quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise do Jornal do Povo

Na aula do dia 23/03 falamos sobre algumas características consideradas importantes quando o assunto é jornalismo digital (multimiadilidade, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e instantaneidade) e ficamos encarregados de escolher um site de natureza jornalística e analisá-lo. Escolhi como objeto de estudo o site do Jornal do Povo que é da minha cidade, Cachoeira do Sul.


Multimiadilidade: A convergência não é muito explorada pelo site. Na grande maioria das matérias há fotos que complementam a notícia, mas não é sempre que isto ocorre. O site poderia complementar as matérias com vídeo e áudio. Assim a matéria ficaria mais interessante, completa e agregaria informações ao texto principal.


Interatividade: O site tem várias formas de interação com os leitores como o fórum do leitor, por exemplo, onde as pessoas podem fazer seus comentários. Há também o linha direta, onde os internautas pode fazer denúncias e ainda há espaço para enquetes. Além destas ferramentas, o leitor pode enviar fotos, matérias e vídeos para o VC Repórter que são publicadas no jornal e no site.


Hipertextualidade: na maioria das matérias há links que possibilitam a interconexão dos textos com fotos, mas os links com áudio e vídeo não são muito utilizados pelo site. Acredito que esta característica poderia ser melhor explorada pelo site do jornal.


Personalização: esta característica não está presente no site do jornal.

Memória: no site há um calendário onde os leitores podem acessar as edições anteriores do jornal. O internauta escolhe a data e encontra as manchetes que foram assunto na data escolhida.


Atualização contínua: por meio do link Últimas, o site do Jornal do Povo disponibiliza as últimas informações que são destaque no impresso, mas porém, esta atualização não é feita com tanta frequência.

Após analisar as seis características presentes no site jornalístico, fica claro que a grande preferência do jornal é pela interatividade com seus leitores (internautas). Mas acredito que outros fatores também são importantes quando o assunto é jornalismo digital, como por exemplo, os vídeos e áudios que fazem uma grande diferença para complementar as notícias e agregar informações.


Visitem o site e confiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário