segunda-feira, 4 de abril de 2011

Credibilidade no webjornalismo

Conforme levantamento realizado pela CDN – agência de comunicação corporativa -, a internet já é o principal meio de informação para executivos, à frente de jornais impressos. Em sua quarta edição, a Pesquisa CDN de Credibilidade da Mídia 2010/11 foi realizada com 800 executivos de diferentes faixas etárias. Os empresários abordados exercem suas atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Essas capitais foram escolhidas a partir dos interesses das agências que integram a CDN.

Na capital federal, 98% dos entrevistados mencionaram a web como principal fonte de informação. Em segundo lugar aparece o jornal impresso, com 96% da preferência. Entre os jovens executivos (com até 28 anos) que atuam em cargos de chefia, 91% disseram utilizar a internet para se manterem informados. Na sequência está a televisão, citada por 90% desse público. Os jornais foram lembrados por 89% dos jovens executivos como principal fonte de informação. No que toca o eixo Rio - São Paulo, 49% dos executivos disseram ler notícias provenientes de webjornais diariamente. Outros 41% leem na web de vez em quando.

A pesquisa ainda abrange a relevância dos veículos impressos para os empresários. O hábito de leitura e assinatura de revistas caiu em relação a 2008 em quase todas as publicações relacionadas a negócios e interesse geral. No que diz respeito ao hábito de leitura, a revista Veja, por exemplo, caiu de 79% para 61% da preferência. Cristina Panella, diretora-geral da CDN Estudos e Pesquisas, atribui o resultado à velocidade da web: “A mídia revista caiu muito caiu no índice de leitura. Exatamente pela rapidez da internet, a competição é desleal, por causa da velocidade da internet", declarou.

Colegas, analisem: a credibilidade das notícias veiculadas no suporte web cresceu nos últimos anos. Essa informação sinaliza que estamos fazendo um bom trabalho no que envolve o jornalismo online. Os jornais impressos também são muito lembrados. Ótimo. Contudo, o suporte revista não tem obtido o mesmo sucesso. Além de ter diminuído o índice de leitura nessa mídia impressa, as assinaturas caíram e ainda caem drasticamente. Nesse sentido, acredito que algumas questões devem ser repensadas. Algumas revistas, por exemplo, não disponibilizam todo seu conteúdo impresso em seu site oficial. Essa é uma das maneiras de manter os leitores do impresso, que possuem como vantagem a exclusividade de leitura de algumas matérias.

Com informações do Portal Imprensa.

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