quinta-feira, 24 de março de 2011

Análise do portal de notícias G1

Na aula de jornalismo online ontem, estudamos e trabalhamos “Espaços e forma de notícia na web”.

Identificamos seis características deste modelo de jornalismo, que são: multimiadilidade, interatividade, hipertextualidade, customização, memória e atualização contínua.

Eu escolhi para fazer a análise o site jornalístico G1, que é mantida pela Globo.com, desde setembro de 2006.

O portal se destaca pelo conteúdo multimídia. Este conteúdo está muito presente porque o site dispõe para o usuário um jogo de imagem, texto, áudio e vídeo. Neste quesito o portal está entre um dos melhores do país. Na interatividade, por exemplo, o portal tem um espaço oferecido para o internauta onde ele pode mandar suas críticas e sugestões, e tem a opção VC no G1, na qual o internauta manda seus vídeos e fotos, assim aproximando o usuário ainda mais do portal.

A hipertextualidade está presente também, pois permite que o usuário envie links e compartilhe outras matérias relacionadas com o mesmo assunto.

A memória do portal é boa, porque se pode rever vídeos, matérias.

E por fim a atualização contínua. O portal é atualizado 24 horas, tornando-se um destaque e referência para outros portais. Além de ter vídeo de jogos com transmissão ao vivo, o portal de notícias G1 é indicado para todos que gostam de ler notícias com informação e qualidade, pois oferece uma grande diversidade destes assuntos desde economia a entretenimento.

Visite o site e confira: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário