Mostrando postagens com marcador Lucas Dalfrancis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lucas Dalfrancis. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Google bloqueia aplicativo que migra dados do Orkut para Facebook

O Google bloqueou o aplicativo MigraKut utilizado por usuários do Orkut para migrar o conteúdo do site para o Facebook. Segundo o criador da ferramenta, o brasileiro Rafael Zanoni, o bloqueio começou entre 16 e 17 de junho. Lançado em março deste ano, o Migrakut atingiu a marca de 1 milhão de usuários em 14 de junho. Ao ser instalado no Facebook, o aplicativo permitia transferir os álbuns do Orkut para a rede social criada por Mark Zuckerberg.

Na terça-feira, dia 5, o Facebook havia bloqueado uma ferramenta que permitia aos usuários exportarem seus contatos para o Gmail. Chamado de Facebook Friend Exporter, o programa, que é uma extensão do navegador Chrome, era usado por usuários da rede social Google+ para recriar sua rede de contatos.

O Google confirmou que não permite que usuários utilizem ferramentas automáticas para retirar conteúdo. No entanto, Zanoni alega que o Migrakut não removia o conteúdo do Orkut.
O Google ainda disse que mantém ferramentas on-line para que seja possível que cada internauta remova seus dados de qualquer plataforma do Google. “O Google acredita que os dados confiados a suas plataformas pertencem aos usuários. Ou seja, o internauta tem toda liberdade de retirar suas informações a qualquer momento”, explicou em nota a companhia.

CCE vai colocar tablet no mercado

A fabricante CCE irá lançar em agosto no mercado brasileiro seu próprio tablet, com sistema operacional Windows 7. Chamado de Win Touch, o aparelho será apresentado na feira Eletrolar Show, que ocorre entre os dias 5 e 8 de julho em São Paulo. Ainda não há preço definido pelo produto.

O tablet possui processador Intel Atom, tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, memória SSD de 16 GB, câmera de 1,3 MP e conexão Wi-Fi. Segundo a fabricante, é o primeiro tablet nacional a ter plataforma amigável e a ser compatível com a suíte Microsoft Office.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Película promete transformar tela de celular e TV em monitor 3D

Uma película, similar as utilizadas para proteger a tela de celulares, promete fazer com que os aparelhos reproduzam fotos e filmes em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Chamado de Pic3D, o acessório apresenta versões de para iPhone, que custa a partir de 2 mil ienes (cerca de R$ 38) até para monitores, ou TVs, de 23 polegadas, que sai por 15 mil ienes (R$ 291, aproximadamente).
O acessório utiliza um sistema que, de acordo com a fabricante Global Wave, permite transmitir 90% da iluminação da tela dos aparelhos e proporciona um ângulo de visão de 120º. A tela funcionará para vídeos e fotos em 3D que apresentam imagens "lado a lado", como alguns vídeos do YouTube, por exemplo.
Ainda, segundo a empresa, há versões para iPad, iPod touch e monitores ou telas de 12,1 polegadas, 21,5 polegadas e 23 polegadas. A previsão da Global Wave é iniciar a venda do produto a partir de agosto.


Com informações do G1

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cidade beatlemaníaca


A proposta da radioweb, produzida por mim (Lucas Dalfrancis), Alan Camargo e Diana de Azeredo é evidenciar a paixão de Santa Cruz do Sul pelos garotos de Liverpool. Em seu calendário de eventos oficial, a cidade conta com o Dia Beatle e por cinco vezes a banda The Beats esteve por aqui. Não é apenas o quarteto Fritz, Frida, Max e Mili quem são os personagens de destaque quando o assunto é festa, pois John, Paul, George e Ringo também ganham vida quando o ritmo é rock.

Vale lembrar que o grupo The Beats, considerado o melhor cover de Beatles do mundo, se apresenta em Santa Cruz dia 20 de julho. Na última apresentação, o espetáculo foi visto por mais de 700 pessoas no teatro do Colégio Mauá. O sucesso deve se repetir no próximo mês. Afinal, o idioma beatle é bastante conhecido em terras santa-cruzenses.

Debatedores risonhos

Jamais imaginei a carne como geradora de gargalhadas. Todavia, num debate sem ensaios, são plausíveis manifestações contundentes e inspiradoras para tal. Facetas ocultas ganham as câmeras e causam impacto. Quem diria que por detrás dos óculos ajuizados e do sorriso inocente de Diana Azeredo estaria uma atroz canibal. Sim, ela revelou sua preferência. “Defendo o consumo de carne humana”, bradou a mocinha.

Enquanto isso, Julio Assmann abordou sobre a degustação da saborosa picanha de segunda. Embora o açougue em que o rapaz compra seja “único”, ele confirma a existência da carne. Daniele Rubim deixou clara sua preferência pelas peças nobres. O paladar requintado da jovem permeia entre salmão e camarão. Mas ela declara ser apreciadora de churrasco. “Na minha casa tem carne todos os dias. Não consigo comer sem”, reforçou em tom de carnívora voraz, Berenice Bohnem.

Nesta expedição pelo mundo do coração de galinha, dos peixes, dos toicinhos e da carne humana, o mediador manteve-se ponderado e sério. Embora houvesse motivos para cair no deboche, Lucas Dalfrancis esteve firme e segurou as rédias. Todo o trabalho foi monitorado pelo produtor, Alan Camargo, que pôs em ação o quadrinho mágico dos 30 segundos e Deu!

Como bom professor, Demétrio de Azeredo Soster foi conferir o desenvolvimento do trabalho no estúdio. Mas depois de presenciar Diana se assumir como canibal – fator que coloca em xeque a reputação da família – Demétrio saiu de fininho. Com questionamentos postos e respostas à altura, o debate dos risonhos alcançou a meta.
Obs.: Nada melhor para instigar a criatividade nos futuros jornalistas do que aulas criativas.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trem das 9 movimenta os trilhos virtuais

A turma de jornalismo on-line da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ministrada pelo professor Demétrio de Azeredo Soster, esteve duas semanas trabalhando na produção do 1º teleweb da disciplina. Batizado em aula de Trem das 9, os acadêmicos dividiram-se em quatro grupos e ao elencar as pautas – melhor idade, alimentação na Unisc, juventude e moda – saíram a cata de histórias peculiares a fim de ilustrar os assuntos com originalidade. O material recebeu identidade própria e, ao exibir as temáticas, instiga o internauta a fazer uma viagem. A produção integrou os colegas e rendeu, no computo final, um resultado exitoso.

Teve repórter a bailar com idosos, apresentador ensopado por causa da chuva e gente estressada porque o entrevistado insistia em responder o contrário. Entretanto, a ênfase maior vai para a dedicação. Os aspirantes a jornalistas partiram da zona de conforto para embarcarem no desafio proposto pela disciplina e, com perspicácia e originalidade, mantiveram a unidade ao abordar assuntos distintos. Talvez nem tudo tenha saído conforme o planejado, mas cada tropeço reflete em aprendizado.






quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trem das 9 (apresentação)

Galera!

Estou trabalhando na construção de um roteiro criativo – as ideias já estão postas no papel e conto com o auxílio do Alan e do professor Demétrio. Aguardo até sexta-feira, dia 29, pelas chamadas de cada grupo (para ficar uniforme seria bom dispensar o pé). O respeito com as datas é de suma importância para que não haja furos em nosso cronograma. Afinal, o prazo é curto. Ok?

Após, com o roteiro finalizado, para dar mais unidade aos blocos serão feitos links a partir de cada pauta. Deste modo, a conexão de assuntos é que irá definir a ordem das temáticas de cada bloco. Eu (Lucas) e o Alan conversamos sobre este ponto com o Demétrio durante a aula, e disse não haver problemas.

Com o roteiro fechado envio para revisão do professor, que devolve durante o fim de semana. Como a gravação será em área externa preciso decorar o texto. Sairemos da Unisc TV, eu e o Alan, na próxima segunda-feira, às 14 horas. Quem quiser nos acompanhar beleza, toda sugestão a fim de enriquecer o trabalho é bem-vinda. Para situar a turma, a tomada das imagens, digo o cenário da apresentação, será na antiga Estação, situada na Praça.



>> Sugestões podem ser feitas por e-mail.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Salve aos imperadores!

Em nome dos colegas de disciplina – se tenho a permissão – gostaria de externar as boas-vindas aos amigos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nesta conexão engrandecedora tenho a confiança do pleno êxito. Seja através da construção do saber, da troca de experiências, ou mesmo, ao considerar a relação para além dos parâmetros didáticos convencionais. Afinal, jornalismo é isso: inovação e criatividade.

A galera da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pela grande inteiração do blog, denuncia o ritmo veloz da turma – sem pecar na qualidade de produção. Nesse compasso, seguiremos a parceria com a Imperatriz Notícias. A próxima etapa é colocar a teoria em prática e mostrar que os aspirantes a comunicadores possuem a perspicácia necessária para provar que a distância é mero detalhe

Smart TV aposta na mídia on-line


Há tempos o conceito de mobilidade e convergência dominam os produtos eletrônicos. De celulares a geladeiras, a execução exclusiva de tarefas primárias não é mais considerada apenas opção nos dispositivos portáteis. A popularização dos smartphones indica o fenômeno. O celular não substituiu o computador, nem a câmera dedicada, mas de forma veloz está reformulando este conceito.

Os celulares inteligentes também popularizaram o termo “smart”, que hoje pode ser encontrado como prefixo em diversos aparelhos em nossa casa. Mas, aparentemente, o termo se estendeu para as lojas. A Samsung entendeu o contexto e decidiu ir além. Apresentaram a Smart TV, que permitirá controlar a televisão e acessar conteúdo on-line diretamente dos tablets e outros dispositivos.

Televisores com internet não são novidade. Muito menos para a Samsung, como deixou claro o presidente da companhia, B. K. Yoon: "O maior erro das pessoas em relação à Smart TV é pensar que é apenas uma TV com computador", disse. A novidade fica por conta das possibilidades que a integração entre dispositivos pode permitir. Imagine o que será dos canais de vendas com um produto desses em mãos?

No Brasil, a Samsung já demonstrou que dará atenção à necessidade de convergência em aparelhos como o Galaxy Tab - o único com receptor de TV digital e analógica ao mesmo tempo. Se por aqui ainda não é popular 'assistir TV via internet, sem ser pelo YouTube – onde os limites da banda larga são o grande entrave –, em mercados desenvolvidos, a Samsung se mostra atenta às novas formas para consumir o conteúdo.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Google testa serviço de compras coletivas


A gigante da internet – Google – lançou na semana passada uma versão beta (de testes) do serviço Google Offers. A ferramenta poderá competir de igual para igual com o popular site de compras coletivas Groupon. Os testes do serviço de cupons começaram na região de Portland, no Oregon (EUA) e, conforme a adesão dos usuários, ambiciona alcançar o mundo.

Tal como o Groupon, o Google Offers é projetado para enviar aos usuários cadastrados avisos diários de descontos em restaurantes, serviços e atrações diversas. De acordo com a página de adesão do Google Offers, as ofertas nos cupons têm descontos superiores a 50%. Os serviços de estética e entretenimento, neste início, têm sido os mais procurados.

Outra empresa que segue essa trilha é o Facebook. Em novembro, a empresa anunciou o Facebook Deals – recurso que permite a negócios locais e oferece promoções a pessoas aos visitantes da página. No mês passado, o site fez um ajuste em seu Facebook Deals. Agora, ele leva as promoções diretamente a seus usuários, assim como faz o Groupon.

sábado, 23 de abril de 2011

Apostas da Mega Sena podem ser feitas pela internet

A Caixa Econômica Federal colocou em operação na última quinta-feira, dia 21, o projeto piloto que aceita apostas para Mega Sena pela internet. O anúncio foi feito na quarta-feira pelo presidente da instituição, Jorge Hereda.

A novidade, inicialmente, será restrita aos clientes da Caixa e deverão ser feitas por meio do Internet Banking Caixa. Outros jogos deverão ser acrescentados com o tempo, conforme dados fornecidos pela assessoria de imprensa do banco.

Para fazer apostas pela internet, o correntista deverá acessar o site www.caixa.gov.br, clicar em Loterias e escolher as dezenas na tela do computador. O sistema gera uma aposta, que é debitada da conta corrente. O limite máximo diário para apostas é de R$ 100,00 e, para jogar, o correntista deve ter 18 anos ou mais. O serviço estará disponível das 12h às 18h (horário de Brasília).

Informações da Agência Brasil

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Análise de reportagem na web: Resgate no Chile

O talentoso Rodrigo Lopes, de Zero Hora (ZH), com redação afinada e conceitos multimidiáticos presentes na carreira, sabe construir uma reportagem em profundidade com perspicácia. Ao analisar o emprego de ferramentas na web, em reportagem, optei por observar a forma como a ZH contou a história do renascimento dos 33 mineiros soterrados no deserto do Atacama, no Chile. O conteúdo foi produzido de 11 a 16 de outubro de 2010 e teve a participação do estudante de Jornalismo Álvaro Andrade – vencedor do concurso Primeira Pauta.

A dupla de correspondentes criou um blog específico para tratar do tema. Ao incorporar vídeos, fotografias, transmissões ao vivo e áudios, o suporte descrevia com instantaneidade o desenrolar dos episódios. Além de transmitir as informações, até mesmo por Twitcam – a fim de transmitir a veracidade e a emoção vivenciada –, o material contava os empecilhos enfrentados: desde a falta de internet até a dificuldade para se alimentar.

Ao utilizar esses recursos, os leitores mergulharam na realidade da cobertura. Deixaram de lado o papel comum de expectadores para, ao lado dos repórteres, serem protagonistas da história. A bota do repórter que rasgou; mais de 24 horas sem dormir, sendo alimentado somente por notícias, a fome e o causo da mulher traída de um dos mineiros que não iria assistir sua volta à vida foram dados curiosos, que instigavam a essa conexão de interatividade.

Além de abastecer a web, as informações eram veiculadas para televisão, rádio e depois, resultou em matéria de 12 páginas para ZH, numa edição especial. A reportagem foi a mostra que a web, na era contemporânea, além de informar com mais velocidade, faz uso de recursos inteligentes e aproxima a população de massa. A proposta foi exitosa e alcançou seu objetivo: transmitir o fato histórico com cheiro, gosto e alma.

Primeira Pauta está com as inscrições abertas


Criado por Zero Hora em 2009, o concurso cultural Primeira Pauta está com as inscrições para sua terceira edição. Desde o último domingo, dia 17, estudantes de Jornalismo estão convidados a responder à pergunta “Por que eu quero ser jornalista?”. A partir da resposta sairão os primeiros selecionados. Após, a competição segue com outras duas etapas. As inscrições podem ser feitas pelo Blog do Editor de Zero Hora, até às 23h59min do dia 29 de maio.

Na primeira edição, a vencedora foi Mariana Müller, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e, na segunda, Alvaro Andrade, estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O prêmio para o ganhador é acompanhar a produção, a apuração e a edição de uma reportagem especial, no segundo semestre deste ano.

Entre os inscritos, dez semifinalistas serão selecionados para a próxima etapa, na qual deverão escrever outro texto, de acordo com tema proposto pelos editores do jornal Zero Hora. Para a escolha dos cinco finalistas, além da seleção feita por repórteres e editores, uma das vagas será decidida por voto popular, através do site. Confira o regulamento completo aqui. Em caso de dúvidas ou mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail primeirapauta@zerohora.com.br.


Cronograma:

Primeira etapa: as inscrições, com preenchimento da ficha de inscrição e envio do texto, devem ser feitas até 29 de maio.

Segunda etapa: os dez selecionados deverão enviar novo texto, com tema a ser divulgado, entre 20 de junho e 8 de julho;

Terceira etapa: a escolha dos cinco finalistas – que serão submetidos à entrevista e novo texto – será feita por uma comissão de repórteres e editores, um deles será selecionado por voto popular no Blog do Editor, entre 9 e 22 de julho.