quinta-feira, 31 de março de 2011

Características do Jornal Gazeta do Povo

Essa é uma análise das características do jornalismo digital, o jornal escolhido foi Gazeta do Povo um jornal de circulação estadual diária, sediado em Curitiba, é publicado pela editora Gazeta do Povo S.A. do Grupo Paranaense de Comunicação que também é proprietário do jornal de Londrina.

Multimiabilidade: O site deveria explorar melhor esse formato, apresenta basicamente manchetes com ilustrações grandes para chamar atenção e fazer o leitor acessar a matéria, mas ao mesmo tempo faz pouco uso de vídeos e audio.

Diante da questão de interatividade o jornal propõe que o leitor participe dando sua opinião, disponibilizando meios de interatividade como coluna do leitor onde você pode clicar e dar sua opinião, além de possuir blog, twitter, facebook, celular e iPad entre outros meios.

Em relação a hipertextualidade percebi que o site deixou a desejar, as matérias não possuem links o que acaba impossibilitando o acesso de um conteúdo a outro. No jornal não se encontram arquivos das edições antigas, apenas pode-se ter acesso a matéria pesquisando pelo assunto, o que pode levar o leitor a edições anteriores, mas sem que ele possa escolher a data da edição, faz ainda uma classificação das notícias mais lidas do dia.

A atualização é contínua, pelo link últimas notícias observa-se que as notícias são atualizadas com rapidez. Após fazer essa análise das características do jornal achei que poderia usar mais os recursos de vídeos e sons, assim tornaria as matérias mais interessantes. Em relação a essa questão de tornar a matéria mais interessante acredito que eles apostaram mais em ilustrações e deixaram de lado o recurso de sons, pois quem visita o site logo percebe a ausência de recursos de audio.

Visite e confira www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário