domingo, 3 de abril de 2011

Brasileiros passam 41h por semana em redes sociais

O número revelado por um estudo feito pela empresa E.life é, no mínimo, inquietante e nos leva a entender a força das redes sociais no Brasil. Segundo o levantamento, os internautas brasileiros dedicam, em média, 41 horas por semana à programas como Twitter, Orkut e Facebook. O índice indica que em 24% das horas de semana os usuários são atraídos pelos aplicativos. Com um número de opções quase infinito na rede, por que será que este segmento detém tanto a atenção de quem navega? A pesquisa explica.

Segundo o levantamento, o principal interesse dos usuários no Twitter é a busca por atualidades e informação. O que há poucos anos atrás era encontrado, principalmente, em grandes portais de notícias (Uol, Terra, G1, Folha Online), agora também é consumido em redes sociais. O novo foco dos internautas apresenta também um novo cenário ao jornalismo. Os já consagrados sites de notícias se deparam hoje com mais um concorrente forte e, ao que parece, permanente. Para nós, estudantes de jornalismo, o desafio de conquistar quem está atrás da tela do computador se torna cada vez mais complexo.

O estudo também revela que, por outra lado, os atraídos pelo Facebook, Orkut e MSN, correm atrás de laços sociais. A pesquisa também revelou que 88,3% das pessoas pesquisam preços na Web antes de comprar algum produto. Já 74,3% completam a compra pela internet.

A pesquisa da E.life foi feita com 945 usuários de redes sociais no Brasil, no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Os dados foram divulgados principalmente via Facebook e Twitter.

Com informações do site Info Online.

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