segunda-feira, 30 de maio de 2011

TV conectada com internet é a mais nova atração das lojas de eletrônicos

A TV conectada é a mais nova atração das lojas de eletrônicos. Dois tipos disputam o mercado: as TVs equipadas com navegador, que permitem acessar qualquer site - como no computador e as TVs sem navegador, as primeiras que foram lançadas.


Elas oferecem acesso a conteúdos limitados - em aplicativos desenvolvidos para os fabricantes.

O empresário André Salles comprou uma. Entre um programa e outro, acessa mapas para definir o roteiro das férias, assiste vídeos na internet e bate-papo em redes sociais.

“É bacana porque você pode a qualquer momento acessar qualquer tipo de informação na internet. Você consegue ver vídeos em alta definição, numa TV de 42 polegadas, é muito mais confortável do que assistir no monitor com 13, 15 polegadas de um computador.

As mensagens escritas são lidas pelo amigo do outro lado da cidade, também pela TV. Um pouco maior, mas com a mesma tecnologia. “Agora as coisas ficaram mais práticas. Não preciso andar com celular e notebook ao lado da televisão. Ela supre completamente a necessidade”, diz o analista de sistemas Fred Evangelista.

A mulher de Fred, a designer Alessandra Fontana, gosta do resultado mas ainda não se acostumou com o brinquedinho sofisticado.“Antigamente eu conseguia ligar a TV, agora nem mais ligar a TV eu sei”.

Como toda tecnologia de ponta, o preço da TV conectada é mais salgado. Chega a custar 20% a mais do que uma similar sem o recurso.

A conexão com a internet pode ser feita por cabo ou sem fio. Entre as TVs com conexão sem fio, há modelos com o receptor wireless embutido e outros que precisam de um adaptador, que custa R$ 200. Parece um pen drive, que é conectado à porta USB da TV. O desempenho, é claro, depende da velocidade da conexão. “A gente recomenda cinco megas”, diz o consultor de produtos da Samsung, Ximenes Fernandes.

Dependendo do modelo da televisão, ela vem com um controle convencional em que é preciso apertar várias vezes a tecla pra acionar números ou letras, ou vem com um controle que imita bastante o teclado do computador. Mas em muitos modelos é opcional. Custa na faixa de R$300.

Ele é um pouco mais prático, mas o controle remoto ainda é o ponto fraco da navegação pela TV. “Como o celular antigamente, antes de ter tela touch, você tinha que digitar no celular usando os números. Era muito ruim, o controle a mesma coisa”, explica André.

Em compensação, o tamanho da tela e a qualidade do som são um diferencial para quem faz vídeo-chamadas.

Em alguns modelos, é possível ver a programação da tevê e acessar a internet ao mesmo tempo. “O que a gente busca é trazer o usuário do notebook, o usuário do computador, criar esse conforto e trazer ele pra TV, fazendo com que a TV seja o centro de entretenimento da casa”, fala o gerente de TV da Samsung, Rafael Cintra.

Por essas e outras, os fabricantes não têm dúvida de que essa não é uma moda passageira. “Atualmente a gente tem cerca de 70% do nosso portifólio conectado a internet. Para 2011, até o final do ano, a gente vai ter 100% das TVs, todo mundo quer estar conectado”, diz a analista de desenvolvimento de produtos da Panasonic, Bruna Hatakeyama.

Fonte: G1

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