terça-feira, 5 de abril de 2011

Características do Jornalismo On-line: Portal Gaz


Para fazer a análise das características do Jornalismo On-line, solicitada na aula do dia 23 de março, escolhi o Portal Gaz que pertence ao Grupo Gazeta de Comunicações de Santa Cruz do Sul.

Multimiadilidade / Convergência: Cada vez mais o Portal Gaz usa a convergência em suas notícias. É possível observar, em quase todas elas, fotos, áudios, mapas e até vídeos que complementam a matéria. Assim o leitor pode obter todos os detalhes das notícias de diversas formas.

Interatividade: O Portal Gaz oferece algumas formas de interação com o seu internauta. Uma delas é chamada “Você Repórter”. Neste canal o leitor pode sugerir pautas com textos, fotos e vídeos que serão analisados pela equipe editorial do portal e, se escolhidos, podem ser publicadas no site. Outra forma de interação é a enquete. Todos os dias o Portal Gaz lança enquetes sobre o principal assunto. O leitor também pode se cadastrar na seção “Assine a Newsletter”, um serviço gratuito que envia para o e-mail dos cadastrados os principais destaques do portal.

Hipertextualidade: Geralmente todas as matérias do Portal Gaz existem os links que possibilitam a interconexão dos textos com fotos, áudios, mapas e vídeos.

Customização / Personalização: O site do Portal Gaz não possui essas características.

Memória: A memória do Portal Gaz é muito boa. Na parte de busca é possível encontrar matérias, fotos e vídeos de assuntos antigos.

Instantaneidade / Atualização contínua: Estas características estão sempre presentes no Portal Gaz. As matérias que exigem continuidade são complementadas a todo o momento e a todos os instantes o portal recebe novas informações.

Fonte: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Org.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Edições GJOL; Calandra, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário