quarta-feira, 23 de março de 2011

Portal Gaz: site jornalístico de terceira geração

A atuação do jornalismo na internet está cada vez mais comum e aprimorada. Pode-se explorar o ato de informar através de vídeos, fotos, áudios, animações, entre outros. É o caso do Portal Gaz, o site da Gazeta Grupo de Comunicações que integra os veículos da empresa, como: as rádios AM e FM, a versão do jornal Gazeta do Sul e Gazeta da Serra na versão on line.

O Portal é um site de terceira geração, pois trabalha com a multimidialidade, ou seja, apresenta-se vídeos, imagens e áudios. Possui hipertextualidade - textos linkados - assim o internauta opta pela ordem que quer seguir as informações. Instantaneidade é a outra característica desta fase, pois as notícias novas tornam-se visíveis na "capa” do site e com maior destaque. Além da divisão de informações por assunto, na barra lateral da página, personalizando o site, de acordo com a distribuição de material.

Interatividade entre o veículo e as pessoas que acessam o site é um dos registros dessa fase do jornalismo na web. A página da internet do grupo Gazeta possui links para comentários, compartilhamento das notícias em redes sociais, como o twitter - que serve de ferramenta ao usuário para criticar, elogiar e fazer explanações sobre as informações publicadas. O site também divulga contatos de email, telefone, endereço e o fale conosco.

A utilização de blogs dos programas, cadernos e dos projetos do Grupo, possuem espaço no portal, com conteúdos atualizados. A opção de receber o newslleter, com notícias da site, aproxima os usuários do veículo e também do próprio site.

Outra relevante é a memória do site: galeria de fotos, vídeos, cadernos especiais (tanto do jornal impresso, como do on line),

Confira na página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário