segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pesquisa aborda jornalismo nas redes sociais

Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Artigo 19 (ONG voltada à defesa do direito à livre expressão) e a Imprensa Editorial, o levantamento, feito a partir da opinião de jornalistas, visa avaliar o uso de redes e de mídias sociais por profissionais ligados ao jornalismo.

As respostas obtidas pela pesquisa, até então, revelam cuidado por parte dos jornalistas antes de se manifestarem na internet. Para 89% dos profissionais que responderam o levantamento, o impacto do post, do tweet ou da mensagem na parede de amigos do Facebook passa por avaliação criteriosa.

Os indicativos mostram que as redes e mídias sociais têm, na avaliação desses jornalistas, peso, alcance e relevância. Além disso, as configurações de privacidade que oferecem não são garantia de alcance limitado ou de não vazarem para esferas alheias à vontade dos profissionais de imprensa.

Colegas, a pesquisa está disponível neste link. Ela reúne 32 questões diretas, passíveis de repostas rápidas, que podem ser anônimas. Segundo o Portal Imprensa, as informações obtidas com o levantamento serão usadas para desenvolver uma plataforma multimídia com dados sobre o peso e a relevância das redes e das mídias sociais digitais no exercício do jornalismo.

Um comentário: