quarta-feira, 23 de março de 2011

Estadão, um site jornalístico de 3ª geração

Para a análise de jornalismo on-line, o jornal escolhido foi O Estadão de São Paulo que possui características de 3ª geração, por explorar todas as potencialidades oferecidas pela rede. Faz uso de recursos de multimídia como sons, imagens, vídeos etc. Também disponibiliza o uso de recursos de interatividade, redes sociais como twitter, facebook, blog entre outros, o que permite a participação constante do leitor.

O site procura destacar a importância das informações através de títulos em destaque (manchetes), fotos e vídeos. Permite aos leitores escolher os conteúdos que desejam acessar, a trajetória a ser seguida e a ordem que preferem visualizar as matérias, disponibilizando uma forma rápida de encontrar as informações.

O jornal oferece canais de notícias, multimídias, blogs, arquivos, serviços, formato digital, versão PDF, no celular e RSS e agora acaba de lançar o primeiro aplicativo brasileiro de notícias para tabletes (iPad e outros). Com este aplicativo você pode acompanhar em tempo real o que aconteceu no Brasil e no mundo.

2 comentários:

  1. Olá pessoal, vou aproveitar a última postagem para fazer um convite!

    Sou professor de Jornalismo aqui na federal do Maranhão, em Imperatriz, e pensei que poderíamos usar a Internet para realizar uma matéria em conjunto, alunos daqui e daí.

    O que acham? Qual seria a pauta?

    Ah, visitem também o nosso site, é feito em Joomla! www.imperatriznoticias.com.br

    abs

    ResponderExcluir
  2. Grande Lucas!

    Discutirei a proposta com a turma na quarta, quando então lhes daremos retorno, ok?

    Mas topamos o desafio desde já, com certeza!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir