quinta-feira, 16 de junho de 2011

Se restava dúvida quanto à faculdade...

Dedicar tempo e dinheiro para cursar a faculdade exige determinação. Diante das possibilidades de comprar um carro, consolidar uma família ou investir em algo do gênero, é preciso fazer escolhas. E isso significa abrir mão, temporaria ou permanentemente. Quando o curso é jornalismo, não dá para ignorar o peso da queda do diploma.

Mas eis que a turma segue o propósito de conquistar, não apenas o canudo, e sim, um vasto conhecimento na profissão pela qual ousou se apaixonar. No entanto, se vê diante de um palestrante, fotógrafo há mais de 35 anos, que não cursou Jornalismo. E nem é culpado, já que, quando começou a atuar, inexistia a possibilidade de cursar o ensino superior nessa área.

Ao invés de se vangloriar por suas conquistas profissionais sem passagem pelo meio acadêmico, Ricardo Chaves reconheceu falta que faz o convívio entre colegas universitários e a indicação de um bom livro feita por um professor da área. Humildade merecedora de palmas. Resumiu o valor que nós, estudantes, devemos dar a essa oportunidade que temos.

E foi além. Ao comentar sobre o futuro do fotógrafo numa época em que muitos podem fotografar e ter seus registros publicados, Chaves defendeu: “Para quem souber fazer as coisas, vai ter espaço”. Na universidade, temos a chance de aprender a "fazer as coisas". Obrigada por retomar a lição, professor Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário