quarta-feira, 6 de abril de 2011

As ferramentas digitais no exercício da profissão

Provocado pela aula inaugural, passei a observar as ferramentas e o complexo conjunto de funcionalidades que garantem registro, construção continuada, expressão e contato. As caixas de emails somam-se a todos os contatos das redes, sendo você gestor de muitas delas, responsável por alimentá-las profissionalmente com o Jornalismo na plenitude que a palavra possa merecer.


De cabo podemos descrever as situações e soluções cotidianas de uma vida de alimentador. Quem sabe, na nova era digital, o Jornalista possa se filiar ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação, ser a categoria profissional reconhecida e responsável por levar a boa comida, o alimento saudável e o equilíbrio sustentável a esta web-on-digi-line “coisa” que passamos a ter como horizonte . Usemos nossas conexões para levar a reflexão do que se deve alimentar nosso planeta, não necessitamos estar dispostos a abastecer nosso futuro de mentiras ou estar a mercê de quem menospreza o Jornalismo. Não serviremos para manutenção desta (m.) “coisa”.


Agora, em plena construção do Blog, cabe também refletirmos sobre como se constroem estas ferramentas, quem são seus financiadores e porque soluções simples são distantes anos luz de nossa realidade. A quem serve a estruturação deste mercado que engloba bilhões de seres humanos? A serviço de quem estão os meios, as plataformas? Quem lucra e quem perde?


Respostas para avançar para além da função de alimentador da rede, para aprofundar pelo Jornalismo.


Saudações pelo dia do Jornalista!


Das andanças, acompanhei a proposta da ultima aula, vamos para webtelejornalismo. Nome contemporâneo, heheh. Quero apresentar um trabalho de colegas do Ceará. Vale à pena!


Grandes abraços virtuais.


Muito obrigado pelos acessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário