Moçada, logo mais à noite, conforme combinamos, assistiremos ao filme Intrigas de Estado, de Kevin Macdonald e com Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams e outras beldades mais no elenco.
O filme é importante porque aborda a questão convergência midiática sob outro prisma, mais ligado às complexificações que se estabelecem no âmbito das organizações a partir do momento em que moléculas e dígitos dialogam mais estreitamente que às benesses decorrentes dessa aproximação.
Um trecho da sinopse: "Cal McAffrey, interpretado por Russell Crowe, é um Repórter Especial, com caixa alta, pois esse é seu posto. Ele é do tipo que conhece as pessoas certas nos lugares certos e tem um faro apurado, enfim, um detetive hábil como o Batman nos seus melhores momentos. Ao seu lado está a blogueira Della Frye (Rachel McAdams), jornalista jovem, inexperiente e cheia de vontade de aparecer".
Serão 127 minutos de filme, seguidos de debate.
Mostrando postagens com marcador Palavra do professor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Palavra do professor. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 29 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Projeto Reverso trabalha com bastidores de telewebs
Gente, o pessoal do curso de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está disponibilizando uma experiência muito legal em vídeo, com a qual certamente podemos aprender um pouco mais quando o assunto é uso de imagens jornalísticas em movimento na web.
Trata-se do Reverso, projeto interdisciplinar com fins educacionais, cuja idéia é abordar os bastidores do processo de produção de um telejornal.
Por que bastidores? Porque são espaços que costumam ficar restritos à memória dos participantes ou, no máximo, compor acervos abandonados em um canto da estante, material ou virtual.
A ideia, proposta pelos estudantes da UFV, é, a partir desses bastidores, construir um lide que pode ser acessado no menu superior.
O site é feito com Yola, enquanto que os vídeos são depositados no YouTube. A moçada também usa o Facebook e o Twitter para dar seu recado,
A ordem do acesso às informações depende de quem acessa o site. Clique na imagem para fazê-lo.
Trata-se do Reverso, projeto interdisciplinar com fins educacionais, cuja idéia é abordar os bastidores do processo de produção de um telejornal.
Por que bastidores? Porque são espaços que costumam ficar restritos à memória dos participantes ou, no máximo, compor acervos abandonados em um canto da estante, material ou virtual.
A ideia, proposta pelos estudantes da UFV, é, a partir desses bastidores, construir um lide que pode ser acessado no menu superior.
O site é feito com Yola, enquanto que os vídeos são depositados no YouTube. A moçada também usa o Facebook e o Twitter para dar seu recado,
A ordem do acesso às informações depende de quem acessa o site. Clique na imagem para fazê-lo.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Um programa bem bacana
Moçada, a partir do trabalho que o pessoal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está realizando com fotografia na web, entrei no programa Photosynth e criei um primeiro ensaio, na verdade bem tosco, que reproduzo abaixo com fins ilustrativos.
A questão inicial que coloco é: e como utilizar essa ferramente no webjornalismo?
O programa, desenvolvido pela Microsoft, é interessantíssimo, como vocês podem perceber: trata-se de uma ferramenta que sincroniza uma sequência de fotos e simula um ambiente virtual em três dimensões.
Ou, por outra, permite que o usuário navegue por diversos ângulos de um mesmo lugar.
Para instalar o aplicativo são necessárias três condições:
1 Ambiente Windows.
2 Banda (bem) larga.
2 Conta Photosynth.
Há um vídeo que explica como tudo funciona.
A questão inicial que coloco é: e como utilizar essa ferramente no webjornalismo?
O programa, desenvolvido pela Microsoft, é interessantíssimo, como vocês podem perceber: trata-se de uma ferramenta que sincroniza uma sequência de fotos e simula um ambiente virtual em três dimensões.
Ou, por outra, permite que o usuário navegue por diversos ângulos de um mesmo lugar.
Para instalar o aplicativo são necessárias três condições:
1 Ambiente Windows.
2 Banda (bem) larga.
2 Conta Photosynth.
Há um vídeo que explica como tudo funciona.
domingo, 19 de junho de 2011
Experiência fotográfica na web realizada por alunos da UFV
Moçada, como observaremos, ali na frente, o uso de fotografia na web, sugiro, desde já, uma visita ao material que o pessoal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) disponibiliza no espaço para a exposição dos trabalhos fotográficos desenvolvidos no Curso de Jornalismo.
Também recomendo uma visita à vídeo-foto realizada na Lagoa da UFV, fotografada a cada 30 segundos em dois dias; no primeiro dia com 1 hora e, no segundo, com 2 horas e aproximadamente 600 Imagens.
Por aqui.
Também recomendo uma visita à vídeo-foto realizada na Lagoa da UFV, fotografada a cada 30 segundos em dois dias; no primeiro dia com 1 hora e, no segundo, com 2 horas e aproximadamente 600 Imagens.
Por aqui.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Exercício aplicado de radiowebjornalismo
Moçada, como adiantado por e-mail, faremos um exercício aplicado de radiowebjornalismo na próxima aula, após termos analisado alguns exemplos.
A vinheta já está disponível no grupo de discussões do yahoo.
O programa que usaremos para postar as matéria é esse aí debaixo.
A vinheta já está disponível no grupo de discussões do yahoo.
O programa que usaremos para postar as matéria é esse aí debaixo.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Entrevista Coletiva On-line
Moçada, Marcelo Träsel, da PUC, professor de On-line, convida a todos para conferir o projeto que ele e o professor André Pase têm levado adiante desde o semestre passado na Famecos/PUCRS.
Trata-se de uma entrevista coletiva transmitida ao vivo pela Web e redes sociais pelos alunos de Jornalismo Online I da PUC.
Entrem por aqui para conferir o material.
Os entrevistados são Carlos Simon (Estado) e José Mocellin (Prefeitura), responsáveis pela preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014.
Trata-se de uma entrevista coletiva transmitida ao vivo pela Web e redes sociais pelos alunos de Jornalismo Online I da PUC.
Entrem por aqui para conferir o material.
Os entrevistados são Carlos Simon (Estado) e José Mocellin (Prefeitura), responsáveis pela preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Para a aula desta quarta, 27
Moçada, para a aula de logo mais à noite trabalharemos três assuntos:
1 diálogo com o pessoal do Imperatriz Notícias, da UFMA;
2 Web 2.0;
e, finalmente,
3 a vídeoconferência Formatos de linguagem no webjornalismo, que a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Raquel Longui ministrou para alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Há um link também na imagem para quem quiser assistir o vídeo desde já
1 diálogo com o pessoal do Imperatriz Notícias, da UFMA;
2 Web 2.0;
e, finalmente,
3 a vídeoconferência Formatos de linguagem no webjornalismo, que a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Raquel Longui ministrou para alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Há um link também na imagem para quem quiser assistir o vídeo desde já
terça-feira, 26 de abril de 2011
Inicia-se diálogo entre Imperatriz Notícias e Agência Lab9
Moçada, o pessoal do Imperatriz Notícias, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entrou em contato e fez também um vídeo para abrirmos os trabalhos.
Confiram por aqui a matéria comentando o assunto.
A mesa está posta. Quem se habilita?
Confiram por aqui a matéria comentando o assunto.
A mesa está posta. Quem se habilita?
sábado, 16 de abril de 2011
Livro sobre radiojornalismo hipermidiático em PDF
Moçada, foi lançado, essa semana, o livro “Radiojornalismo Hipermidiático”, de Débora Cristina Lopes, sobre a relação entre rádio e convergência.
Leitura importante para as discussões que se avizinham, sobre radiowebjornalismo.
Clique na capa para ter acesso à versão em PDF.
Leitura importante para as discussões que se avizinham, sobre radiowebjornalismo.
Clique na capa para ter acesso à versão em PDF.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
quinta-feira, 31 de março de 2011
Um vídeo-alô aos colegas da UFMA Imperatriz
Nossa turma aproveitou o convite realizado pela moçada do site Imperatriz Notícias, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, realizado por meio do professor Lucas Santiago, e desenvolveu, na aula de ontem (quarta, 30/3), um vídeo-alô aos colegas maranhenses.
Tudo muito simples, no improviso; apenas pra dizer "oi".
Em breve teremos mais notícias sobre a parceria entre a moçada que estuda webjornalismo na UFMA Imperatriz com os colegas aqui do Sul.
Tudo muito simples, no improviso; apenas pra dizer "oi".
Em breve teremos mais notícias sobre a parceria entre a moçada que estuda webjornalismo na UFMA Imperatriz com os colegas aqui do Sul.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Vamos escolher um logo novo para o blog?
Moçada, os colegas da Agência Experimental de PP elaboraram um série de sugestões de logo para nosso blog.
Estão aí embaixo.
Vamos escolher qual a mais bacana? Usem o espaço dos comentários.
(Nossos visitantes também podem opinar.)
Estão aí embaixo.
Vamos escolher qual a mais bacana? Usem o espaço dos comentários.
(Nossos visitantes também podem opinar.)
terça-feira, 22 de março de 2011
Sobre o Site Repórter Universitário
Moçada, sugiro a todos uma visita ao site Repórter Universitário, desenvolvido pelos alunos do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba e coordenado pelo professor Roberto Faustino, com colaboração de Fernando Firmino da Silva.O espaço ainda está em construção, mas pode-se observar, desde já, que se trata de uma experiência importante quando o assunto é webjornalismo, construída na plataforma wordpress e focada principalmente no jornalismo informativo, sem esquecer da opinião.
Também porque explora, em uma perspectiva convergente, áudio, imagens em movimento, utilizando-se de recursos 2.0 em alguns momentos (youtube, twitter, orkut, facebook etc.).
Proponho que todos analisem o trabalho dos colegas e estabeleçam, desde já, contato com a moçada.
O desafio que coloco é: por que não fazermos algo juntos?
sábado, 12 de março de 2011
Pra começo de conversa
Ainda de maneira experimental, ainda em fase de construção, ainda em processo: com este post abro, na condição de professor da disciplina de Jornalismo On-line da Unisc, primeiro semestre de 2011/1, os trabalhos do Blog Agência Lab9.
O que faremos e de que modo isso se dará a gente explica na seqüência.
Por hora, sejam todos bem-vindos.
O que faremos e de que modo isso se dará a gente explica na seqüência.
Por hora, sejam todos bem-vindos.
Assinar:
Postagens (Atom)




