sábado, 19 de março de 2011

Ajuda das redes sociais

Para nós estudantes de comuniçação e alunos da disciplina de jornalismo on-line, diante das catástrofes que vem acontecendo no mundo inteiro é interessante destacar que a internet se mostra cada vez mais uma importante ferramenta de comunicação em momentos de tragédias. Desde o terremoto no Japão, na sexta-feira 11/03 seguido do tsunami de tremor 8.9 pontos de escala Richter que atingiu a costa leste do Japão, assim como a explosão nuclear de Fukushima, levaram muitos cidadãos japoneses a se voltar as redes sociais.

Logo após o terremoto e o tsunami as pessoas usaram as redes sociais para compartilhar informações e para procurar por parentes e amigos. O acesso à telefonia móvel foi afetado, mas pessoas da região atingida conseguiam enviar mensagens de texto e usar dados de internet no celular. O twitter publicou um guia em japonês e inglês para ajudar usuários do Japão a conseguir informações e se comunicar com conhecidos. O guia inclui as hashtags (termos com os quais é possível fazer buscas nos microblogs) mais usados para falar sobre a tragédia.

O Japão tem cerca de 10 milhões de usuários ativos no twitter, o que corresponde a uma em cada dez pessoas on-line. O google disponilizou uma ferramenta para auxiliar na busca por sobreviventes. Além de poder deixar mensagens, os internautas tem acesso a informações e vídeos sobre o desastre, notícias e twetts em tempo real, pode-se ainda fazer doações diretamente para a Cruz Vermelha do Japão.

O facebook vem oferecendo infomações atualizadas sobre a tragédia e sobre como as pessoas podem ajudar e fazer doações atráves da página www.facebook.com/disasterRelief

Com informações da New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário