quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ditadura Militar na Web

Os processos instaurados no Superior Tribunal Militar durante o período da Ditadura Militar (1964 – 1985), devem ser digitalizados e hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas pela internet. O projeto, denominado Brasil Nunca Mais Digital foi lançado durante a noite desta terça-feira (14), em São Paulo. São 707 processos que devem ser publicados para os internautas interessados no assunto. A previsão é de que o período do processo de publicação dos documentos na rede seja de, aproximadamente, um ano.

Os processos arquivados entre 1961 e 1976 foram copiados e microfilmados durante o próprio período da Ditadura Militar. O serviço foi realizado através de um trabalho apoiado por grupos das religiões católicas e protestantes. Advogados da época solicitavam o acesso aos processos, afirmando que seria apenas consulta. Porém, os documentos eram repassados a um grupo que confeccionava fotocópias antes do material ser devolvido.

Após a conversão dos documentos para microfilme, o risco de apreensão era menor. O transporte dos mesmos era outro ponto facilitado pelo processo de microfilmagem. Devido o medo de destruição das provas de violações dos direitos humanos, todas as cópias microfilmadas eram encaminhadas ao Center for Research Libraries, organização dos Estados Unidos que ficavam sob a guarda do material.Todas as cópias foram entregues Ministério Público Federal brasileiro durtante esta terça-feira.

De acordo com o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Marcelo Zelic, o projeto possibilita um aprofundamento de pesquisas. Ele ainda afirmou que o conteúdo reúne um milhão de páginas que, através de um sistema de rastreamento, permite a localização de novos elementos importantes para a pesquisa manual que possam ter passado sem serem percebidos durante esses 26 anos de trabalho.

Já o procurador da República em São Paulo, Marlon Alberto Weichert, afirma que o sistema deve facilitar a difusão e a utilização pedagógica das informações contidas nas microfilmagens. Weichert destaca que é preciso educar o povo brasileiro em cidadania e também diretos humanos. E isso só é possível mostrando o que aconteceu, de maneiras transparente e imparcial.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário