Na última aula de Jornalismo Online aprendemos sobre as nomenclaturas e funcionalidades das chamadas Web 1.0 e 2.0. O termo “Web 2.0”, atualmente em vigor, diz respeito às páginas da internet que oferecem, sobretudo, interação. O “poder” do usuário é evidente nesse novo modelo. O internauta tem a possibilidade de criar conteúdo na plataforma online, conforme é observado no Twitter e YouTube.
A Folha de São Paulo publicou, ontem, uma especulação sobre o “boom” da internet 2.0. Segundo a matéria, uma nova bolha estaria se instaurando. Isso porque a perspectiva de descobrir um novo lado das redes sociais impulsionaria a corrida de capital de risco por empresas de internet iniciantes. O primeiro boom da Web ocorreu há pouco mais de uma década.
Nos primeiros quatro meses de 2011, foram mais de US$ 5 bilhões em capital para investimento em empresas novatas. Ainda que pequena se comparada aos anos do boom, a quantia coloca 2011 no caminho para se tornar o ano mais movimentado em termos de investimento inicial desde 2000. O mais recente frenesi traz algumas das características da mania passada: otimismo sobre empresas "conceituais" que ainda não lançaram sites.
O comportamento de rebanho entre os investidores gerou rumores sobre a formação de uma nova bolha da internet, especialmente agora que os analistas estão encontrando valores de US$ 70 bilhões para o Facebook. E aí, colegas? Vocês apostam em um novo boom (dessa vez da internet 2.0)?
Fonte: Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário