quinta-feira, 31 de março de 2011

Análise de reportagem em sites


Na aula de ontem gravamos um vídeo de um minuto para os nossos colegas de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e ainda trabalhamos em aula “Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada”.

Bom, o que isso quer dizer? Quer dizer que temos um espaço disponível no webjornal que deixa de ser finito e que nos permite usar recursos de leitura. Nos sites jornalísticos observamos que eles recorrem á técnica da pirâmide invertida, onde as informações mais importantes são colocadas no início e as menos importantes para o final.

Para a análise de uma reportagem produzida em um site, escolhi o site da revista Bravo online. A revista é mensal disponibiliza este site http://bravonline.abril.com.br/index.shtml, onde é possível encontrar reportagens, dicas de música, cinema, literatura, teatro e dança. A reportagem que eu li, foi está http://bravonline.abril.com.br/conteudo/literatura/drummond-poeta-opinioes-fortes-621906.shtml.

Nesta reportagem, intitulada “Drummond – O poeta das opiniões fortes, fala de cartas que o escritor Carlos Drummond de Andrade trocou durante anos com seu amigo, o também escritor romancista Cyro dos Anjos.
Para ler a reportagem completa o internauta pode levar de 10 a 15 minutos. Uma leitura interessante, mas um pouco cansativa. A reportagem tem muitos parágrafos com conteúdo, mas nenhum link. Na questão da arquitetura noticiosa, estudada em aula, não há muita presença.


Mas fica a sugestão para acessar um site com muitas dicas culturais.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário