terça-feira, 15 de março de 2011

Twitter completará 5 anos

Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter ao lado de Biz Stone e Evan Williams, postou sua primeira mensagem em 21 de março de 2006: “só arrumando meu twttr”. O objetivo inicial do serviço era permitir às pessoas que publicassem mensagens de texto curtas para dividir pensamentos e novidades com outras pessoas. De fato, o Twitter inovou. Levou ao mundo virtual uma nova maneira de se comunicar. Devido ao seu dinamismo, a rede de microblogs atraiu cerca de 200 milhões de usuários, entre eles empresas de comunicação e profissionais da área.

Sites, jornais, assessorias, emissoras de rádio e TV, bem como seus respectivos repórteres e demais trabalhadores estão no Twitter. A interação possibilitada pelo serviço de microblogs aproxima o veículo de comunicação do público, que pode acompanhar, inclusive, bastidores da notícia. Um dos Twitters mais badalados do momento (imagem) é o do repórter @giovanigrizotti. No último domingo, uma reportagem feita pelo jornalista foi veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo.

A matéria (vídeo) retratava a indústria de multas no Brasil. Uma das empresas envolvidas na fraude, segundo a reportagem, é a Kopp (que possui uma de suas unidades situada em Vera Cruz). Via Twitter, Giovani Grizotti deixou um recado aos seus seguidores: “Pessoal, estamos preparando mais material para domingo. Aos seguidores de outros estados: sugestões serão bem-vindas”. Ainda em se tratando da página de Grizotti no Twitter, pode-se observar a troca de mensagens entre ele e outros usuários. Alguns parabenizando o repórter por seu trabalho, outros igualmente revoltados com a #mafiadosradares etc.

Twitter: interação entre repórter e usuários





Comunicação breve e sucinta em tempo real é a grande peculiaridade do Twitter. Diariamente são publicadas mais de 140 milhões de mensagens nessa plataforma. Os posts variam, mas apresentam, no máximo, 140 caracteres. Esse limite foi estabelecido por seus criadores no intuito de igualar as mensagens do Twitter aos torpedos SMS.

Com informações da Folha de São Paulo e do Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário