terça-feira, 29 de março de 2011

O Globo aposta no conteúdo multimídia

A redação do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, atravessa momentos de mudança. É dessa forma que muitos artigos publicados na rede definem o novo plano de negócios implantado pelo diário carioca ao apostar no conteúdo multimídia. É interesse distribuir e estruturar melhor seu conteúdo para as mídias tradicionais e plataformas como celulares e tablets. Assim, o Globo estreia o núcleo de informações batizado de Primeiro Minuto.

Como estudamos, embora não exista um modelo ideal de jornalismo que se pratica em base digital, as características do webjornalismo (multimidialidade/convergência, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e instantaneidade) são facilmente identificadas no portal online de O Globo.

A convergência, particularmente, tem destaque na versão online d'O Globo, com uma janela denominda multimídia na barra do menu principal, dedicada a enumerar os últimos vídeos, áudios e galeria de imagens. A ferramenta ainda possibilida essa seleção por editorias específicas. Nas matérias produzidas para o site também há ampla utilização de recursos além do texto, como pode ser verificado na matéria "Reitor da UFRJ pede ajuda para recuperar capela que pegou fogo", conta com links e galeria de imagens. Em outros casos, vídeos e áudios estão também disponibilizados em links no corpo das matérias.

A interatividade também é marcante no conteúdo do webjornal. Além da possibilidade de comentários, há o espaço "eu repórter" e "tira do leitor", canal de e-mail, twitter, facebook e recomendação do conteúdo pelo leitor a outras pessoas. O leitor também pode pode solicitar a newsletter e, embora com cadastro (gratutio), solicitar o conteúdo disponibilizado no site pelos dispositivos RSS, mobile, podcast, widgets, kindle e ipad. Embora todas essas possibilidades, em primeira análise, não consegui identificar uma forma de receber no computador a página personalizada de acordo com conteúdo solicitado pelo leitor, que é outra característica do webjornalismo.

A hipertextualidade é muito explorada pelo O Globo online. Além de uma galeria aberta em cada matéria indicando as notícias relacionadas,o hipertexto está presente no corpo das notícias. Em algumas matérias, como no caso da notícia da morte do ex-vice-presidente, José de Alencar, ocorrida nesta terça-feira, dia 29 de março, há mais de 10 links.

A característica de memória, por outro lado, não está presente. Além da lista de matérias relacionadas aos assuntos procurados na "página", o conteúdo da versão impressa para ser folheado online, no espaço chamado "edição digital" está disponível apenas para assinantes.

Por fim, a atualização constante é marca do webjornal. Além da troca constante da lista de matérias em destaque e hierarquização por importância dada aos assuntos, há espaços específicos de atualização, como o Plantão.

O projeto revitaliza a produção de informações do jornal impresso para uma versão multiplataforma. De fácil "navegação", o site é atrativo, bem "diagramado" e mostra o caminho para o que parece ser o "jornalismo do futuro", se é que já não se deve dizer "do presente".

Referências: PALÁCIOS, Marcos; MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003.

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