segunda-feira, 23 de maio de 2011

A disputa por atenção

Tive a oportunidade de participar, há duas semanas, em Porto Alegre, do Business IT South America (BITS), uma conferência ligada ao setor de TI que abordou bastante a questão da comunicação online. A programação não era voltada ao jornalismo, mas alguns dados são bem relevantes à nossa área. Principalmente os trazidos pelo experiente Marcelo Coutinho, executivo do Terra.

> Cada vez mais se navega na internet ao mesmo tempo que se faz outra coisa. Isso não é novidade. Um estudo com jovens americanos, no entanto, calculou quanto tempo precisaríamos para fazer uma coisa de cada vez. O resultado é surpreendente: nosso dia precisaria ter 42 horas para darmos conta de tudo.

> Em janeiro de 2010 havia 10,5 milhões de acessos 3G no Brasil, isso calculando smarphones e modens. Em dezembro já eram 19 milhões. E esse número deve dobrar em 2011. Ou seja, temos sim que nos preocupar com as versões mobile de sites e portais.

> Em 2006 cerca de 35 milhões acessavam a internet no Brasil. Em 2016 serão 140 milhões. Hoje já se vende, no varejo, mais computadores do que televisores no Brasil.

> O segredo na web hoje (e isso vale para sites e portais de notícias) é ser relevante para o internauta. O desafio cada vez mais é conquistar a atenção das pessoas. E como fazer isso? Segundo Coutinho, que tem passagens por redações como a do Estado de S.Paulo, é preciso ser relevância algorítima (ou seja, estar bem indexado na internet); social (estar bem e ativo nas mídias sociais) e relevância de conteúdo (no caso dos sites de notícias, oferecer informação mais local possível).

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