Mostrando postagens com marcador Júlio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Júlio. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bastidores do Radioweb (Cemas)



Pessoal!

O Tata havia falado algo sobre postagens de vídeos da produção e edição do webtele.

Aí está o nosso registro.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ataque on-line

Um grupo de hackers anunciou ontem, quinta-feira, ter removido 500 sites de órgãos políticos como, por exemplo, prefeituras e câmaras de vereadores de diversos municípios brasileiros. Entres os sítios removidos, constam alguns de prefeituras gaúchas.

Estão na lista emitida pelos hackers, mais de 131 páginas. Deste total, 130 fazem parte de 127 cidades gaúchas, pois alguns executivos municipais possuem mais de uma página na web. Além do município vizinho de Vale do Sol, as prefeituras de Mostradas e Boa Vista do Incra possuem duas páginas on-line. Já um dos sites invadidos não foi identificado.

A mais recente home page invadida pelos hackers, foi a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O endereço eletrônico do órgão foi atacado nesta madrugada (sexta-feira) por um grupo que se autodenomina "Firehacker". Ao acessar o site, aparece a mensagem "IBGE Hackeado - Fail Shell". Logo abaixo desta mensagem, foi colocado o seguinte aviso:

"Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir!"

Outra página eletrônica que constava entre as 500 da lista, pertence a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Contudo, até o final da tarde desta quinta-feira, não apresentava problemas. Ainda durante a quinta, o site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República ficou fora do ar por, pelo menos, uma hora. A página da Presidência da República também permanecia instável.

A equipe de hackers aproveita ainda para ressaltar que não faz parte do LulzSec ou Anonymous, pois estes grupos reivindicaram as violações dos sites dos órgãos governamentais.

Fonte: zerohora.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Radioweb Cemas

Olá webleitores e webouvintes!

Deu um pouquinho de trabalho, mas até que enfim esta aí. A nossa pauta, da Débora Paz e do Júlio Henrique, fala sobre a festa junina infantil do Centro de Atendimento a Sorologia (Cemas). Uma festa destinada aos jovens santa-cruzenses portadores do vírus HIV e que são atendidos pelo órgão.

A ideia de promover esta festa ficou muito legal. Falando mais do próprio programete, ficou "show de bola". A apresentadora do programa (Débora) chama o repórter da unidade móvel (Júlio) para entrevistar a coordenadora do Cemas, a assistente social Maria Cristina Afonso.

Clique no player e confira a entrevista, com direito a trilha do programa, embasada na pauta.

Ditadura Militar na Web

Os processos instaurados no Superior Tribunal Militar durante o período da Ditadura Militar (1964 – 1985), devem ser digitalizados e hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas pela internet. O projeto, denominado Brasil Nunca Mais Digital foi lançado durante a noite desta terça-feira (14), em São Paulo. São 707 processos que devem ser publicados para os internautas interessados no assunto. A previsão é de que o período do processo de publicação dos documentos na rede seja de, aproximadamente, um ano.

Os processos arquivados entre 1961 e 1976 foram copiados e microfilmados durante o próprio período da Ditadura Militar. O serviço foi realizado através de um trabalho apoiado por grupos das religiões católicas e protestantes. Advogados da época solicitavam o acesso aos processos, afirmando que seria apenas consulta. Porém, os documentos eram repassados a um grupo que confeccionava fotocópias antes do material ser devolvido.

Após a conversão dos documentos para microfilme, o risco de apreensão era menor. O transporte dos mesmos era outro ponto facilitado pelo processo de microfilmagem. Devido o medo de destruição das provas de violações dos direitos humanos, todas as cópias microfilmadas eram encaminhadas ao Center for Research Libraries, organização dos Estados Unidos que ficavam sob a guarda do material.Todas as cópias foram entregues Ministério Público Federal brasileiro durtante esta terça-feira.

De acordo com o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Marcelo Zelic, o projeto possibilita um aprofundamento de pesquisas. Ele ainda afirmou que o conteúdo reúne um milhão de páginas que, através de um sistema de rastreamento, permite a localização de novos elementos importantes para a pesquisa manual que possam ter passado sem serem percebidos durante esses 26 anos de trabalho.

Já o procurador da República em São Paulo, Marlon Alberto Weichert, afirma que o sistema deve facilitar a difusão e a utilização pedagógica das informações contidas nas microfilmagens. Weichert destaca que é preciso educar o povo brasileiro em cidadania e também diretos humanos. E isso só é possível mostrando o que aconteceu, de maneiras transparente e imparcial.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 14 de junho de 2011

Programa vai abordar festas juninas do Semas

Olá, pessoal!

Júlio Henrique e eu Débora Paz, estamos trabalhando duro na nossa Radioweb Lab 9 da disciplina de Jornalismo On-line do professor Demétrio.

Nossa pauta é sobre a festa junina infantil do Centro Municipal de Atendimento a Sorologia (Cemas). Para quem não conhece, a entidade é voltada para portadores do vírus HIV.

Confiram abaixo algumas fotos do nosso trabalho.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

ClicRBS inova portal de vídeos

O site gaúcho que funciona como uma central de sites do grupo Rede Brasil Sul (RBS), da qual pertence a versão on-line da Rádio Gaúcha, Zero Hora entre outros veículos, o ClicRBS, estreou hoje, dia 1º de junho, quarta-feira, o canal de vídeos renovado. Entre as atrações estão o Estúdio ZH, o clicEsportes e demais veículos.

Com uma proposta de fornecer material destinado em especial ao público de internautas, a equipe de profissionais é formada por repórteres , editores e comentaristas que trazem ao clicRBS Vídeos, conteúdos com entrevistas, bate-papos. O comunicado oficial da empresa, os vídeos são de curta ou média duração e direcionados ao público de perfil on-line.

Os atrativos ainda contam com programas gravados em estúdio de redações. Os recursos técnicos utilizados pelos vídeos prendem a atenção do “web leitor”, como gráficos animados na tela ao lado do apresentador, outras animações e time-lapse. Em termos da grade, os programas devem ser exibidos semanalmente ou quinzenalmente, além de novos atrativos que podem completar a programação.

Você ainda pode selecionar o vídeo buscado por data ou ainda optar pelo menu de destaques e mais recentes. Ao lado dos links ainda aparece a manchete do vídeo, a data de publicação, a duração e ainda um espaço para os comentários. Quatro ítens básicos e obrigatórios em um site de vídeos. Em minha avaliação, o site seria básico, mas mesmo assim, útil para quem se interessa em algum conteúdo específico. Ou então, uma espécia de "You tube jornalístico".

Vale lembrar que este é apenas uma das inúmeras opções de todo o site do grupo de comunicação gaúcho. Se você, leitor/internauta, quer saber do que estou falando, vai lá e confere no Vídeos clicRBS e tire suas próprias conclusões.

Fonte: Jornalistas da Web

quinta-feira, 26 de maio de 2011

iPad 2: Bem-vindo ao Brasil!


Chega ao Brasil, a partir desta meia-noite ( de quinta para sexta-feira), a segunda versão do iPad. Denominado simplesmente com iPad 2, o tablet da Apple apresenta algumas inovações em relação ao primeiro modelo, que começou a ser comercializado no Brasil em dezembro de 2010. Os preços da novidade do mundo eletrônico variam de R$ 1.650 a R$2,6 mil.

O iPad 2 deve ser vendido a partir do horário normal de abertura das lojas nas principais cidades do Brasil. Além de Brasília e das cidades gaúchas, a capital Porto Alegre e Caxias do Sul, estão na lista também Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Alphaville e Recife. Porém o lançamento deve ocorrer no Shopping Iguatemi de São Paulo e em lojas on-line como a Apple Online Store.

Os iPads, todos com sistema wi-fi (Wireless Fidelity – fidelidade sem fio), é disponibilizado também nas versões com o padrão 3G, que entre seus serviços, oferece a transmissão de dados a longa distância em ambientes móveis. No final de março deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a venda do eletrônico com os sistemas wi-fi e 3G no Brasil.

Apesar de tecnologias e capacidades diferentes, todos os aparelhos vêm equipados com um novo processador, chamado de A5, com dois núcleos. Os modelos também possuem câmeras traseira e frontal, para realização de videoconferência. A espessura do novo iPad é de 8,8 milímetros e o peso de 580 gramas. Ele vem disponível nas cores preta e branca.

Abaixo, confira a tabela com os modelos e valores do novo tablet:

CAPACIDADE (GB)

VALOR (R$)

TECNOLOGIAS

16

1.650

wi-fi

32

1.900

wi-fi

64

2.200

wi-fi

16

2.050

wi-fi e 3G

32

2.300

wi-fi e 3G

64

2.600

wi-fi e 3G

terça-feira, 24 de maio de 2011

Aquecimento no comércio de tablets


Mesmo com o alto preço dos tablets no Brasil, a expectativa para as vendas internas do aparelho no Natal é animadora. Essas apostas na alta das vendas são de especialistas econômicos. Os dados foram revelados pela pesquisa da empresa de consultoria IT Data. Porém, esses mesmos especialistas lembram que os produtos, assim como os computadores comuns, não são produtos de consumo de massa. Conforme o diretor de pesquisa da IT Data, Ivair Rodrigues, é imaginável a classe “C” adquirindo o produto devido à queda de preço.

Um dos motivos dos especialistas econômicos não apostarem em uma venda do tablet, que tenha o mesmo sucesso como um produto de consumo de massa, é que a novidade no mundo dos eletrônicos não possui as várias funções de um computador ou até mesmo de um aparelho celular. O modelo é um produto que se soma aos gadgets já adquirido, o que torna ao alcance de usuários que possuem uma renda maior.

Outra expectativa é a instalação de fábricas de tablets no Brasil. De acordo com o gerente de mercado e inteligência de negócios da Marco Consultoria, Henrique de Campos Júnior, a concorrência entre estes fabricantes pode influenciar a redução de preços. Devido o crescimento do segmento, cinco vezes maior em comparação ao da média da economia, Júnior ainda lembra que a era é de inclusão digital.

Já a empresa de pesquisa IDC, afirma que as vendas de tablets no Brasil devem chegar a 300 mil unidades somente neste ano, com uma maior movimentação no segundo semestre. Neste período, outros produtos do exterior vão chegar ao Brasil e as fábricas nacionais já vão estar bem posicionadas com seus próprios dispositivos.

Fontes: sites da Zero Hora e Agência Reuters (Priscila Jordão e Alberto Alerigi Júnior)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim de jornais digitalizados pelo Google


O grupo do Google encerrou recentemente os trabalhos de digitalização de jornais e como consequência, a disponibilidade dos mesmos na web. A informação veio através do site Huffington Post. Ainda conforme o site, esta atividade, conhecida como "projeto de escaneamento", visava um local de informações com a finalidade de ser utilizado por todos que acessassem a web.

A empresa informou que os usuários ainda podem acessar os arquivos que já foram digitalizados, como por exemplo, publicações do London Advertiser do ano de 1895 e o L'Ami Du Lecteur, edição histórica da virada do século. Os arquivos podem ser acessados através do news.google.com/archivesearch.

O Google divulgou ainda que encerrou também o serviço de vídeos da companhia. Já fez um mês que o anúncio foi realizado. Contudo, os vídeos ainda são oferecidos aos usuários que migrarem os vídeos hospedados ao YouTube. Vale lembrar que este site que disponibiliza vídeos também pertence ao grupo Google.

Agora pergunto aos colegas: Será que essa febre pode atingir pequenas empresas de comunicação, principalmente as do interior? Claro que isso seria uma opção a longo prazo e mesmo assim, pode ser postada no site da empresa jornalística a versão escrita e com fotos. Contudo, não vai ser oferecida aos “leitores virtuais” no formato original da diagramção.

Penso também que o Google pode ter tomado esta decisão com um possível número de pequenos acesso, já que temos as notícias disponibilizadas em vários suportes que “dão conta do recado” aos usuários, sem levar em conta os vídeos, áudios e outros atrativos que acompanham a matéria ou reportagem.

Fonte: site do Terra

Cuidado com postagens no Facebook!


Cinco funcionários foram demitidos ilegalmente de uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York após criticaram as condições de trabalho deles. A demissão ocorreu porque de acordo com a agência Associated Press, as críticas foram publicadas no Facebook. O quinteto demitido reivindicou os direitos aos reguladores federais de trabalho nos Estados Unidos.

A reclamação publicada na semana passada contra os Hispânicos Unidos de Buffalo afirma que um dos empregados utilizou a rede social para opinar sobre a declaração de um colega. O outro funcionário teria reclamado da falta de atitude de alguns trabalhadores para auxiliar os clientes da organização. Como consequência, alguns empregados defenderam o próprio desempenho e também criticaram a carga horária e questões de carência de colaboradores. Isso provocou a demissão dos cinco trabalhadores pelos comentários considerados como assédio aos empregados.

Alguns dias após o ato, A Junta Nacional de Relações Trabalhistas afirmou que a agremiação Hispânicos Unidos, da cidade de Buffalo, localizada no estado de Nova York, violou a lei federal americana. Esta lei e permite os empregados falarem com seus colegas sobre seus trabalhos e condições laborais. E esta permissão não vem “acompanhada” de represálias.

Diversas investigações relacionadas com o Facebook foram iniciadas pela Junta Nacional desde o ano passado. Durante o período ocorreu a primeira das inúmeras queixas que um escritório oficial apresentou contra uma empresa que despediu um empregado por comentários, também publicados no Facebook. Conforme a porta-voz da Junta Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA, Nancy Cleeland, até o presente momento, ninguém foi a juízo e alguns ainda fizeram acordos.

Uma audiência na presença de um juiz administrativo, em Bufallo foi marcada para o próximo dia 22 sobre este caso. Ainda no último fevereiro, em uma situação semelhante, a Junta Nacional de Relações Trabalhistas avisou aos empregadores para não tentarem impedir o direito dos profissionais discutirem as situações em redes sociais, como o próprio Facebook, Twitter entre outros. Inclusive, O conselheiro geral da Junta, Lafe Salomon, garantiu que seria o mesmo caso se os trabalhadores fizessem comentários deste gênero próximos a um tonel de água da entidade empresarial.

Esse escândalo pode servir como exemplo para muitas pessaos que no Brasil e em outros países postam algo sem ao menos pensar na repercussão que o conteúdo pode gerar em alguma rede social. Afinal, pensar e refletir não faz mal a ninguém.

Fonte: site do Terra

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Caiu na rede (web)? É Bin Laden!

Olá Webcolegas e webvisitantes!

Até morto, o Bin Laden consegue ser “sacudir” o mundo, pois a notícia sobre a morte do terrorista resultou um pico no tráfego on-line com usuários em busca de informações em sites de jornalismo. De acordo com o índice Akamai, que mede as visitas aos principais sites de notícias do mundo, eram 4,1 milhões de visualizações de páginas por minuto às 23h de domingo (horário de Washington), momento em que o presidente Barack Obama fez o anúncio sobre a morte na TV em cadeia nacional. Uma marca considerável.

O número representa um aumento de 28% na América do Norte e de 24% em todo mundo, comparado com as médias para o mesmo período. Por outro lado, conforme o site “Boston.com”, o número não está nem perto dos maiores recordes do Akamai, pois na última semana, por exemplo, o casamento do príncipe britânico William gerou 5,3 milhões de visualizações de site de notícias por minuto.

Twitter
O site “Mashable” informou que o índice Akamai mede apenas sites de notícias. Mas as mídias sociais também apresentaram um enorme crescimento no tráfego on-line durante a divulgação da morte de Bin Laden. O Twitter disse ter recebido 4 mil “tuítadas” por segundo no horário do anúncio de Obama. De acordo com a CNN, o volume de tuítadas em torno da notícia deve se posicionar entre a segunda ou o terceira maior posição da história da rede.

Fonte: site G1

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Obstáculos de contatos

“Podemos fazer jornalismo de qualquer lugar para outro.” Essa frase foi confirmada pela jornalista e ex-repórter da Globo News, Tamira Lebedeff, durante uma palestra que ela ministrava na Unisc no último dia 18. Tamira falou que através de suportes tecnológicos que são disponibilizados, existe a possibilidade de fazermos jornalismo de qualquer local para os “quatro cantos” do mundo. Eu concordo com a jornalista. Principalmente, após um episódio ocorrido nesta semana aqui em Santa Cruz, onde minha tarefa era fazer uma entrevista através da unidade móvel da rádio em que trabalho em uma localidade no interior do município, há aproximadamente 15 quilômetros do Centro.

Em primeiríssimo lugar, mal tinha concluído os primeiros trabalhos que realizo cedo da manhã e já recebi a ligação de um dos diretores da rádio sobre um encontro realizado no interior. Cheguei ao local e o evento não era nada parecido com o que tinham me avisado na rádio. Tampouco, era evento e se juntasse todos os participantes, não era o suficiente para considerar um encontro entre os moradores locais. O tal acontecimento tratava de um programa de troca de sementes de milho, corriqueiro em tudo que é local e não merecedor de uma pauta. Mas já que estava lá e o chefe tinha exigido uma interseção, fazer o que?!

Então tentei estabelecer uma ligação com a rádio através de meu aparelho de telefone celular. Mas o sinal estava fraco. O entrevistado pediu para irmos ao lado do muro do cemitério local onde o sinal era melhor, mas mesmo assim os cortes na ligação eram cruéis. Logo em seguida perguntei à minha fonte se havia próximo ao local onde estávamos uma residência que possuía telefone fixo. A casa que se localizava em frente ao pavilhão, para onde fomos logo em seguida, não possuía um telefone fixo, mas existia um celular com antena externa e que mantinha um excelente sinal. Fomos até a casa e o aparelho estava descarregado. Procuramos o carregador.

Depois de procurar em muitos lugares o tal carregador, achamos o “dito cujo”. O celular ligou um tempo após ter sido ligado e então estabeleci contato com a rádio, pois tinha poucos minutos para entrar ao vivo. Para completar, após todas essas dificuldades e a certa irrelevância de pauta, o sinal que falei anteriormente era bom. Como dizem os usuários do aparelho, existiam todos os “risquinhos” (intensidade do sinal). Mas não sei o que ocorreu com a ligação, pois piorou a qualidade. Logo em seguida, também caiu o cabo da antena que mantinha a ligação. Mas refiz o contato e concluí a móvel. Todo o drama teve um final feliz.

O que quero dizer é que com pouca estrutura, consegui estabelecer contato de um lugar que era praticamente impossível. Não perdi a viajem. Ao mesmo tempo, já cliquei algumas foto que o chefe pediu para publicar no jornal. Se com pouco suporte (somente celular com antena) conseguimos dar andamento ao trabalho, imagina com outros aparelhos que cada vez mais modernizam a estrutura do webjornalismo? Sem falar nos dispositivos usados em outros países, como por exemplo, o Egito e o Japão, onde ocorrem, respectivamente, as guerras civis e tsunami. Neste ponto de vista, volto ao início do post em que concordo com a Tamira sobre o que ela falou. E vocês, leitores, blogueiros, profissionais da área, colegas e professor, também concordam?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reportagem analisada


Com base na aula de jornalismo On-line do dia 29/03, em que o professor Demétrio nos passou a tarefa de analisar uma web reportagem sob todos os pontos de vista que aprendemos durante as aulas da disciplina, se levarmos a fundo esta questão, há pano pra manga. Estudamos nomenclaturas, gerações, formatos e espaços para notícias e até o recurso e uso de potencialidades que a web oferece para quem quer fazer um trabalho completo e de primeira linha.

Porém, existem grupos de comunicação que insistem em manter sua home page na segunda geração, com algumas fotos, news e raramente alguns áudios. Estes mesmos sites sequer colocam um vídeo gravado com uma câmera amadora. Essas pages possuem somente o básico para quem quiser se manter informado sem o conhecimento de maiores detalhes.

Mas para fazer uma análise de reportagem on-line, escolhi conteúdo do Estadão.com.br do grupo Estado. A versão que já possuía uma ótima estrutura em sua versão impressa não se difere muito em seu formato on-line. A reportagem escolhida é “Negociações para saída de Gbagbo fracassaram, diz França” que fala sobre a saída de Laurent Gbagbo da presidência da Costa do Marfim. As lideranças da Organização das Nações Unidas (ONU) e da França tentam negociar a saída com presidente de facto, Ggabgo, para o presidente eleito nas últimas eleições do país assumir o cargo.

Além do texto que serve como base de todo o contexto, existem links que são utilizados para apreciar a notícia e outras informações referentes ao fato. No que diz respeito à hipertextualidade, podemos identificar os links como uma forma de acesso e exploração maior da notícia. Existe também a opção “Notícias Relacionadas”, onde o leitor pode encontrar outras notícias e matérias postadas para uma maior compreensão do contexto.

Os links são apresentados no meio do texto e o que mais se destaca é o que apresenta um áudio do repórter que está no local do fato e quase em tempo real, pos a notícia foi postada por volta das 10h40 de hoje (06/04). O áudio entrou logo em seguida com uma briga que estava acontecendo devido a discórdia de poderes que a reportagem apresenta.

No link seguinte, existe uma matéria publicada pela Agência Efe que mostra a posição da União Europeia em relação aos conflitos no pais. No meio desta matéria, já há um atalho para as fotos do conflito. Um álbum que apresenta várias fotos referentes a esta “quase guerra” estabelecida em decorrência da disputa pelo poder do país africano.

Enfim, há na web reportagem áudio postado, hipertextualidade, com direitor a notícias relacionadas (links") e o tradicional álbum de fotos em um site jornalístico de terceira geração. Inclusive, um dos masi famos sites do gênero do país, assim como sua versão impressa. S´faltou o vídeo, ou imagem em movimento, como queiram. Mas deixo a pergunta: É necessário o vídeo diante de outras explorações em outros suportes? Ou melhor: É possível em que uma reportagem sejam colocados todos os recursos existentes em termos de potencialidades?

Existem em web reportagens em que apresenta o vídeo. Já o áudio, por incrível que pareça, é mais raro. Geralmente, o vídeo e o áudio são utilizados quando o grupo possui, respectivamente, emissora de TV e rádio. Eles reutilizam o que foi transmitido no site.

Para acompanhar a reportagem que usei como referência, acesse:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,negociacoes-para-saida-de-gbagbo-fracassaram-diz-franca,702434,0.htm#noticia

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estadão no iPad



A última quarta-feira (30/03) foi uma data histórica para o Grupo Estado, pois foi lançada exclusivamente para o iPad, a edição do jornal “O Estado de São Paulo”. De acordo com o diretor-presidente do grupo, Sílvio Genesini, a versão é pioneira no Brasil. O jornal foi o primeiro brasileiro a lançar o aplicativo para o iPad no mesmo dia de lançamento do tablet nos EUA, há quase um ano, no dia 3 de abril de 2010.

A edição diária de “O Estadão de São Paulo” através do Tablet custa US$ 1,99 (média de R$ 3,22) e pode ser baixada somente na App Store. Já os assinantes do serviço digital do Estadão, terão acesso pelo valor da taxa normal dos serviços (R$29,90) sem custo adicional. Existe também os benefícios para assinantes do jornal impresso, pois o leitor tem acesso pelo valor da assinatura e mais R$ 10,00 mensais.
A
disponibilidade de “O Estadão de São Paulo” para tablet já é o terceiro formato totalmente inovado, pois o jornal impresso foi redesenhado no site. A segunda inovação foi o lançamento da rádio Estadão ESPN. O novo formato através do tablet da Apple disponibiliza aos leitores áudios, vídeos e demais recursos fotos, aproveitando as potencialidades do suporte.

Para os usuários de tablet que não são da marca Apple, o iPad, não precisam se desesperar pensando que vão ter que trocar de aparelho. Na verdade, o grupo pretende lançar o Estado tablet para outras plataformas. O objetivo do Estado é também disponibilizar a novidade através de tablets de outras marcas, como por exemplo, os que utilizam o aplicativo Android 3.0.
Confirma a matéria completa acessando o link:

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_60826.htm

Fonte: Grupo Estado

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais fotos da aula



Foto da turma


Atenção!

Galera das aulas de Jornalismo On-line da agência Lab9:

A próxima quarta-feira (06/04) ficou agendada para a foto do blog. Então não esquçam do perfume. O horário vai ser definido no início da aula do dia. Algo do tipo: " 'Vamô batê' a foto!". Descemos ao primeiro andar e pronto.

Então está marcado: próxima quarta (06/04).

Já aproveitando o gancho, vou postar algumas fotos neste recado.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Geração On-line


Para uma análise de jornalismo on-line , escolhi o site "O Informativo” de Lajeado, Vale do Taquari, pertencente a Rede Vale de Comunicação para analisá-lo. Em primeiro lugar, a versão on-line do jornal é de segunda geração devido a não exploração de todas as potencialidades oferecidas pela rede. Desde o ano de 2008 disponível pela Internet, ele possui os atrativos básicos que, no mínimo, devem ser oferecidos ao leitor on-line.

O internauta (leitor) que deseja acessar o jornal pelo celular, notebook, microcomputador ou até mesmo pelo tablete, além das notícias publicadas na versão impressa, confere também o serviço de previsão do tempo, últimas notícias e link’s para blogs próprios. Não que estes serviços sejam o diferencial. Mas para quem os acessa, pode ficar basicamente atualizado e saber previamente a temperatura média do dia.

O site também possui os links dos blogs que fazem parte do site. Um deles, com postagens sobre a cidade sede do jornal (Lajeado; o segundo sobre o meio-ambiente e o terceiro, que funciona semanalmente com assuntos políticos. Um dos atrativos que a maioria dos sites jornalísticos sobre jornal impresso possuem que é ler página por página, como um tabloide digitalizado (com direito ao efeito sonoro de virar a página).

A home page de “O Informativo” ainda apresenta um menu na lateral esquerda com as editorias e um link para o vídeo do site do provedor Terra sobre a previsão do tempo diária. Mas mesmo com este link para vídeo. O próprio site não explora este tipo de atrativo, bem como a ausência de áudios. E na lateral direita da tela inicial, uma grande característica do jornalismo on-line de segunda geração: um menu de últimas notícias, além de enquetes, galeria de fotos (já em uma tela secundária) e até classificados entre outros .

Visite e confira: www.informativo.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2011

Simpósio "conecta" jornalistas on-line



Caros colegas!

Para nós que temos um enorme interesse pelo jornalismo on-line, principalmente por estarmos cursando a disciplina específica e também para quem deseja seguir na área, vale a pena deixar este recado: Ocorre nos próximos dias 1° e 2, a 12ª edição do Simpósio Internacional de Jornalismo Online. O evento acontece na Universidade do Texas, em Austin (EUA).

Você agora deve estar pensado: “Pronto! O Júlio pirou! Quem vai a Texas assistir a um simpósio?!”. No entanto você pode acompanhar o simpósio sem sair do lugar onde você se encontra agora, pois para este ano, a organização irá transmitir as imagens das atividades durante todo o simpósio através da internet, o que acaba fazendo com que o reconhecimento sobre o evento esteja ao alcance do mundo.

O simpósio tem como atrações palestras de executivos de NPR (National Public Radio), CNN.com e Patch.com, além de painéis com a participação de representantes de veículos como BBC News e The New York Times entre outros. A programação inicia com a palestra da presidente e diretora-executiva da NPR, Vivian Schiller. Já à tarde, a palestra fica por conta da vice-presidente e editora do CNN.com, Meredith Artley.

O Simpósio Internacional de Jornalismo Online foi criado em 1999 pelo Knight Canter for Journalism in the Américas (Centro Knight para Jornalismo nas Amércias). O encontro já é tradicionalmente conhecido por suas palestras de ótima qualidade, bem como as excelentes apresentações de painéis de acadêmicos e profissionais da área. A expectativa da organização é de superar as 50 inscrições de trabalhos em 2011.

A transmissão do simpósio pode ser acompanhada através de seu site oficial, o http://online.journalism.utexas.edu/program.php?year=2011. No site oficial, também existe o formulário para a inscrição e outras informações. O evento é uma realização do programa da Cátedra Knight de Jornalismo, da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade do Texas e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, administradoo pelo jornalista Rosental Calmon Alves.

Fontes: http://guinnessbrasil.blogspot.com e http://www.jornalistasdaweb.com.br


segunda-feira, 14 de março de 2011

AOL compra jornal on-line

Neste mundo concorrente por disputa de pautas e furos entre jornalistas, a América On-Line (AOL) adquiriu o jornal on-line "The Huffington Post", que possui a visitação mensal de no mínimo, 117 milhões de internautas. Tudo bem que isso não é novidade, pois a notícia foi divulgada no último dia sete (7). A "boa nova" é que os brasileiros também vão ter acesso à página que contém infirmações dos quatro cantos do mundo.

Do total da média de visistantes 117 milhões de internautas da página da Huffington Post residem nos EUA. O acesso ao jornal digital só chegará ao Brasil após a compra da AOL.
Também consta no contrato realizado entre os diretores da AOL e da Huffington, que uma das cofundadoras do site, Arianna Huffington, será a editora-chefe e presidente do grupo que irá englobar o conteúdo do jornal digital e também da AOL, o ""Huffington Post Media Group".

De acordo com a AOL, a nova ideia do site e aprimorar as informações e notícias disponiveis com muita interatividade e entretenimento entre os leitores. O contrato de compra e mudanças na empresa deve acontecer até o fim do primeiro semestre de 2011.
Para visitar o site da Huffington, acesse o www.huffingtonpost.com.

Boa visita!

fontes: revista Exame Informática (exemplar nº 198/março) e site G1.