quarta-feira, 23 de março de 2011

Análise da Folha.com

O site Folha.com, braço online do jornal Folha de São Paulo, traz diversas características específicas do webjornalismo. Pelo caráter interativo e multimídia do portal e um dos mais acessados do País no gênero, pode ser considerado como webjornalismo de 3ª geração.

Logo no texto da chamada principal, o internauta encontra um vídeo sobre o conteúdo inserido junto a matéria. A exemplo de outros portais do gênero, abaixo de cada um dos textos, o site oferece mais três notícias relacionadas ao fato. Abaixo destas, ainda estão incluídos links de notícias relacionadas a editoria da notícia.

No destaque das fotos, seis imagens de impacto do dia ficam em circulação na "capa do portal". No mesmo espaço o internauta tem acesso ao vídeo mais importante do dia. Mesmo em uma visita rápida, esses itens chamam a atenção do quem passa pelo site.

No link "TV Folha" - recurso cada vez mais explorado pelos sites de notícia - estão disponíveis os últimos vídeos feitos pelo site. As imagens dão conta das principais editorias do site: Esporte, Mundo, Cultura, Economia e Polícia. Ao todo são sete páginas com quase 50 vídeos disponíveis. As imagens do dia também tem um espaço reservado no site.

Não é só de imagens e vídeos que a Folha.com se sustenta. A rádio folha oferece estações de MPB, Pop e Rock, Jazz e Blues e música clássica. Além de disponilizar para o ouvinte a previsão do tempo e outras notícias em audio.

Assim como em diversos outros portais de notícias, a Folha.com oferece o conteúdo do jornal impresso no site. No entanto, a edicão digital só pode ser acessada por assinantes desta modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário