domingo, 27 de março de 2011

Formatos de notícia no Correio do Povo

Tela inicial do webjornal Correio do Povo
Quase tão tradicional quanto sua forma impressa, o webjornal do Correio do Povo ainda não explora algumas de suas possíveis potencialidades. As notícias que compõem o site geralmente são curtas, objetivas, e a maioria das informações não são narradas por meio de hipertexto. Vídeos são quase inexistentes. A multimidialidade, quando aparece, surge com mais frequência na editoria de Esportes. Um exemplo é na notícia intitulada “Rochemback “autoriza” participação de Renato em Mundial de Futevôlei”. Nesse contexto, o site disponibiliza o áudio (veiculado na Rádio Guaíba) relacionado à matéria, complementando-a. Acredito que o webjornal poderia explorar e expandir mais as suas informações, especialmente as que abrangem Porto Alegre, visto que a sede do Correio do Povo está localizada na capital.

No que toca a interatividade, as notícias online do Correio disponibilizam, em uma barra, os itens “imprimir”, “enviar”, “fale com a redação” e a opção de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte que é utilizada no site. No fim da matéria o leitor ainda encontra outras opções interativas, como comentar ou corrigir o texto. Notícias relacionadas que podem interessar o internauta também são disponibilizadas em um box. Outra característica do Correio online com vistas para a opinião do leitor é a enquete proposta na tela inicial do site. Em se tratando de hipertextualidade, o webjornal poderia explorar esse aspecto com mais frequência. Em uma notícia online cujo tema era os 239 anos de Porto Alegre, apareceram alguns tópicos importantes por meio de hiperlinks. Os hipertextos levam o leitor a outras notícias correspondentes ao tema, como “Ensino de Porto Alegre revela pioneirismo”.

O webjornal do Correio do Povo não é um site personalizável. Em termos de memória, o acúmulo de informações se dá pela postagem de edições impressas na plataforma web. Nesse sentido, o Correio disponibiliza aos leitores um acervo de material desde o dia 9 de junho de 1997. O leitor pode selecionar a data desejada e buscar o conteúdo pretendido. Outra maneira de resgatar a memória dentro de matérias ocorre por meio de hiperlinks. A instantaneidade e a atualização contínua estão presentes no webjornal. Notícias que exigem continuidade e cujo rumo pode mudar a qualquer momento são complementadas sempre que necessário.  Quanto à instantaneidade, a grade de notícias do Correio é ampla, variada e constantemente recebe novas informações postadas.

Em suma, parece que o webjornal do Correio ainda está preso a determinados aspectos próprios do jornalismo impresso. Sinto falta da postagem de vídeos, sons e galerias de fotos. É provável que esteja faltando um pouco de diálogo entre as mídias dessa empresa de comunicação. As características  das notícias trabalhadas no contexto webjornalismo e postadas nesse blog servem como norteadores específicos para essa plataforma e são básicas para o modelo. As matérias veiculadas nos sites jornalísticos podem ser classificadas como últimas notícias, cobertura cotidiana e especiais.

Sobre espaços e formatos para as notícias de webjornais no Correio do Povo:

1 – Multimidialidade/ convergência: presente
2 – Interatividade: presente
3 – Hipertextualidade: presente
4 – Customização/personalização: ausente
5 – Memória: presente
6 – Instantaneidade/atualização contínua: presente

Fonte: material disponibilizado na aula de Jornalismo Online.
MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Org.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Edições GJOL; Calandra, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário