sábado, 2 de abril de 2011

Análise de reportagem multimídia publicada em Zerohora.com


A reportagem "Dunas - Proteção Costeira em Xeque”, publicada em março de 2010 pelo site Zerohora.com, mostra com riqueza de detalhes o uso das ferramentas multimídias. Com mapas que fazem o internauta viajar pelos 615 quilômetros da costa gaúcha, imagens, vídeos, áudios e um resgate histórico da litoral gaúcho, a matéria da jornalista Kamila Almeida ressalta a importância das dunas para o ecossistema do litoral do Estado.

O movimento e as funções da dunas tão visíveis, mas ao mesmo tempo quase ignoradas, é ilustrada de forma didática. Devido a extensão da reportagem, o conteúdo é dividido em 12 partes. De forma pedagógica, é o internauta que escolhe por onde iniciar a leitura. Desde o balanço sedimentar até os efeitos da voracidade do mar são abordados na matéria. Todos os textos estão expostos sobre imagens em movimento que exaltam os detalhes das praias gaúchas.

Além do resgate de imagens que retraram os últimos 50 anos do litoral gaúcho, a matéria também traz um histórico de vídeos, como as imagens da ressaca que atingiu Cidreira em 1999.
O resgate tanto de pesquisa, como de imagens e vídeos, contextualiza o tema abordado pela repórter.

A produção da reportagem envolveu nove profissionais entre repórter, fotógrafo, programadores, editores e locutores. A matéria atingiu uma dimensão tão grande que ganhou uma página especial no site da Zerohora.com. Além da versão multimídia, a reportagem também foi publicada no jornal Zero Hora.

A reportagem "Dunas - Proteção Costeira em Xeque" venceu o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade na categoria Mídia Regional. O trabalho multimídia superou finalistas que competiram nos três estados do Sul nas categorias TV, jornal, rádio, revista e foto. A reportagem também recebeu destaque internacional, sendo finalista do concurso da Society for News Design (SND).

Nenhum comentário:

Postar um comentário