terça-feira, 10 de maio de 2011

Bombardeio de informações



A abordagem da morte de Osama Bin Laden, publicada no site da revista Veja, pode ser analisada conforme o conceito de pirâmide deitada. Afinal, a página online não se limita a um texto informativo, com estrutura do lead. O assassinato do terrorista deixa de ser um fato para se tornar um tema abordado em formato especial.

Com a foto do presidente Barack Obama, a reportagem se inicia com o anúncio da morte do líder responsável pelo atentado de 11 de setembro. Abaixo dessa matéria, estão outras duas: a primeira sobre o segundo terrorista mais procurado do mundo e a segunda mostrando a trajetória de Osama. Outros cinco textos informativos contextualizam o fato.

A estrutura segue com manifestações de articulistas. Nesse ponto, já se percebe o jornalismo opinativo. As análises sobre a morte do terrorista também encontram expressão em vídeos. Em uma das abordagens audiovisuais chama a atenção o sentimento de vingança manifestado, inclusive, entre crianças norte-americanas.

Infográficos detalham a operação contra Osama e a quantia gasta em guerra pelos Estados Unidos. Galeria de fotos e vídeos complementa o material. Por meio de links, a hipertextualidade garante a conexão entre os conteúdos. Mesmo tendo a chance de escolher o que acessar, o internauta é bombardeado de informações. Em meio a tantas ofertas, dá até para ficar tonto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário