quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise do Jornal do Brasil


O primeiro jornal 100% digital do país. Esse é o slogan que usa o site do Jornal do Brasil, o www.jb.com.br. Com mais de um século de existência, desde setembro do ano passado o JB se tornou o primeiro, dos tradicionais periódicos brasileiros, a abdicar da distribuição do jornal impresso, passando a ser publicado somente em formato digital. A aposta foi feita em busca de um novo modelo de negócios, que fosse voltado para uma nova era da tecnologia e do conhecimento.

Assim como a grande maioria dos sites com conteúdo jornalístico, o JB tem as características do webjornalismo de terceira geração, usando recursos multimídia em suas principais publicações. Dividido em diversas editorias, é possível acessar notícias em tempo real em cada uma delas, em um link que ganha destaque no canto superior esquerdo da página. Logo abaixo é possível encontrar galerias de fotos com os principais eventos que estão acontecendo no momento e os links com os blogs de colunistas e jornalistas que trabalham no JB.

Para criar uma aproximação com o leitor, o site disponibiliza de um local chamado “Leitor Repórter”. Este canal proporciona ao leitor a oportunidade de mandar textos, fotos, áudios e vídeos, como forma de registrar fatos que são notícia em suas comunidades. A opção “Mais lidas” é outra ferramenta importante, pois nela é possível acessar os principais assuntos do dia. O JB ainda dispõe de outros canais de interatividade com o público como as enquetes e as redes sociais utilizadas pelo jornal como forma de se comunicar com os leitores.

Mas até agora falei somente do conteúdo disponibilizado gratuitamente pelo Jornal do Brasil. Chamado “JB Premium”, o site possui um canal somente para assinantes, onde é possível visualizar todo o conteúdo de uma forma diferente, com mais qualidade e praticidade. Neste local as notícias estão disponibilizadas como se fosse num jornal impresso e que pode ser folhado. Ou seja, o assinante tem a praticidade de encontrar em um só local os principais assuntos do dia, devidamente ilustrados. É uma forma que o JB encontrou de não perder a credibilidade conquistada pelo jornal impresso.

Acesse www.jb.com.br e confira a nova aposta do Jornal do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário