quarta-feira, 23 de março de 2011

Análise de site jornalístico: Jornal do Comércio

Segundo Castells (1999), o computador e, depois, o surgimento da internet, coloca em evidência o conceito de rede e novas configurações e sistemáticas de produção no jornalismo.

Como resultado desta estratégia, para nossos propósitos, webjornalismo de primeira geração consiste na transposição de conteúdos dos demais meios, sem sistemas próprios de apuração; webjornalismo de segunda geração, que produz conteúdos próprios, mas sem sistemas de apuração, produção e circulação de conteúdos adaptados às redes digitais e webjornalismo de terceira geração, quando todas as etapas do trabalho jornalístico são desenvolvidas no ciberespaço, com adoção de sistemas descentralizados de produção (MACHADO, 20003. p. 01).
As características do webjornalismo de terceira geração estão bem presentes do site do Jornal do Comércio, conforme segue:

- O veículo que se denomina "O Jornal de economia e negócios do RS" apresenta em seu portal a versão impressa da publicação para folhear ou como forma de texto, além de links para seções e cadernos específicos. Mas além de explorar o conteúdo produzido para o impresso, o site conta com produção de notícias para a plataforma on-line, além da sessão Últimas.

- O leitor pode escolher o conteúdo que quer acessar e também se cadastrar para receber a Newslleter.

- No que tange ao design, o desaparecimento do meio físico (o papel) e os recursos multimídia da plataforma digital, fazem com que o produto deixe de ser um jornal para se tornar um meio de veículação de notícias muito mais sofisticado. A "página" inicial, com imagens e chamadas das matérias funciona como uma capa do jornal, hierarquizando o conteúdo.

- A hipertextualidade: um simples clique do mouse leva o leitor a uma outra página que traz novos dados.

- O uso de recursos multimídia (galeria de imagens, sons) e de dispositivos 2.0 como o Twitter e Facebook; a interatividade através dos comentários e do e-mail.

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