terça-feira, 5 de abril de 2011

Análise de reportagem na web publicada no G1


Para fazer a análise de uma reportagem na web escolhi o especial “Revolta Árabe” que está sendo veiculado no site do G1. Nele os níveis da pirâmide invertida que estudamos na aula do dia 30/03 não são exatamente seguidos. A riqueza de informações oferecidas já na página inicial, através de links, dá ao leitor um bom entendimento de todos os detalhes do assunto que é abordado neste especial, sem falar dos vários recursos multimídias que são utilizados para incrementar as matérias.

No canto superior esquerdo, o título “Tropas aliadas destruíram um terço da força militar de Kadhafi na Líbia” faz um chamamento para as últimas informações dos ataques que vem acontecendo naquele país. Ao clicar nesse link o leitor vê um texto que é detalhado logo abaixo com galerias de fotos. A partir dali é possível visualizar outros links sobre o assunto na guia “saiba mais”. Sem falar que neste link, assim como em todos os outros, está disponível no canto esquerdo da página a coluna das “últimas notícias”.

Voltando a página inicial, no canto esquerdo, o leitor encontra uma guia que disponibiliza todos os vídeos relacionados ao assunto. A maioria deles são matérias que já foram veiculadas nos telejornais da emissora. Também na página inicial é possível encontrar links do tipo “entenda o caso” que contam todos os detalhes desde o início da crise na Líbia até a história do país. A coluna “última notícias” também aparece na página inicial.

O especial também permite uma interação com o leitor. Ele disponibiliza o link “teste seus conhecimentos” onde existe uma espécie de quiz sobre Muammar Kadhafi, ditador que está no poder da Líbia desde 1969. Respondendo a diversas perguntas o leitor pode testar o seu conhecimento sobre o assunto. Enfim, esta webreportagem especial permite ao internauta uma grande interação com o assunto abordado através de links que permitem uma interconexão entre os textos, fotos, vídeos e mapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário