O uso frequente das redes sociais fez com que o portal UOL adotasse um manual de conduta. As diretrizes devem ser seguidas por seus jornalistas. Entre as normas estão a não-manifestação partidária e antecipação de reportagem. Tudo isso para preservar a imagem do veículo de comunicação.
A decisão da UOL não é novidade. A BBC, por exemplo, possui desde 2008 um manual que estabelece o que pode ser publicado. Recentemente, a TV Record aprovou normativas semelhantes, alegando que os funcionários não devem comprometer sua atuação profissional por meio das redes sociais.
Os jornalistas também devem ter cuidado com sua opinião. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), as normas calam os profissionais da imprensa. Há pouco mais de um mês, dois funcionários foram demitidos por comentarem a morte do ex-presidente e empresário José Alencar.
E então, colegas? Pensam que um manual de conduta é o mais adequado perante as redes sociais?
Fonte: Portal Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário