terça-feira, 24 de maio de 2011

UOL define manual de conduta

O uso frequente das redes sociais fez com que o portal UOL adotasse um manual de conduta. As diretrizes devem ser seguidas por seus jornalistas. Entre as normas estão a não-manifestação partidária e antecipação de reportagem. Tudo isso para preservar a imagem do veículo de comunicação.

A decisão da UOL não é novidade. A BBC, por exemplo, possui desde 2008 um manual que estabelece o que pode ser publicado. Recentemente, a TV Record aprovou normativas semelhantes, alegando que os funcionários não devem comprometer sua atuação profissional por meio das redes sociais.

Os jornalistas também devem ter cuidado com sua opinião. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), as normas calam os profissionais da imprensa. Há pouco mais de um mês, dois funcionários foram demitidos por comentarem a morte do ex-presidente e empresário José Alencar.

E então, colegas? Pensam que um manual de conduta é o mais adequado perante as redes sociais?

Fonte: Portal Imprensa.

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