Sutilmente os QR Codes estão adentrando o universo Brasileiro. São embalagens, ações de markeintg, revistas, cartões... e o jornalismo não ficou de fora dessa.
Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular um pouco mais "moderninho". Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.
Os leitores de tinta eletrônica como o Kindle e o QR Code são duas formas novas de transportar a leitura de jornais para plataformas portáteis digitais que se sobrepõem ao constrangimento do papel impresso. As experiências em andamento neste campo ainda são incipientes e sem dados concretos.
O caso específico do QR Code foi implantado pioneiramente no Brasil pelo Jornal A Tarde de Salvador e posteriormente outras grandes publicações adotaram o recurso como o Correio Braziliense. A pouca disseminação ou conhecimento da tecnologia nos celulares ainda é um empecilho, mas é necessário criar a cultura. O uso do QR Code na Ásia é bastante disseminado, mas no Brasil ainda é incipiente. Está cada vez mais claro que a mídia impressa precisa avançar nesse sentido para perceber a necessidade de uma interface maior com as mídias de características online.
O Celular parece o dispositivo mais conveniente para essa conexão, principalmente por causa dos leitores de QR Code instalado. Portanto, três questões são fundamentais apontar como se tratando de empecilhos para um uso mais sitemático dessa tecnologia:
1.Desconhecimento da tecnologia QR Code por boa parte dos usuários de celulares;
2.Planos de banda larga móvel caros;
3.Uma cultura das empresas de visualizar essa conexão entre interfaces incipiente ou com estratégias que não levem em conta a particularidade de cada mídia e uma narrativa transmidiática.
1.Desconhecimento da tecnologia QR Code por boa parte dos usuários de celulares;
2.Planos de banda larga móvel caros;
3.Uma cultura das empresas de visualizar essa conexão entre interfaces incipiente ou com estratégias que não levem em conta a particularidade de cada mídia e uma narrativa transmidiática.
Saiba mais:
http://www.mobilepedia.com.br/cases/the-weather-channel-exibe-qr-code-durante-previsao-do-tempo-mobile-marketing
Inovações com QR Code:
http://www.mobilepedia.com.br/cases/the-weather-channel-exibe-qr-code-durante-previsao-do-tempo-mobile-marketing
Inovações com QR Code:
O canal de previsões do tempo (Weather Channel) lançou um aplicativo para Android. Para realizar a divulgação desse aplicativo foi exibido durante a programação um QR code que direcionava quando decodificado direcionava o usuário a uma página onde poderia baixar o aplicativo.
A iniciativa é bem diferente, pois une TV, qr code e aplicativo. Porém, o tempo de exposição do qr code é muito curto para o espectador entender do que se trata, pegar seu celular, abrir o aplicativo leitor de qr code e fotografar a imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário