quinta-feira, 30 de junho de 2011

Isso merece impresso

Em uma das cenas de ‘Intrigas de Estado’, a blogueira Della Frye, interpretada por Rachel McAdams, comemora a conquista da reportagem. Enfática, afirma que o resultado daquela investigação merece estar impresso, nas mãos do leitor. Trata-se de uma provocação, no mínimo, incômoda. Ainda mais, considerando que, na plateia, estavam estudantes da disciplina de Jornalismo Online.


O que merece estar impresso? O que serve para o online? O comentário de Della evidencia um preconceito que tem origem na ignorância quanto à definição de jornalismo. Afinal, antes de ser impresso ou online, é jornalismo. E no trabalho jornalístico, a apuração dos fatos está envolvida, independente do veículo a ser utilizado na publicação da matéria.


Talvez ocorra uma confusão. Na tentativa de negar a superficialidade, se nega a mídia. No desejo de desprezar a pressa, se despreza a atualização constante. É necessário desvincular uma coisa da outra. O jornalismo merece qualidade. Os leitores merecem qualidade. Seja impressa ou online.


Aqui, abro parênteses para uma confissão: também pensava como Della. Costumava torcer o nariz para a web, sem considerar que o problema pode não estar na ferramenta, mas nos profissionais que utilizam mal essa ferramenta. Com qualidade, é possível fazer um jornalismo que mereça, acima de tudo, ser chamado de jornalismo. Eis o desafio!

Um comentário:

  1. Boa Diana!
    Não podemos abrir mão da apuração, da atualização, da técnica, da qualidade. Afinal, não é por isso que ocupamos nosso lugar na universidade à revelia da queda do diploma?
    Abraço

    ResponderExcluir