sábado, 30 de abril de 2011
Longe da aposentadoria
A juventude!
Para saber mais sobre juventude, problemas, sonhos, estudos, o meu grupo, eu, Clarissa e Alan, fomos atrás, e pesquisamos mais sobre estes dados.
Bem, o que foi produzido durante a semana ainda é surpresa, mas em breve o teleweb estará pronto pra ser visto.
Aguardem!!!
Das andanças para a teleweb
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Obstáculos de contatos
Em primeiríssimo lugar, mal tinha concluído os primeiros trabalhos que realizo cedo da manhã e já recebi a ligação de um dos diretores da rádio sobre um encontro realizado no interior. Cheguei ao local e o evento não era nada parecido com o que tinham me avisado na rádio. Tampouco, era evento e se juntasse todos os participantes, não era o suficiente para considerar um encontro entre os moradores locais. O tal acontecimento tratava de um programa de troca de sementes de milho, corriqueiro em tudo que é local e não merecedor de uma pauta. Mas já que estava lá e o chefe tinha exigido uma interseção, fazer o que?!
Então tentei estabelecer uma ligação com a rádio através de meu aparelho de telefone celular. Mas o sinal estava fraco. O entrevistado pediu para irmos ao lado do muro do cemitério local onde o sinal era melhor, mas mesmo assim os cortes na ligação eram cruéis. Logo em seguida perguntei à minha fonte se havia próximo ao local onde estávamos uma residência que possuía telefone fixo. A casa que se localizava em frente ao pavilhão, para onde fomos logo em seguida, não possuía um telefone fixo, mas existia um celular com antena externa e que mantinha um excelente sinal. Fomos até a casa e o aparelho estava descarregado. Procuramos o carregador.
Depois de procurar em muitos lugares o tal carregador, achamos o “dito cujo”. O celular ligou um tempo após ter sido ligado e então estabeleci contato com a rádio, pois tinha poucos minutos para entrar ao vivo. Para completar, após todas essas dificuldades e a certa irrelevância de pauta, o sinal que falei anteriormente era bom. Como dizem os usuários do aparelho, existiam todos os “risquinhos” (intensidade do sinal). Mas não sei o que ocorreu com a ligação, pois piorou a qualidade. Logo em seguida, também caiu o cabo da antena que mantinha a ligação. Mas refiz o contato e concluí a móvel. Todo o drama teve um final feliz.
O que quero dizer é que com pouca estrutura, consegui estabelecer contato de um lugar que era praticamente impossível. Não perdi a viajem. Ao mesmo tempo, já cliquei algumas foto que o chefe pediu para publicar no jornal. Se com pouco suporte (somente celular com antena) conseguimos dar andamento ao trabalho, imagina com outros aparelhos que cada vez mais modernizam a estrutura do webjornalismo? Sem falar nos dispositivos usados em outros países, como por exemplo, o Egito e o Japão, onde ocorrem, respectivamente, as guerras civis e tsunami. Neste ponto de vista, volto ao início do post em que concordo com a Tamira sobre o que ela falou. E vocês, leitores, blogueiros, profissionais da área, colegas e professor, também concordam?
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Trem das 9 (apresentação)
Estou trabalhando na construção de um roteiro criativo – as ideias já estão postas no papel e conto com o auxílio do Alan e do professor Demétrio. Aguardo até sexta-feira, dia 29, pelas chamadas de cada grupo (para ficar uniforme seria bom dispensar o pé). O respeito com as datas é de suma importância para que não haja furos em nosso cronograma. Afinal, o prazo é curto. Ok?
Após, com o roteiro finalizado, para dar mais unidade aos blocos serão feitos links a partir de cada pauta. Deste modo, a conexão de assuntos é que irá definir a ordem das temáticas de cada bloco. Eu (Lucas) e o Alan conversamos sobre este ponto com o Demétrio durante a aula, e disse não haver problemas.
Com o roteiro fechado envio para revisão do professor, que devolve durante o fim de semana. Como a gravação será em área externa preciso decorar o texto. Sairemos da Unisc TV, eu e o Alan, na próxima segunda-feira, às 14 horas. Quem quiser nos acompanhar beleza, toda sugestão a fim de enriquecer o trabalho é bem-vinda. Para situar a turma, a tomada das imagens, digo o cenário da apresentação, será na antiga Estação, situada na Praça.
>> Sugestões podem ser feitas por e-mail.
Sobre o Trem das 9
quarta-feira, 27 de abril de 2011
QR Code unindo o Jornalismo Móvel ao Jornalismo Impresso
Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular um pouco mais "moderninho". Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.
Os leitores de tinta eletrônica como o Kindle e o QR Code são duas formas novas de transportar a leitura de jornais para plataformas portáteis digitais que se sobrepõem ao constrangimento do papel impresso. As experiências em andamento neste campo ainda são incipientes e sem dados concretos.
O caso específico do QR Code foi implantado pioneiramente no Brasil pelo Jornal A Tarde de Salvador e posteriormente outras grandes publicações adotaram o recurso como o Correio Braziliense. A pouca disseminação ou conhecimento da tecnologia nos celulares ainda é um empecilho, mas é necessário criar a cultura. O uso do QR Code na Ásia é bastante disseminado, mas no Brasil ainda é incipiente. Está cada vez mais claro que a mídia impressa precisa avançar nesse sentido para perceber a necessidade de uma interface maior com as mídias de características online.
1.Desconhecimento da tecnologia QR Code por boa parte dos usuários de celulares;
2.Planos de banda larga móvel caros;
3.Uma cultura das empresas de visualizar essa conexão entre interfaces incipiente ou com estratégias que não levem em conta a particularidade de cada mídia e uma narrativa transmidiática.
http://www.mobilepedia.com.br/cases/the-weather-channel-exibe-qr-code-durante-previsao-do-tempo-mobile-marketing
Inovações com QR Code:
O canal de previsões do tempo (Weather Channel) lançou um aplicativo para Android. Para realizar a divulgação desse aplicativo foi exibido durante a programação um QR code que direcionava quando decodificado direcionava o usuário a uma página onde poderia baixar o aplicativo.
Realidade Aumentada ( RA ) no Jornalismo
Com o jornal em mãos o leitor bastava o leitor acessar e página interativa e mostrar o símbolo impresso no papel jornal diante da webcam para ver uma Torre Eiffel 3D na tela do computador. Sendo possível também movimentar o símbolo diante da câmera a ponto de ver a torre por cima ou por baixo.
O experimento do Estadão demonstra o potencial da realidade aumentada para o jornalismo. É a possibilidade de uma nova fonte de informações na junção do impresso com o online. A criação de infográficos 3D já é uma possibilidade pois a realidade aumentada permite a movimentação de imagens virtuais através do tempo.
Uma ferramenta a mais para complementar a informação. E uma possível ponte de ligação entre duas formas de jornalismo que não precisam entrar em conflito.
Fonte:http://focamais.wordpress.com/2009/03/30/estadao-usa-realidade-aumentada-para-interagir-jornal-impresso-e-site/
Sugestões para Elaboração da Pauta e do Roteiro da Matéria do Teleweb "Trem das 9"
PAUTA DATA:
REPÓRTER:
PRODUTOR:
ASSUNTO / RETRANCA:
PROPOSTA (enfoque): Fala-se aqui sobre o que é a matéria, quais os objetivos e qual o nosso ângulo de abordagem, enfim, o que a matéria quer mostrar. Passa-se informações suficientes para que o repórter entenda a condução do assunto dentro da reportagem.
FONTES: Em ordem de abordagem, apresenta-se a hora da entrevista, os nomes dos entrevistados, órgão/empresa e/ou entidade, endereço
(sempre com referência), telefones fixo e celular e – sempre que possível – o assunto que o entrevistado irá tratar, além da
possibilidade de deslocamento do entrevistado.
DADOS: Informações mais importantes sobre o assunto que será tratado. Informações estatísticas, se necessário. Se uma história tem muitos lados, apresentamos, destacadamente, cada lado e suas informações correspondentes.
IMAGENS: De forma objetiva, damos as sugestões de captação de imagens
SUGESTÃO DE ROTEIRO: A forma de estrutura da matéria.
Rede Globo "A gente se liga em você"
O slogan vem junto com uma série de novidades que serão apresentadas para comemorar os 46 anos da emissora, completados na última terça-feira. Outra novidade, outra novidade é que a comemoração estendeu-se as redes sociais: o perfil da Rede Globo no site de microblogs Twitter chegou a marca de um milhão de seguidores. Para comemorar o feito, a emissora resolveu prestar uma homenagem aos principais responsáveis por esse sucessso destes 46 anos: seus fãs. O presente preparado é um imenso mosaico com fotos dos seguidores.
Você segue o @rede_globo?
Então acesse o link http://especial.1milhao.redeglobo.globo.com e tente encontrar o seu perfil.
Veja o teaser com o novo slogan, exibido pela primeira vez dentro do Fantástico no último domingo: http://www.youtube.com/watch?v=ezU3EjMjdpM&feature=player_embedded
No Brasil, Facebook passa o Orkut em tráfego
O Facebook já ultrapassou o Orkut no Brasil quando a unidade de medida é o tráfego de internet. Em número de usuários, o Orkut segue muito superior no país. Segundo dados da comScore, o Facebook teve quase 18 milhões de visitantes únicos em fevereiro, contra 32 milhões do Orkut. Mas quando se leva em conta o número de usuários e de page views, tráfego medido pela Alexa, o jogo vira. No último mês, segundo o Alexa, o tráfego no Facebook representou 6,2% do total no País, contra 2,1% do Orkut.
O Facebook já vinha dando sinais de crescimento maior que o Orkut no Brasil, único país em que a rede social do Google segue líder em número de usuários. O Orkut fechou com crescimento de 45,5% no ano passado, contra 2,85% da rede de Mark Zuckerberg.
Ainda assim, o Brasil tem uma fatia muito pequena do tráfego total do Facebook no mundo, com apenas 2,2%. Já quando o assunto é Orkut, o Brasil tem 98,4% do tráfego mundial do site.
Com informações do Click21
Telewebjornal a caminho
Para a aula desta quarta, 27
1 diálogo com o pessoal do Imperatriz Notícias, da UFMA;
2 Web 2.0;
e, finalmente,
3 a vídeoconferência Formatos de linguagem no webjornalismo, que a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Raquel Longui ministrou para alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Há um link também na imagem para quem quiser assistir o vídeo desde já
terça-feira, 26 de abril de 2011
Salve aos imperadores!
A galera da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pela grande inteiração do blog, denuncia o ritmo veloz da turma – sem pecar na qualidade de produção. Nesse compasso, seguiremos a parceria com a Imperatriz Notícias. A próxima etapa é colocar a teoria em prática e mostrar que os aspirantes a comunicadores possuem a perspicácia necessária para provar que a distância é mero detalhe
Inicia-se diálogo entre Imperatriz Notícias e Agência Lab9
Confiram por aqui a matéria comentando o assunto.
A mesa está posta. Quem se habilita?
Smart TV aposta na mídia on-line
Há tempos o conceito de mobilidade e convergência dominam os produtos eletrônicos. De celulares a geladeiras, a execução exclusiva de tarefas primárias não é mais considerada apenas opção nos dispositivos portáteis. A popularização dos smartphones indica o fenômeno. O celular não substituiu o computador, nem a câmera dedicada, mas de forma veloz está reformulando este conceito.
Os celulares inteligentes também popularizaram o termo “smart”, que hoje pode ser encontrado como prefixo em diversos aparelhos em nossa casa. Mas, aparentemente, o termo se estendeu para as lojas. A Samsung entendeu o contexto e decidiu ir além. Apresentaram a Smart TV, que permitirá controlar a televisão e acessar conteúdo on-line diretamente dos tablets e outros dispositivos.
Televisores com internet não são novidade. Muito menos para a Samsung, como deixou claro o presidente da companhia, B. K. Yoon: "O maior erro das pessoas em relação à Smart TV é pensar que é apenas uma TV com computador", disse. A novidade fica por conta das possibilidades que a integração entre dispositivos pode permitir. Imagine o que será dos canais de vendas com um produto desses em mãos?
No Brasil, a Samsung já demonstrou que dará atenção à necessidade de convergência em aparelhos como o Galaxy Tab - o único com receptor de TV digital e analógica ao mesmo tempo. Se por aqui ainda não é popular 'assistir TV via internet, sem ser pelo YouTube – onde os limites da banda larga são o grande entrave –, em mercados desenvolvidos, a Samsung se mostra atenta às novas formas para consumir o conteúdo.
Facebook contrata gerente de programa jornalístico
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Simpósio sobre tecnologia
A PUCRS realizará nos dias 17 a 19 de maio, em Porto Alegre, o 6º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. O tema central é do nosso interesse na área da comunicação. “Tecnologia e comunicação digital para a mediação da informação”.
Este assunto abrange diversas áreas e assuntos como cibercultura, pensamento contemporâneo, gestão e cultura digital e serviços digitais serão discutidos no evento. O simpósio pretende ser um fórum de apresentação e debate sobre as últimas novidades sobre biblioteca digitais. A quem interessar possa, maiores informações http://www.pucrs.br/istec/sibd .
Google testa serviço de compras coletivas
A gigante da internet – Google – lançou na semana passada uma versão beta (de testes) do serviço Google Offers. A ferramenta poderá competir de igual para igual com o popular site de compras coletivas Groupon. Os testes do serviço de cupons começaram na região de Portland, no Oregon (EUA) e, conforme a adesão dos usuários, ambiciona alcançar o mundo.
Tal como o Groupon, o Google Offers é projetado para enviar aos usuários cadastrados avisos diários de descontos em restaurantes, serviços e atrações diversas. De acordo com a página de adesão do Google Offers, as ofertas nos cupons têm descontos superiores a 50%. Os serviços de estética e entretenimento, neste início, têm sido os mais procurados.
Outra empresa que segue essa trilha é o Facebook. Em novembro, a empresa anunciou o Facebook Deals – recurso que permite a negócios locais e oferece promoções a pessoas aos visitantes da página. No mês passado, o site fez um ajuste em seu Facebook Deals. Agora, ele leva as promoções diretamente a seus usuários, assim como faz o Groupon.
Pesquisa aborda jornalismo nas redes sociais
sábado, 23 de abril de 2011
Apostas da Mega Sena podem ser feitas pela internet
A Caixa Econômica Federal colocou em operação na última quinta-feira, dia 21, o projeto piloto que aceita apostas para Mega Sena pela internet. O anúncio foi feito na quarta-feira pelo presidente da instituição, Jorge Hereda.
A novidade, inicialmente, será restrita aos clientes da Caixa e deverão ser feitas por meio do Internet Banking Caixa. Outros jogos deverão ser acrescentados com o tempo, conforme dados fornecidos pela assessoria de imprensa do banco.
Para fazer apostas pela internet, o correntista deverá acessar o site www.caixa.gov.br, clicar em Loterias e escolher as dezenas na tela do computador. O sistema gera uma aposta, que é debitada da conta corrente. O limite máximo diário para apostas é de R$ 100,00 e, para jogar, o correntista deve ter 18 anos ou mais. O serviço estará disponível das 12h às 18h (horário de Brasília).
Informações da Agência Brasil
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Análise de reportagem na web: Resgate no Chile
A dupla de correspondentes criou um blog específico para tratar do tema. Ao incorporar vídeos, fotografias, transmissões ao vivo e áudios, o suporte descrevia com instantaneidade o desenrolar dos episódios. Além de transmitir as informações, até mesmo por Twitcam – a fim de transmitir a veracidade e a emoção vivenciada –, o material contava os empecilhos enfrentados: desde a falta de internet até a dificuldade para se alimentar.
Ao utilizar esses recursos, os leitores mergulharam na realidade da cobertura. Deixaram de lado o papel comum de expectadores para, ao lado dos repórteres, serem protagonistas da história. A bota do repórter que rasgou; mais de 24 horas sem dormir, sendo alimentado somente por notícias, a fome e o causo da mulher traída de um dos mineiros que não iria assistir sua volta à vida foram dados curiosos, que instigavam a essa conexão de interatividade.
Além de abastecer a web, as informações eram veiculadas para televisão, rádio e depois, resultou em matéria de 12 páginas para ZH, numa edição especial. A reportagem foi a mostra que a web, na era contemporânea, além de informar com mais velocidade, faz uso de recursos inteligentes e aproxima a população de massa. A proposta foi exitosa e alcançou seu objetivo: transmitir o fato histórico com cheiro, gosto e alma.
Primeira Pauta está com as inscrições abertas
Na primeira edição, a vencedora foi Mariana Müller, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e, na segunda, Alvaro Andrade, estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O prêmio para o ganhador é acompanhar a produção, a apuração e a edição de uma reportagem especial, no segundo semestre deste ano.
Entre os inscritos, dez semifinalistas serão selecionados para a próxima etapa, na qual deverão escrever outro texto, de acordo com tema proposto pelos editores do jornal Zero Hora. Para a escolha dos cinco finalistas, além da seleção feita por repórteres e editores, uma das vagas será decidida por voto popular, através do site. Confira o regulamento completo aqui. Em caso de dúvidas ou mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail primeirapauta@zerohora.com.br.
Cronograma:
Primeira etapa: as inscrições, com preenchimento da ficha de inscrição e envio do texto, devem ser feitas até 29 de maio.
Segunda etapa: os dez selecionados deverão enviar novo texto, com tema a ser divulgado, entre 20 de junho e 8 de julho;
Terceira etapa: a escolha dos cinco finalistas – que serão submetidos à entrevista e novo texto – será feita por uma comissão de repórteres e editores, um deles será selecionado por voto popular no Blog do Editor, entre 9 e 22 de julho.