domingo, 27 de março de 2011

As características do Jornalismo On-line no NH

1) Convergência: SIM - O site do Jornal NH utiliza a convergência nos textos publicados. Além de foto, a matéria Incêndio atinge casa ocupada por moradores de rua em Novo Hamburgo, traz um mapa localizando o fato para o internauta. Ao mesmo tempo o site oferece detalhes do jogo Noia x Ipiranga em texto e áudio. Um link oferece ao leitor a possibilidade de acompanhar ao vivo a partida através da Rádio ABC 900 AM. Os vídeos também tem espaço no site, principalmente em matérias de impacto local. O texto Paraíso destruído pela enxurrada começa a se reerguer traz o relato do fato e um vídeo com o repórter contanto e mostrando no local o que a matéria descreve.

2) Interatividade: NÃO - As notícia do site não dão abertura para comentários. No menu Meu NH Interativo o leitor pode compartilhar suas histórias através de textos, imagens e sons, interagindo com seus vizinhos e amigos da comunidade. Também há espaço para enquetes. Mesmo assim, o site, considerado referência em conteúdo multimídia da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos, deixa a desejar no quesito interatividade, principalmente em relação ao feedback das matérias publicadas.

3) Hipertextualidade: NÃO - O site explora pouco o recurso a hipertextualidade. Em diversas matérias postadas, o uso de hiperlinks não foi utilizado, mesmo havendo chance de relacionar o fato com outras notícias.

4) Custumização: NÃO - Em termos de aparência, o site do Jornal NH tem uma apresentação visual tímida, sem muita audácia na customização e que lembra os projeto gráfico do jornal.

5) Memória: SIM - A memória do site se dá através do acumulo jornal impresso publicado, inclusive com cadernos e classificados, desde agosto de 2007. No entanto, o conteúdo é disponível apenas para assinantes do Jornal NH Virtual.

6) Atualização contínua: SIM- A atualização contínua do webjornal é uma das características mais fortes do site. Mesmo no domingo, quando o fluxo de notícias tende a ser menor, o site é atualizado com notícias, principalmente, de mundo, polícia e esporte, em média, a cada cinco minutos.

Mesmo com características marcantes de webjornal presentes no site, a plataforma ainda pode se reinventar mais, explorando, principalmente, na questão dos hipertextos e dando mais espaço a interatividade a fim de aproximar o internauta com o conteúdo que o site publica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário