O ipad e o kindle estão ganhando cada vez mais força no mercado consumidor. Leitores dos nossos jornais impressos estão aderindo estes como seus meios de informações. Querem conteúdo, mas não o mesmo conteúdo do impresso. Procuram diferenciais que estejam de acordo com esta nova tecnologia. A “onda” é inovar! Mas como fazer isso? Estas dúvidas são verdadeiros assombros nas vidas dos profissionais de jornalismo. Vivemos hoje neste futuro de “dois mil e lá vai bico” e não mais em “mil novecentos e antigamente”.
Pesquisando encontrei este vídeo no youtube: "Vlog Número Primo - episódio 1: jornalismo para iPad e Kindle", de Alex Primo, que fala claramente sobre este tema.
Abaixo, um pequeno trecho da descrição do vídeo pelo próprio autor:
"Neste primeiro episódio do vlog "Número Primo"eu discuto a produção de periódicos jornalísticos para iPads e Kindle. Depois de fazer uma crítica geral aos jornais e revistas para esses novos dispositivos, faço uma análise mais detalhada do jornal The Daily, da revista The Project e de periódicos nacionais como Veja, Época, O Globo e Brasil 247.
Ainda estamos dando os primeiros passos, nos encontramos nos primeiros tempos da produção jornalística específica para tablets? Ou será que estamos voltando no tempo? Enquanto os jornais para web desenvolveram uma linguagem própria, adequada à leitura on-line, muitos periódicos para iPad simplesmente oferecem versões digitalizadas de seus originais impressos. E será esse o conteúdo que o nosso leitor pretende acessar?
Saiba mais:
O New York Times, o maior jornal do planeta – e um dos que mais sofre com a queda de leitores – já admitiu que irá cobrar por seu conteúdo. New York Times cobrará US$ 20 mês por versão para iPad
Nenhum comentário:
Postar um comentário