terça-feira, 29 de março de 2011

Análise do jornal O Florense

Para realizar a análise de um jornal com versão on-line, optei em estudar o site do jornal O Florense, de Flores da Cunha. Como já convivo diariamente no meio jornalístico e tenho acesso a vários jornais, optei pelo veículo da serra gaúcha, que circula todas as sextas-feiras. Por ser um jornal desconhecido de muitas pessoas, O Florense trabalha mais a questão do jornalismo comunitário. O site pode ser considerado de terceira geração pois além das ferramentas básicas, o site busca uma aproximaçao com o leitor.

Quando o leitor (internauta) acessa o site do O Florense pela primeira vez, logo de início se depara com as notícias do dia. Ali podem ser encontradas todas as notícias detalhadas e com fotos. Além disso, quem nao tem assinatura do jornal, pode conferir a ediçao impressa do Florense pelo próprio site.

Na lateral esquerda, o leitor tem acesso as editorias do jornal, podendo acessar notícias de ediçoes anteriores. Além disso, o site também apresenta interatividade, com enquetes e formas de entrar em contato com a redação do Florense, através do Fale Conosco. Outro detalhe que achei interessante, foi a existência dos links assinatura e publicidade, onde o leitor tem acesso aos valores de cada um desses itens.

A versão on-line do jornal ainda conta com o link Blogs, destacando os que fazem parte do site e, que possuem assuntos bem variados. Já no link Vídeos, podem se ver conteúdo audiovisual envolvendo eventos da cidade, como a Fenavindima. A participação dos leitores é muito bem abordada no site, pois ele pode enviar vídeos e até mesmo fotos, além de entrar em contato direto com o jornal por meio dos links das redes sociais, do qual o Floresnse participa, links esses localizados no canto inferior da homepage.

Visite e confira: www.oflorense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário