segunda-feira, 21 de março de 2011

Análise de site jornalístico: Zero Hora

Embora ofereça uma versão do jornal impresso, o site da Zero Hora possui características do webjornalismo de 3ª geração. Nesse contexto, Luciana Mielniczuk (2003) aponta como principal característica a tentativa de explorar e aplicar as potencialidades oferecidas pela web para fins jornalísticos. Dessa forma, os produtos disponibilizados na plataforma web podem apresentar recursos em multimídia, interatividade, configuração diferenciada etc. 
 
Exemplo de recurso específico no webjornalismo foi disponibilizado pelo site da Zero Hora. A chamada, localizada na tela inicial, convida o leitor para ver e ouvir uma espécie de audioslide. Trata-se de uma narrativa feita pelo repórter e enviado especial Humberto Trezzi. Na medida em que a apresentação de slides toma forma, ele relata, por meio de gravação de voz, a situação dos ataques na Líbia. Considero esse um recurso específico para web. Funciona.

 
Outro atributo do webjornalismo de 3ª geração diz respeito à utilização do hipertexto não somente como recurso organizador, mas também como uma possibilidade na narração jornalística dos fatos (imagem). Recursos de interatividade marcam presença: observe a barra superior presente na notícia (impressão, envio, correção e comentário). A atualização contínua no webjornal (não apenas na seção “últimas notícias”) também corresponde a essa geração.

Liberdade no que toca as amarras do modelo tradicional. Essa é a sugestão de Elias Machado (2003) para o webjornalismo. No livro “O ciberespaço como fonte para os jornalistas”, ele explica as mudanças no processo produtivo do jornalismo para a web, além de características específicas e potencialidades da plataforma. Uma delas é o dinamismo. Creio que esse foi um dos fatores empregados pelo site jornalístico da Zero Hora nos exemplos mencionados.

REFERÊNCIAS
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.
MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Org.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Edições GJOL; Calandra, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário