segunda-feira, 28 de março de 2011

De olho no "Último Segundo"

A internet está ai, as formas para usar dessa ferramenta também. E como comunicação e jornalismo só são o que são por estarem em contato diário com os fatos, os sites jornalísticos na web são uma realidade ainda em processo de exploração em nossa sociedade. Com base nesses novos meios de se comunicar, destaco aqui um site jornalístico titulado em Último Segundo com analíse de seus formatos e espaços para a notícia.

Não há como pensar em jornalismo sem um texto, seu uma boa imagem, um som. Não há como pensar em jornalismo online sem usar da convergência dessas mídias na narração da notícia. Não é por acaso que a matéria pricipal do site tem um título com letras maiores e apresenta foto colorida, como bem apresenta o Ùltimo Segundo, multimidialidade faz a diferença. Fotos, infográficos e vídeos num mesmo site, a notícia dada em várias linguagens e suportes, tudo isso gera interatividade com o leitor e uma liagação com ele, por meio da própria notícia ou deixando espaços para que ele proprio se expresse, nesse ponto o site em análise usa pouco o fale conosco além de ser comum também abrage a outro lincks, como um de opinião do leitor, um e-amail para contato ou mesmo um chat. Ser multinterativo estabelecendo relações e hipertextual também faz parte do processo.

Embora na web a memória seja coletiva e a acumulação de informação seja mais viável, obserava-se que existem muitas informaçãoes na tela, por isso o eterno compromisso de tornar o conteúdo e forma de apresentá-lo cada vez mais sedutor ao leitor. A instantaneidade ajuda a compor esse cenário de conquista, a rapidez do acesso assim com a constante atualização das notícias garantem o progresso do site. O Último Segundo postou um vídeo e uma nova notícia em suas páginas enquanto em postava esse post. Em cima a direita de sua tela o site possui o linck Temas do Momento e é disso que se faz jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário