terça-feira, 29 de março de 2011

iPad para ler notícias

Tela inicial ZH no tablet
Consagração do tablet: segundo uma pesquisa realizada pelo Reynolds Journalism Institute, ligado à Universidade de Missouri, quase 85% dos proprietários de iPad* afirmam utilizar o aparelho para ler notícias. A informação foi divulgada na última semana pela Agência de Notícias Jornal Floripa. O levantamento aponta que os donos de iPad passam mais tempo lendo matérias do que usuários de outros meios de comunicação. Quase metade desse grupo utiliza mais de uma hora do dia para se manter informado por meio do tablet.

Aos poucos, veículos de comunicação disponibilizam o aplicativo para leitura no iPad. O jornal Zero Hora, por exemplo, lançou no dia 9 de março uma versão atualizada do produto para o tablet. Segundo a definição da própria empresa, ZH no iPad agrega conceitos de uma nova geração de aplicativos, tendo como base sua versão impressa. Do papel provém a facilidade de leitura e o design; da web, além da atualização permanente, o aplicativo explora conteúdo multimídia, com vídeos e áudio, galerias de imagens adicionais e a conexão direta com as redes sociais.

Antes de assinar o serviço, o leitor de ZH pode experimentar a versão do jornal para iPad. Por tempo limitado, o aplicativo pode ser baixado na App Store, a loja da Apple, de forma gratuita. Dessa forma, conteúdos da versão de ZH para o tablet podem ser acessados livremente. No iPad, Zero Hora exibe uma tela inicial (chamada de capa), com menu lateral para facilitar a navegação. Possui inclusa a previsão do tempo. No que toca as notícias, o leitor pode filtrar as informações de acordo com seu interesse. A versão de ZH para o tablet ainda oferece área multimídia, esportes, blogs, edição impressa e biblioteca.

Acredito que uma palavra seja capaz de definir o sucesso e consagração iminente do iPad: mobilidade. Plataformas inovadoras veiculam conteúdo jornalístico para uma gama de leitores cada vez maior e mais diversificada. Além disso, o usuário do tablet encontra uma série de adicionais aos aplicativos midiáticos. Ele pode selecionar, por exemplo, os assuntos desenvolvidos nas notícias de seu interesse. O “fazer jornalístico” muda a cada atualização tecnológica. Qual será a próxima?

*Aplicação do iPad: O tablet da Apple permite a leitura de jornais, revistas e e-books, além de reunir navegação na web, compartilhamento de fotos e a possibilidade de ouvir música e assistir a vídeos em alta definição.

E aí, colegas? O que vocês pensam sobre a disseminação de conteúdo por meio do iPad? 

Com informações da Zero Hora e Jornalistas da Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário