O grupo do Google encerrou recentemente os trabalhos de digitalização de jornais e como consequência, a disponibilidade dos mesmos na web. A informação veio através do site Huffington Post. Ainda conforme o site, esta atividade, conhecida como "projeto de escaneamento", visava um local de informações com a finalidade de ser utilizado por todos que acessassem a web.
A empresa informou que os usuários ainda podem acessar os arquivos que já foram digitalizados, como por exemplo, publicações do London Advertiser do ano de 1895 e o L'Ami Du Lecteur, edição histórica da virada do século. Os arquivos podem ser acessados através do news.google.com/archivesearch.
O Google divulgou ainda que encerrou também o serviço de vídeos da companhia. Já fez um mês que o anúncio foi realizado. Contudo, os vídeos ainda são oferecidos aos usuários que migrarem os vídeos hospedados ao YouTube. Vale lembrar que este site que disponibiliza vídeos também pertence ao grupo Google.
Agora pergunto aos colegas: Será que essa febre pode atingir pequenas empresas de comunicação, principalmente as do interior? Claro que isso seria uma opção a longo prazo e mesmo assim, pode ser postada no site da empresa jornalística a versão escrita e com fotos. Contudo, não vai ser oferecida aos “leitores virtuais” no formato original da diagramção.
Penso também que o Google pode ter tomado esta decisão com um possível número de pequenos acesso, já que temos as notícias disponibilizadas em vários suportes que “dão conta do recado” aos usuários, sem levar em conta os vídeos, áudios e outros atrativos que acompanham a matéria ou reportagem.
Fonte: site do Terra
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