do site em seu browser, o usuário deve acessar sua página na rede, clicar na seção Settings e, em seguida, Language: ali, procurar pela opção “Português”. Além do novo idioma, a rede de mensagens está disponível em inglês, espanhol, alemão, turco, coreano, francês e japonês. Quem aderir à versão em português pode estranhar um pouco. Expressões tradicionais como “What’s happening?”, “Unfollow” e “Trending Topics” foram substituídas por “O que está acontecendo?”, “Deixar de seguir” e “Tópicos da Tendência”, respectivamente.

Ainda, segundo dados divulgados na matéria, o Brasil ocupa a terceira posição entre as nações em que o Twitter registra maior penetração entre os usuários de internet. O país tem uma taxa de 23,7%, atrás de Holanda (26,7%) e Japão (26,6%). O microblog é a quarta rede social mais acessada no Brasil. Os líderes são, em ordem, Orkut, Facebook e Windows Live Profile (página criada pela Microsoft para armazenar informações de seu Instant Messenger, o popular MSN).

terça-feira, 10 de maio de 2011

Jornal O Caxiense lança página no Foursquare

Vejam que interessante uma experiência bem próxima de nós, publicada no site Jornalistas da Web:

O jornal O Caxiense, de Caxias do Sul, lançou nesta semana sua página oficial no Foursquare. A partir do novo atrativo, usuários da rede social baseada em geolocalização poderão acessar dicas de serviços locais elaboradas pela equipe do jornal.

No Foursquare, o diário deixa suas dicas (retiradas principalmente da seção Top 5 publicada semanalmente na edição impressa) em estabelecimentos e pontos da cidade. Ao chegar nesses lugares e fazer check-in com seus celulares, os usuários podem conhecer as dicas deixadas pelo jornal e acrescentá-las na lista de sugestões a serem experimentadas ou que já foram consumidas. Cafeterias e livrarias são alguns dos pontos já explorados pelo Caxiense e que constam no Foursquare.

Com a entrada na rede social, o jornal segue a tendência de grandes veículos como O Globo, Examiner.com, History Channel e The New York Times, que incentivam a interação de residentes e turistas com lugares.

USO DO FOURSQUARE É TEMA EM SOBRE JORNALISMO ONLINE
Durante o Simpósio Internacional de Jornalismo Online, realizado em abril deste ano em Austin, no Texas, Estados Unidos, o Foursquare recebeu grande atenção de pesquisadores e jornalistas. O professor de jornalismo Timothy Currie, da University of King“s College, do Canadá, apresentou artigo analisando o uso do Foursquare por diversos veículos, como National Post, Edmonton Journal e Vancouver Sun, do grupo canadense Metro Canada.

Inspirado nesses exemplos, O Caxiense decidiu criar sua página no Foursquare a fim de reforçar sua proposta de jornalismo local. O jornal já faz uso de outros serviços online e mídias sociais como Facebook, Flickr, Formspring, Orkut, Plurk, Tumblr, Twitter e YouTube. Além disso, possui aplicações gratuitas para iPhone e iPad.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Trem das 9 entrando nos trilhos

Oi pessoal!
Diante do andamento dos trabalhos (alguns trabalhos sendo finalizados hoje à noite) e da agenda para a edição final do nosso Trem das 9 para amanhã (quarta), às 13h30min, temos o seguinte:
- precisamos dos créditos de cada bloco para a edição final. Nisso constam nome dos entrevistados, além de reportagem, produção, edição, imagens... amanhã, durante a edição, será visto se fica melhor crédito em cada bloco ou ficha técnica ao final. Dados devem ser encaminhados por e-mail ou entregues até amanhã à tarde no lab de edição. Da mesma forma cada grupo deve estar com seu trabalho ok nos computadores do lab até amanhã no horário da edição.
- identidade/vinheta em andamento com Alan e Pablo.

- gravação da apresentação pelo Lucas ok. Por e-mail foi enviado o roteiro da apresentação para facilitar a edição final amanhã.


É isso aí galerinha, o trabalho está tomando forma, quer dizer: o Trem das 9 está entrando nos trilhos!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sobre o Trem das 9

Pessoal, conforme combinado na aula, seguem algumas orientações/definições para o nosso primeiro telewebjornal:

- Cada grupo deve providenciar uma cabeça (e caso seja muito necessário, um pé) da sua matéria para agilizar o roteiro do apresentador e a edição. O texto deve ser de, no máximo, três linhas. Isso deve ser enviado até sexta-feira (29) pelo nosso grupo de e-mails onlinejor. Explico: na segunda o Lucas vai gravar a apresentação que dará a unidade aos blocos. Ele precisa de um tempo para fazer a edição dessas informações e decorar o texto que será gravado em uma externa...

- As matérias de cada grupo devem estar prontas, na ilha de edição da tv, no máximo até segunda. Na terça-feira o grupo de editores fará a edição final. O que não estiver lá, ou postado no blog, ficará de fora da edição neste primeiro momento, lembrando que o prazo que combinamos junto com o professor é quarta-feira, dia 4 de maio.

- Cada matéria pode ter, no máximo, 4 minutos.

- Os nomes de entrevistados podem ser colocados em uma 'caixa' de fundo azul e fonte em cor branca. Vai o nome e a profissão. Os créditos de produção, edição, disciplina irão no final, no último bloco...

Bom, se esqueci alguma coisa, por favor ajudem a lembrar nos comentários abaixo.


Então, ao trabalho moçada!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Facebook contrata gerente de programa jornalístico

Confesso que me sinto confusa entre tantas ferramentas possíveis para a comunicação através da internet: twitter, facebook, blogs, orkut, flickr. São tantos os meios e é preciso conhecê-los para não ficar 'para trás'. É tanta coisa para ler, tanta informação para absorver e o tempo cada vez mais curto. Por isso penso: e para para nós, futuros jornalistas, como usufruir disso tudo sem perder o foco no jornalismo? Navegando pela internet descobri que o Facebook quer ser mais útil para o jornalismo. Vejam que interessante:

O Facebook continua fazendo ações a fim de tornar o site mais útil para jornalistas. Para o cargo de gerente de programa jornalístico, a companhia contratou Vadim Lavrusik, que deixou o cargo de gerente de comunidade no blog Mashable (onde já havia escrito exaustivamente sobre o Facebook como ferramenta jornalística). A informação é do Editors Weblog.

No Facebook, Lavrusik ficará encarregado de construir programas que ajudem os jornalistas a utilizarem o Facebook em suas reportagens. Além disso, o executivo terá a missão de aprimorar a funcionalidade do site como plataforma de jornalismo social. Ele também manterá a página Journalists on Facebook, lançada recentemente, e organizará encontros relacionados à prática do jornalismo no Facebook (o primeiro está marcado para 27 de abril, na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia).

Com informações: Jornalistas da Web

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sobre o Trem das 9

Pessoal, hoje, conforme combinado via grupo, realizamos a primeira reunião entre os editores do Trem das 9, o nosso primeiro telewebjornal. Nos núcleos representados (Jaque - velhos/Alan - jovens) a produção das imagens e passagens começa nesta semana, aproveitando o feriadão. Já deu para imaginar essas duas matérias visualmente para começarmos a pensar em roteiro. Não chegamos a marcar um próximo encontro, o que devemos fazer novamente via grupo para darmos início à edição.


Sobre a identidade do teleweb: conversei com o Pablo, da tv, e ele vai fazer a animação da logomarca. O Alan está contatando com um colega de aula, o Cristhofer (espero que o nome esteja correto) para a criação dessa identidade. Está tudo encaminhado!


Então, bom trabalho e feliz Páscoa!

O futuro do jornalismo

Estou lendo sobre o Futuro do Jornal, de Lourival Sant'Ana. O texto abaixo, do Observatório da Imprensa, dialoga bastante com o que diz o livro. Vale a pena abrir uma nova janelinha para ler o que diz, na íntegra, o texto de Tom Rosenstiel sobre os Cinco Mitos sobre o Futuro do Jornalismo.

Será que você também já pensou nisso? Abaixo segue a introdução do texto.

Há poucas coisas que os jornalistas mais gostam de discutir do que, bem, eles próprios e as perspectivas de longo prazo para a sua indústria. Quanto tempo os jornais impressos sobreviverão? Os sites agregadores de notícias serão o futuro? Ou o caminho estaria nos sistemas de pagamento online (paywalls) – como o recém lançado pelo New York Times? Como as organizações de mídia precisam tramar o seu futuro, vale a pena desfazer alguns equívocos sobre o que será necessário para evitar que a imprensa se torne a notícia ruim de ontem.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

As funções no Trem das 9

Pessoal, para o nosso primeiro teleweb, o Trem das 9, ficou definido que teremos um editor por bloco. O objetivo é facilitar a edição das matérias em conjunto, visando a unidade do material que iremos disponibilizar.

Então temos como editoras:

Bloco comida: Luciana

Bloco moda: Josiane

Bloco idosos: Jaqueline

Bloco juventude: Angélica

Agora, de acordo com o que cada grupo está definindo para sua pauta, precisamos nos reunir para pensar na edição do material. Sugiro que a gente mantenha contato para marcar um encontro através dos e-mails do nosso grupo onlinejor.

Valeu!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

YouTube estreia serviço de transmissão ao vivo

O portal de compartilhamento de vídeos YouTube estreou na sexta-feira, dia 8 de abril, o YouTube Live, serviço de transmissão de vídeos ao vivo, que inicialmente estará disponível para parceiros. O novo serviço, acessível pelo endereço www.youtube.com/live, permite assistir vídeos que estão sendo transmitidos no momento e consultar um calendário com os eventos ao vivo programados para serem exibidos. O usuário também pode fazer buscas por conteúdo ao vivo ou que será transmitido.

Segundo informações da agência Efe, o YouTube Live surge dias após a imprensa americana informar planos do Google para uma grade de programação exclusiva do YouTube, que consistiria de canais sobre temas como arte e esporte.

Fonte: Jornalistas da Web

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vídeo para complementar análise da reportagem



Apenas para complementar, aí está uma das notícias que repercutem a reportagem que analisei no Estadão.

A reportagem no Estadão

A notícia dos PMs acusados de execução em São Paulo ilustra bem as características da reportagem no site do jornal O Estado, de São Paulo. Sem destacar as matérias especiais em uma seção diferenciada, como por exemplo no caso da catástrofe no Japão entre as reportagens produzidas no site da Zero Hora, o Estadão busca cercar as matérias mais elaboradas com links para textos e recursos de apoio logo abaixo do título. Isso acontece quando as matérias estão em destaque na tela inicial. Depois, os links com as repercussões são exibidos junto ao corpo do texto inicial, que dá os aspectos principais da notícia ao leitor.

A partir daí é possível identificar que a reportagem procura seguir os aspectos da navegação em camadas, embora com falhas na forma de disposição do conteúdo. Quando acessado o link para ouvir a gravação da denúncia em tempo real da execução feita pelos PMs em um cemitério, o leitor não encontra outras possibilidades de hipertexto para os materiais de apoio. É preciso clicar no botão voltar, no cabeçalho da "página", para acessar novamente o menu principal da matéria. Mas ao acessar a transcrição da ligação da testemunha do crime ao Copom, há apenas duas possibilidades de novas telas. Ainda assim, a utilização do hipertexto pouco acontece com conteúdos que ampliam a repercussão do caso. O relato do pai do rapaz executado, a matéria que trata da proteção à testemunha, a análise de um major da PM em aúdio sobre o caso, o comentário de um especialista com o tema "impunidade favorece a cultura do extermínio" e as repercussões em blogs só podem ser acessadas na lista de links apresentada junto ao texto inicial da notícia.

Embora ofereça atualização constante e recursos multimídia (áudio, fotos, imagem em movimento), os quais são visualizados, geralmente, logo que o leitor acessa a "página" da matéria, a reportagem fica prejudicada no aspecto da navegação. Em outro caso, quanto às características do jornalismo on-line, a interatividade é largamente explorada. Os comentários são permitidos em todos os espaços, além da utilização de dispositivos como twitter, facebook, orkut e e-mail.

Em tempo, veja a repercussão do caso em uma matéria no Jornal da Band, via YouTube.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Leitores estão criticando textos do The Daily

Com a internet, muito se fala em textos rápidos e curtos para informar o leitor que tem pressa. Pois bem, uma coisa é texto de leitura rápida, outra é texto superficial. E é justamente a superficialidade que estaria incomodando os leitores do jornal The Daily. A informação está publicada no site Jornalistas da Web.

Uma pesquisa realizada com leitores do The Daily - o primeiro jornal pensado e lançado exclusivamente para o iPad - revelou que estes teriam apontado uma superficialidade nos textos do veículo, criado pelo conglomerado de mídia News Corporation.

Lançado no dia 2 de fevereiro, o The Daily tem sido elogiado pela facilidade de manuseio. Entretanto, o estudo conduzido pela knowDigital com proprietários do iPad na faixa de 25 a 45 anos sugere uma falta de atualização constante das noticias, principalmente de grandes acontecimentos, como as recentes tragédias no Japão. A pesquisa pode ser acessada na íntegra aqui.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Convite: Jornalismo Especializado em discussão

Pessoal, peço licença neste espaço para convidá-los para uma palestra:


Na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, minha turma de Jornalismo Especializado contará com a presença do jornalista Leandro Brixius, mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e editor do Jornal do Comércio. Por meio da experiência que conduz no Jornal do Comércio, de Porto Alegre, Brixius irá mostrar a rotina de um jornal e de um jornalista que trabalha com economia, explicando como se dá a formação desse profissional, a escolha das pautas e edição das notícias e a relação com as fontes. Vale lembrar que a equipe do Jornal do Comércio vem investindo também na plataforma on-line. Quem quiser participar pode se dirigir ao miniauditório do mestrado em Direito, no bloco 53, a partir das 19 horas.


Com informações blog Comunicar.

terça-feira, 29 de março de 2011

O Globo aposta no conteúdo multimídia

A redação do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, atravessa momentos de mudança. É dessa forma que muitos artigos publicados na rede definem o novo plano de negócios implantado pelo diário carioca ao apostar no conteúdo multimídia. É interesse distribuir e estruturar melhor seu conteúdo para as mídias tradicionais e plataformas como celulares e tablets. Assim, o Globo estreia o núcleo de informações batizado de Primeiro Minuto.

Como estudamos, embora não exista um modelo ideal de jornalismo que se pratica em base digital, as características do webjornalismo (multimidialidade/convergência, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e instantaneidade) são facilmente identificadas no portal online de O Globo.

A convergência, particularmente, tem destaque na versão online d'O Globo, com uma janela denominda multimídia na barra do menu principal, dedicada a enumerar os últimos vídeos, áudios e galeria de imagens. A ferramenta ainda possibilida essa seleção por editorias específicas. Nas matérias produzidas para o site também há ampla utilização de recursos além do texto, como pode ser verificado na matéria "Reitor da UFRJ pede ajuda para recuperar capela que pegou fogo", conta com links e galeria de imagens. Em outros casos, vídeos e áudios estão também disponibilizados em links no corpo das matérias.

A interatividade também é marcante no conteúdo do webjornal. Além da possibilidade de comentários, há o espaço "eu repórter" e "tira do leitor", canal de e-mail, twitter, facebook e recomendação do conteúdo pelo leitor a outras pessoas. O leitor também pode pode solicitar a newsletter e, embora com cadastro (gratutio), solicitar o conteúdo disponibilizado no site pelos dispositivos RSS, mobile, podcast, widgets, kindle e ipad. Embora todas essas possibilidades, em primeira análise, não consegui identificar uma forma de receber no computador a página personalizada de acordo com conteúdo solicitado pelo leitor, que é outra característica do webjornalismo.

A hipertextualidade é muito explorada pelo O Globo online. Além de uma galeria aberta em cada matéria indicando as notícias relacionadas,o hipertexto está presente no corpo das notícias. Em algumas matérias, como no caso da notícia da morte do ex-vice-presidente, José de Alencar, ocorrida nesta terça-feira, dia 29 de março, há mais de 10 links.

A característica de memória, por outro lado, não está presente. Além da lista de matérias relacionadas aos assuntos procurados na "página", o conteúdo da versão impressa para ser folheado online, no espaço chamado "edição digital" está disponível apenas para assinantes.

Por fim, a atualização constante é marca do webjornal. Além da troca constante da lista de matérias em destaque e hierarquização por importância dada aos assuntos, há espaços específicos de atualização, como o Plantão.

O projeto revitaliza a produção de informações do jornal impresso para uma versão multiplataforma. De fácil "navegação", o site é atrativo, bem "diagramado" e mostra o caminho para o que parece ser o "jornalismo do futuro", se é que já não se deve dizer "do presente".

Referências: PALÁCIOS, Marcos; MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003.