quarta-feira, 6 de abril de 2011

Análise de reportagem

O relato do pedido de desculpas de Yukio Edano, porta voz do governo japonês, aos países vizinhos pelo vazamento de água radioativa, veiculada por uma reportagem no site do Estadão, hoje, 6, enquadra-se no formato dinâmico do web jornalismo. Além de o texto esclarecer como ocorreu a radiação, qual será as orientações repassadas à população, ainda trás um mapa com o destaque das áreas contaminadas e a opinião do leitor, logo abaixo da matéria.


No link “Veja também”, em destaque no meio da reportagem principal, possibilita o leitor de ouvir o relato do embaixador do Brasil e de brasileiros presentes no Japão. Explica através de um infográfico o terremoto no Japão. Faz um histórico dos desastres mundiais dos últimos 50 anos. Disponibiliza um especial contando a crise após o vazamento nuclear no Japão (infográfico). E apresenta o link “Arquivo do Estado” com as edições impressas do jornal, sobre a tragédia ocorrida no país em 1995. O grande destaque da página é o acervo de 67 imagens ampliadas que aproximam ainda mais o internauta do desastre que abala o país.


Uma das principais características do web jornalismo é a interatividade com o leitor. O Estadão disponibiliza um email portal@grupoestado.com.br, para que sejam encaminhados relatos, arquivos, fotos, vídeos e demais materiais multimídia. Disponibiliza as manchetes no twitter, facebook e orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário