É por meio das redes sociais que as empresas de comunicação estabelecem contato e interação com seus leitores, ouvintes ou telespectadores na internet. Facebook e Twitter são os mais utilizados nesse sentido. O Facebook, por exemplo, criou uma ferramenta especial para que os jornalistas utilizem a rede no intuito de melhorar a comunicação com suas audiências. A ideia é que a página abasteça os profissionais com as melhores práticas para integração dos últimos produtos do Facebook com seu trabalho.
Voltada para profissionais de jornalismo e veículos de comunicação, a página “Jornalistas no Facebook” surge como alternativa à substituição de perfis tradicionais. Ao criar uma página exclusiva, o profissional poderá fazer uso das ferramentas conhecidas, além de recursos pouco convencionais, como análise de audiência, pesquisa entre os leitores, exibição de páginas afiliadas e número ilimitado de conexões entre usuários. Confira neste guia as peculiaridades mencionadas.
Entre os serviços disponíveis, o Insights do Facebook ajuda o jornalista a conhecer as características de sua audiência e observar como esse público está interagindo com a nova página; a opção “curtir” também funciona: assim que um leitor utiliza o recurso, sobre alguma atualização, ele passará a receber novas postagens desse mesmo jornalista. A ideia de oferecer aplicativos como fotos, eventos e plataforma de vídeos busca reforçar a ideia de rede entre jornalistas. As notificações ou qualquer ação interativa entre o leitor ainda é visualizada na aba superior à esquerda da home.
O projeto de aproximação da rede com os jornalistas vem sendo desenvolvido desde o ano passado. Segundo o Facebook, o índice de visitação nas páginas dos jornalistas que aderiram aos novos usos da rede social aumentou cerca de 300%. O Facebook ainda planeja workshops para ensinar como usar a ferramenta. As aulas devem iniciar em 27 de abril, na sede da companhia, na Califórnia. Diversos sites de notícia e especializados em informações sobre comunicação publicaram a novidade em 7 de abril, dia do jornalista.
Com informações da Folha de São Paulo e do blog de Luis Nassif no Advivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário